Reconhecimento facial para empresas: como otimizar a gestão de negócios
O reconhecimento facial é uma tecnologia que tem oferecido a milhares de empresas no mundo inteiro maior segurança e comodidade aos clientes.
Graças a sua alta capacidade de identificação e verificação de identidade, essa tecnologia pode ser utilizada em diversos segmentos corporativos.
Por isso, você pode encontrar a tecnologia de reconhecimento facial para empresas para realizar o acesso a sistemas, autenticar pagamentos, proteger dados e muito mais!
No artigo de hoje, trouxemos para você a importância do reconhecimento facial para as empresas e como essa tecnologia pode otimizar a gestão.
Você não quer ficar de fora das novidades que podem alavancar o desempenho do seu negócio, não é mesmo?
Então, continue a leitura desse artigo e fique por dentro!
O que é reconhecimento facial?
O reconhecimento facial se trata de uma tecnologia biométrica que identifica uma pessoa a partir das características do rosto do indivíduo.
Através dessa tecnologia, os usuários não têm mais a necessidade de lembrar de senhas e logins para acessar a sistemas, basta apresentar o rosto!
Como esse recurso é capaz de diferenciar até mesmo gêmeos idênticos, as ferramentas e acessos da sua empresa se tornam mais seguros.
Diante dessa forte característica, tem se ampliado cada vez mais o uso do RF em operações que necessitam de autenticação, tendo em vista que esse recurso dificilmente pode ser burlado ou adulterado.
Como o RF funciona?
Para que exista o reconhecimento facial de um indivíduo no momento de acessar um sistema ou realizar o registro de ponto, por exemplo, é necessário fazer previamente o mapeamento do rosto.
Entre as características que são analisadas pelo sistema, estão:
- Distâncias do nariz até a boca;
- Distância entre os olhos;
- Comprimento do nariz;
- Linha da mandíbula;
- Marcas e cicatrizes;
- Contorno da face;
- Formato da extremidade da face.
Nesta etapa, vários pontos do rosto do indivíduo são mapeados e combinados de forma automática pela IA e em seguida, utilizando algoritmos estatísticos, a rede neural converte essas informações que são armazenadas em matrizes de números que identificam de forma única cada pessoa.
Posteriormente, no momento da autenticação, existe a comparação entre o rosto avaliado e os dados presentes em bancos de dados.
Dessa forma, o sistema determina o nível de similaridade.
Essa tecnologia é altamente precisa e, de acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA, entre 2014 e 2018 a exatidão da biometria passou de 96% para 99,8%.
Mas atenção, para que esse recurso realmente funcione, é preciso que esse registro ocorra dentro de um padrão de enquadramento, em locais iluminados e sem a presença de acessórios como bonés e óculos, por exemplo.
Com uma boa qualidade na imagem capturada, os sistemas com o reconhecimento facial para empresas são capazes de identificar se uma pessoa se passa por outra, conhecido como face spoofing (ou em tradução livre, fraude facial).
Importância do RF para empresas
O reconhecimento facial pode ser utilizado em diversos setores do mercado, seja no ramo financeiro, recursos humanos, educação e até mesmo na indústria.
Essa versatilidade ocorre tendo em vista que existem diversas aplicações para essa tecnologia.
O emprego do RF é uma excelente maneira de dar o pontapé na transformação digital dos processos da sua empresa, gerando uma maior eficiência a curto e longo prazo.
Com a utilização do RF, as empresas permitem que colaboradores e clientes tenham uma experiência inovadora.
Hoje, o reconhecimento facial para empresas tem uma aplicabilidade grande no contexto corporativo, tendo em vista o seu poder de automatização dos processos internos das empresas e incremento nos serviços e produtos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), em 2025, pelo menos 20% das transações eletrônicas entre varejistas de grande porte, como redes de supermercados, farmácias e lojistas que são emissores de cartão, já sejam feitas por essa biometria.
Vantagens do RF para otimizar gestão de negócios
Vejamos agora três vantagens em utilizar o reconhecimento facial para empresas:
- Segurança das informações
Sem dúvidas, a segurança das informações tem sido pauta de grande importância para a maioria das empresas.
Afinal, com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a ampla disseminação das informações no mundo digital, é de suma importância manter a segurança de dados pessoais de empresas e pessoas físicas.
Diante dessa realidade, tecnologias de segurança da informação têm sido mais requisitadas. Nesse cenário, o reconhecimento facial é uma das soluções mais utilizadas para isso.
- Maior controle de acesso
Tendo em vista a capacidade do reconhecimento facial de identificar de forma quase à prova de erros a identidade das pessoas, esse recurso pode (e deve) ser utilizado para o controle de acesso.
