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Experiência digital do cliente: veja como a biometria facial pode ajudar

A transformação digital trouxe um novo contexto, o que despertou que atividades consolidadas, como pilares do marketing, nas corporações, já não fossem o suficiente. 

Além das atividades de Customer Experience, a adaptação aos novos processos e jornadas de consumo são fundamentais para o sucesso. Isso porque, no mercado contemporâneo, o foco não está mais sobre o produto ou na marca e sim nos seus usuários. 

Nesse contexto, tem sido cada vez mais importante que as empresas desenvolvam formas de oferecer melhores experiências digitais, visto que esse é o ambiente que mais tem sido difundido. E por isso, a preocupação com uma experiência digital, somada às interações online entre usuário e marca, é essencial. 

Assim sendo, investir em tecnologias atuais é o caminho assertivo, sobretudo para as fintechs, as quais possuem propostas inovadoras e menos burocráticas. Para essas empresas, a biometria facial tem assumido um importante papel quando se trata de oferecer boas experiências digitais para o cliente. 

Quer saber como? Então, acompanhe os tópicos que separamos: 

  • O que é experiência digital?
  • Como a biometria facial tem transformado a experiência dos clientes em fintechs? 
  • Mantendo a qualidade nos processos

O que é experiência digital do cliente?

Antes do processo de transformação digital, as organizações se preocupavam com a forma como interagiam com seus clientes, visando como eles experimentaram a marca. Nisso, o maior foco das estratégias estava sempre voltado para a propaganda e para estruturas físicas, como pontos de vendas. 

Hoje, o maior erro das empresas é tentar manter essa mesma estratégia em uma sociedade completamente diferente.

Se antes tínhamos no mercado pesquisas voltadas para quanto o público se mantém online, atualmente essa é uma pergunta descabida, já que passamos grande parte do tempo conectados a dispositivos digitais com acesso à internet. 

Por isso, uma experiência digital de qualidade é o que os clientes buscam. O termo diz respeito a todas as interações online entre o cliente e a empresa, fazendo parte da jornada do usuário. 

Assim, a experiência digital permite que os negócios alcancem outros patamares de sucesso, criando serviços modernos, atuais e que entregam maior satisfação ao público. 

E ao contrário do que muitos pensam, a experiência digital não se resume a TI, a apenas utilizar novas tecnologias. Ao contrário, é preciso que essa tecnologia seja útil, proporcionando uma interação eficiente e completa para quem utiliza.  

Exemplo disso, é a biometria facial. Essa tecnologia tem se tornado cada vez mais útil para melhorar a experiência digital dos clientes em fintechs. Veja o porquê no próximo tópico. 

Como a biometria facial tem transformado a experiência digital do cliente em fintechs? 

Inegavelmente, as fintechs ganharam um espaço garantido no mercado, pois entregam serviços financeiros de qualidade com soluções tecnológicas inovadoras. 

Essas empresas caminham de encontro com o que todo usuário moderno deseja: praticidade, qualidade e menos burocracias. 

No entanto, mesmo que a proposta das fintechs esteja voltada para diminuir barreiras e facilitar processos, ainda existem alguns desafios no que diz respeito ao nível de segurança oferecido nos procedimentos online. 

É nesse sentido que a biometria facial transforma a experiência digital das fintechs, pois garante que o cliente não precise memorizar senhas com combinações difíceis, carregar tokens ou padrões de acesso. 

Além disso, esses métodos podem ser fraudados facilmente. Enquanto isso, o sistema de identificação por reconhecimento facial requer características únicas, que só o usuário tem, sendo reforçado pela liveness detection ou prova de vida, a qual avalia se a imagem recebida é de uma pessoa ao vivo, real ou apenas de um mecanismo fraudulento como máscaras, vídeos etc. 

Mantendo a qualidade nos processos

Vale ressaltar que as fintechs utilizam procedimentos de identificação em etapas essenciais da experiência de seus usuários. 

Até porque, tanto no processo de onboarding como para a validação de pagamentos e transações, garantir a identificação segura dos clientes assegura confiabilidade, evitando fraudes e vazamento de dados

Sem falar que essas soluções digitais inovadoras adicionam vantagem competitiva, com processos rápidos, integrados e fáceis, para diversos tipos de usuários, independente do grau de afinidade com novas tecnologias.

De fato, a biometria facial é uma das soluções tecnológicas que não exige um alto esforço de aprendizado, já que basta se posicionar em frente a câmera para uma identificação ágil. 

Dessa forma, ter uma plataforma de reconhecimento facial implementada ao sistema das fintechs é uma maneira de melhorar a experiência digital dos clientes e garantir segurança e qualidade. 

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