Reconhecimento facial para meios de pagamento

Reconhecimento facial para meios de pagamento: O futuro está aqui!

As inovações tecnológicas, como o reconhecimento facial para meios de pagamento vem se popularizando em todo o mundo.

Aqui no Brasil, com a chegada do Pix, bancos digitais e open banking, a rotina de compra e pagamento do consumidor se tornou ainda mais fácil. Com isso, se tornou reduzido os atritos no momento da aquisição de um produto ou serviço.

Por exemplo, há não muito tempo, para realizar uma compra era necessário estar sempre com a carteira em mãos, com dinheiro ou cartão de crédito/débito.

Evoluímos para o uso dos smartphones e pagamentos digitais. Agora, é possível consumir em alguns estabelecimentos sem levar nada para pagar! Somente você, com o seu rosto ou a palma da sua mão.

Sem dúvidas, o reconhecimento facial é uma tecnologia que tem oferecido a milhares de empresas no mundo inteiro maior segurança e comodidade aos clientes.

No artigo de hoje, trouxemos para você sobre a realidade do reconhecimento facial aplicado aos meios de pagamentos.

E aí, pronto(a) para conhecer sobre o que há de novidade nessa área? Então acompanhe a leitura com a gente!

O que é reconhecimento facial e como ele funciona?

Antes de chegarmos na conversa sobre o uso do reconhecimento facial para meios de pagamento é necessário entender como essa tecnologia funciona.

Bem, o reconhecimento facial é uma tecnologia biométrica capaz de identificar uma pessoa a partir das características do rosto.

Dessa forma, os usuários não precisam mais usar logins, senhas, utilizar crachás, cartões ou outros meios que o identifiquem. 

O reconhecimento facial é capaz de diferenciar até mesmo gêmeos idênticos e é por isso que o uso dessa tecnologia tem se ampliado cada vez mais, chegando inclusive no ramo das vendas.

Mas como isso funciona na prática? Para ter o reconhecimento facial é necessário fazer previamente o mapeamento do rosto.

Após esse mapeamento, utilizando algoritmos matemáticos, essas informações são convertidas e armazenadas em números que identificam uma única pessoa. Utilizando técnicas de deep learning, a rede neural aprende quais pontos são relevantes no rosto para criar uma abstração dessas características únicas em uma matriz de números.

Em seguida, no momento da autenticação, existe a comparação entre o rosto avaliado e  as informações presentes em bancos de dados.

Dessa forma, o sistema determina o nível de similaridade entre os dois números que são gerados e que identificam o rosto.

Interessante, não é mesmo?

Reconhecimento facial nas vendas

Já vivemos em uma realidade na qual os varejistas estão testando a biometria facial como meio de pagamento e essa primeira transação 100% touchless via reconhecimento facial ocorreu recentemente no Brasil em 2021. 

Apesar de parecer algo distante da realidade do nosso dia a dia, já existem países com estabelecimentos comerciais que utilizam o reconhecimento facial para o pagamento.

Na China, por exemplo, o reconhecimento facial é utilizado em lojas, restaurantes e supermercados. 

Outro exemplo bastante interessante é a Rússia, onde os passageiros do metrô de Moscou contam com a opção de embarcar apontando o rosto para uma máquina nos guichês.

De acordo com um estudo realizado pela Juniper Research, até 2027, o valor dos pagamentos móveis remotos autenticados biometricamente deve atingir US$ 1,2 trilhão globalmente. Para 2022, a estimativa é de US$ 322 bilhões.

Nessa realidade, já podemos enxergar que, em um futuro próximo, você já poderá realizar todas as suas compras sem ter o cartão ou o celular em mãos, com mais segurança.

O reconhecimento facial é visto como a grande aposta das empresas de cartão de crédito, startups e varejistas.

Para ilustrar melhor para você como seria o funcionamento do reconhecimento facial em uma loja física, vamos a um modelo que já é utilizado.

Através do aplicativo, o usuário tira algumas fotos e cadastra um cartão de crédito e débito, dessa forma, no momento do pagamento o rosto do cliente é reconhecido pelo sistema via um dispositivo móvel instalado junto ao caixa. 

Após a validação, o valor total do check-out é apresentado e o vendedor poderá finalizar a transação. Dessa forma, a quantia é creditada imediatamente na conta do varejista.

Benefícios do reconhecimento facial como meio de pagamento

Além de não necessitar carregar objetos para efetuar o pagamento como dinheiro, cartões, celular e relógios, o reconhecimento facial para meios de pagamento oferece os seguintes benefícios:

  • Maior agilidade e menos estresse para os clientes, tendo em vista que o processamento é bem rápido. Pare de se preocupar com sistema de maquininha caindo e trocos!
  • Possibilidade de conexão com programas de recompensa e de fidelidade, tendo em vista que os sistemas já estarão integrados a plataforma da loja.
  •  Maior segurança, tendo em vista que os do cliente que são sistema são criptografados garantindo que sua privacidade não seja comprometida.

Mais segurança nas vendas

É inegável que existe uma demanda muito grande de soluções antifraudes por parte das empresas, tendo em vista o avanço nas técnicas para o roubo de dados dos clientes.

Esse tipo de investimento tem causado grandes impactos para as empresas, tendo em vista a necessidade de reforçar a segurança de dados.

Nessa realidade, para evoluir o nível de segurança, as companhias devem trabalhar com tecnologias que possam atenuar as ocorrências de roubos e fraudes.

Por isso, o uso do reconhecimento facial tem ganhado destaque no  desenvolvimento da infraestrutura de pagamento.

Mesmo que isso pareça algo distante do nosso dia a dia, no mercado ou da farmácia, essa tecnologia já está sendo testada por empresas do ramo. 

Não podemos negar que a comodidade oferecida por essa inovação tecnológica permite que os pagamentos sejam realizados de maneira mais simples, com menos atrito e maior segurança.

Conclusão

O reconhecimento facial é uma excelente ferramenta de inovação, trazendo para o mercado a transformação digital e competitividade/diferenciação que a sua empresa precisa.

Quando pensamos no reconhecimento facial para meios de pagamento, compreendemos que existem níveis de segurança altos só em comparação com outros meios de processamentos digitais.

Através de tecnologias como o liveness detection, a solução de reconhecimento facial consegue diferenciar imagens gravadas do que é mostrado ao vivo.

Dessa forma, um terceiro pode ser impedido de realizar um pagamento não autorizado utilizando um vídeo ou foto da pessoa cadastrada, garantindo a segurança do usuário ao optar por esse método de pagamento.

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