Esse controle pode se dar de diversos modos, desde a uma área física destinada somente para pessoas autorizadas ou até mesmo para realizar o login em um sistema virtual de armazenamento de dados confidenciais.
Esse controle de acesso tem sido amplamente utilizado em condomínios, empresas, bancos, embarques, áreas controladas como centro cirúrgico, estoques, salas de reunião e muito mais.
Diante da sua praticidade e aplicabilidade, essa solução pode ser utilizada para qualquer tipo de pessoa, como funcionários, prestadores de serviços, terceiros e visitantes.
- Melhora no relacionamento com os clientes
Para além dos processos internos, o reconhecimento facial é uma excelente forma de melhorar o seu relacionamento com o cliente.
Então, por exemplo, com o uso dessa ferramenta, você pode ter acesso a informações relacionadas ao comportamento dos consumidores, por exemplo.
Esses dados podem ser o tempo de permanência no site ou na sua loja física, quais são os itens de maior interesse dos clientes e muito mais!
Dessa forma, torna- se mais fácil aperfeiçoar estratégias e distribuição dos produtos.
Aplicações do Reconhecimento Facial
Com tantas vantagens, não tem como não se render ao RF na sua empresa, não é mesmo?
Então, aqui vão algumas aplicações práticas dessa tecnologia no dia a dia das corporações para você se inspirar.
- Registro de ponto
O registro de ponto através do reconhecimento facial é uma das aplicações mais utilizadas pelas corporações. Através dessa tecnologia, é registrada a data e hora da marcação, enviando assim o registro de ponto automaticamente para o sistema do RH.
- Controle na entrada de prédios
Substituir o velho sistema de crachás por um sistema de autenticação pode ser mais seguro para o acesso a estabelecimentos físicos.
Com o reconhecimento facial, é praticamente impossível que uma pessoa se passe por outra, como pode ocorrer em casos de furto de crachá, por exemplo.
- Assinatura de documentos
O processo de assinatura de documentos pode ser mais seguro e mais cômodo para os seus clientes e fornecedores se realizado de maneira remota, com a autenticação biométrica facial.
Através dessa tecnologia, é possível assegurar que a pessoa assinante é realmente a correta.
- Prova de vida
O processo de verificação de prova de vida, como o requisitado anualmente pelos bancos, pode ser feito de forma remota, através do reconhecimento facial do beneficiário.
- Processo seletivo
Para otimizar a rotina dos recursos humanos, o reconhecimento facial pode ser aplicado para a verificação de identidade dos funcionários, seja antes, durante e até mesmo após a realização das avaliações virtuais.
Como o Reconhecimento Facial aumenta a lucratividade da sua empresa?
As empresas buscam constantemente adotar estratégias e ferramentas que tornem os seus processos mais eficientes gastando menos por isso. Diante dessa realidade, o reconhecimento facial vem como um parceiro eficiente nessa missão.
Com a automatização de processos que antes necessitavam da intervenção humana, a presença da tecnologia do reconhecimento facial permite que a sua empresa tenha uma equipe mais enxuta.
Consequentemente, existe um impacto positivo na folha de orçamento da empresa, gerando assim um maior índice de lucratividade.
Outro ponto positivo é que a presença de sistemas de reconhecimento facial permite que a sua empresa esteja blindada contra fraudes.
Como sabemos, as fraudes e roubo de dados geram custos exorbitantes, com perdas de receita e credibilidade que comprometem a continuidade do seu negócio.
O RF é uma excelente maneira de prevenir essas situações, principalmente no que diz respeito a crimes financeiros, que podem gerar uma perda substancial do seu caixa.
Como o Reconhecimento Facial pode influenciar na satisfação do cliente?
Tem opção melhor do que poder confiar em uma empresa e saber que as suas informações estão seguras?
A credibilidade perante ao cliente é um ponto de extrema importância na sociedade digital, tendo em vista que a maioria das compras, pagamento e transações são realizadas online.
Nessa realidade, manter sistemas que oferecem segurança gera uma maior confiança por parte dos clientes e, consequentemente, a satisfação.
Afinal, eles entendem que a empresa é responsável e está preocupada com os seus clientes.
Dessa forma, existem maiores chances desses consumidores retornarem e adquirirem seus produtos ou serviços.
Conclusão
Como podemos ver ao longo desse artigo, o reconhecimento facial é uma excelente ferramenta para promover a inovação, transformação digital, competitividade e diferenciação no mercado da sua empresa.
Hoje, o reconhecimento facial traz benefícios que vão além das operações das organizações, essa tecnologia ajuda a construir a reputação das empresas.
Com a adoção do RF a sua empresa pode entregar serviços melhores para os clientes e construir um relacionamento saudável e confiável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido para a parceria com a Business Connection.