Reconhecimento facial. Como funciona em check-in de aeroportos, estádios de futebol e outros!

Reconhecimento facial: como funciona em check-in de aeroportos, estádios de futebol e outros!

O reconhecimento facial apareceu e aparecerá cada vez mais em nossas vidas. 

Seja para atividades simples como desbloquear a tela do celular, seja para medidas de segurança pública, verificar a movimentação de pessoas em um aeroporto ou monitorar grandes eventos, essa tecnologia faz parte do nosso dia a dia em diversos momentos. 

Junto com debates sobre privacidade e uso de dados, esse recurso pode abordar questões relacionadas à segurança das operações, incluindo transações financeiras, para prevenir fraudes e identificar fraudadores.

Neste artigo, veja o que é reconhecimento facial, como funciona e onde é aplicado.

Boa leitura! 

Reconhecimento facial: o que é?

O rosto é usado para reconhecer a identidade de alguém por meio de métodos como o reconhecimento facial.

Os sistemas de reconhecimento facial podem identificar alguém em uma foto, vídeo ou transmissão ao vivo.

O software biométrico que coleta informações sobre o rosto de uma pessoa inclui retina ocular ou reconhecimento de íris, impressão digital, voz e reconhecimento facial.

Atualmente, há um interesse crescente em muitos campos diferentes, além de segurança e aplicações da lei.

Como funciona o reconhecimento facial?

Programas de software e algoritmos podem identificar rostos humanos mapeando seus padrões. 

O software lê os rostos como uma coleção de pontos em uma formação específica que mostra as diferenças únicas de cada um. 

A partir disso, passa a reconhecer o mesmo padrão básico, independentemente da complexidade de um rosto, ele pode reconhecer pessoas de todas as idades.

Reconhecer um rosto requer montar um quebra-cabeça composto pelas características matemáticas e geométricas do corpo. É assim que todos os sistemas de reconhecimento funcionam.

Câmeras, smartphones e outros dispositivos de gravação podem registrar a distância entre os olhos e as laterais do rosto. 

Uma câmera web ou telefone também podem capturar os dois olhos. Limitar a forma geral do rosto e o espaço ocupado por ele por meio dos ângulos da câmera ajuda a definir seus recursos com mais eficiência. 

Além disso, considere as câmeras posicionadas acima da cabeça do indivíduo: isso fornece um ângulo para examinar o topo da cabeça e as orelhas.

Os dados sobre esses pontos são armazenados e processados ​​em fórmulas matemáticas por meio de um banco de dados. 

Isso permite que as pessoas sejam identificadas por meio de cálculos.

Onde utilizamos o reconhecimento facial? 

Desbloqueio de smartphones

Os smartphones se tornaram populares rapidamente e, graças à tecnologia de reconhecimento facial, é possível desbloquear sem tocar no ecrã. 

A leitura de impressões fornece aos usuários uma camada adicional de segurança, tornando os dispositivos mais difíceis de invadir. Isso ajuda a proteger seus dados e evita que o telefone seja roubado.

Identificação policial

Cidades de todo o mundo usam a tecnologia de reconhecimento facial para ajudar seus departamentos de polícia. 

Essa tecnologia avançada ajuda os policiais a monitorar locais como prédios, eventos e ruas. Também é usado para comparar imagens de pessoas detidas com os bancos de dados desses locais. 

O reconhecimento facial pode ser usado pela aplicação da lei para confirmar a identidade de alguém. 

Eles podem usar seus smartphones para pesquisar um banco de dados em busca de uma foto do indivíduo.

Reconhecimento facial para check-in

Muitas pessoas já estão familiarizadas com as duas situações mencionadas acima. E aqui queremos focar em novidades que o reconhecimento facial está trazendo para o nosso dia a dia. 

Verifique abaixo como os processos de check-in estão sendo facilitados com a aplicação do reconhecimento facial:  

Check-in em aeroportos

Quando os passageiros entram no aeroporto, a verificação biométrica ocorre em duas etapas. 

Primeiro, ao entrar na sala de embarque, onde ocorre o reconhecimento facial. 

Então, ao entrar no avião, os passageiros são escaneados no portão de embarque. 

Isso é feito por meio de consulta a um banco de dados de órgãos oficiais e verificação do cartão de embarque. 

Feito isso, os passageiros podem seguir a sua viagem! 

Os tripulantes que optarem pelo uso da segurança biométrica deverão acessar o aplicativo Embarque + Seguro por meio de um dispositivo móvel. 

Após confirmarem seus dados e documentos profissionais, devem tirar uma selfie e optar por participar.

Estádios de futebol

O sistema de reconhecimento facial funciona como um passe para os visitantes entrarem no estádio. 

Isso acelera o processo e ajuda com quaisquer problemas que possam ocorrer. Também impede a entrada no estádio de alguns visitantes que estão bloqueados por algum motivo.

Antes que novos sistemas possam ser implementados, muitos testes devem ser concluídos para verificar os aspectos tecnológicos do sistema e seu uso pretendido pelo público. 

Isso ocorre porque os usuários precisam confiar no sistema e entender como ele funciona antes de cooperar com ele. 

Portanto, o reconhecimento facial não será implementado em 2023 devido a isso. Em vez disso, alguns convidados testarão os sistemas antes de implementá-los como requisito obrigatório.

Interruptores inteligentes

Objetos inteligentes não são mais novos. Hoje, muitos dispositivos e até eletrodomésticos são inteligentes, ou seja, conectados à Internet. 

O mesmo vale para dispositivos domésticos inteligentes que possuem sistemas de segurança e controlam interruptores e lâmpadas com apenas alguns toques no telefone.

As teclas foram substituídas por um sistema de reconhecimento facial que desbloqueia da mesma forma que um smartphone. Basta colocar o rosto na frente do dispositivo.

Conclusão

Como vimos anteriormente, a verificação de identidade através do reconhecimento facial é fundamental para reforçar a segurança em check-in de aeroportos, entrada nos estádios de futebol, desbloqueio de smartphones e dentre outros.

Através desse processo simples, rápido, seguro e eficiente, justifica-se que tanto o setor privado quanto o governamental o utilizem. Isso porque cria uma realidade mais segura para seus usuários.

Com a ajuda de nossos especialistas, você pode usar o software de reconhecimento facial para aprimorar as medidas de segurança do seu negócio.

Para isso, conte com a Gryfo, uma empresa renomada e séria que utiliza os melhores recursos para fornecer a sua empresa a melhor solução em Reconhecimento Facial!

Posted in Reconhecimento Facial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *