vantagens reconhecimento facial para edtechs

Reconhecimento facial para Edtechs: conheça as vantagens

Com movimentos de transformação digital acontecendo em diversos setores do mercado, soluções de reconhecimento facial para Edtechs estão ganhando cada vez mais notoriedade no contexto tecnológico.

Se há alguns anos já era possível ter uma noção do quanto as soluções de Inteligência Artificial se desenvolveriam no Brasil e no mundo, hoje esses números são ainda mais claros. 

Segundo um relatório da Technavio, uma consultoria global de tecnologia, estima-se que o uso da biometria no ensino deve alcançar um crescimento de 26% ao ano entre 2017 e 2021. (Obtenha o relatório completo clicando aqui).

O reconhecimento facial na educação está definitivamente em expansão, e neste artigo, você conhecerá as vantagens da tecnologia de reconhecimento facial para edtechs. Confira!

  • Por que começar a pensar sobre soluções de reconhecimento facial para o setor educacional?
  • Quais são as vantagens e aplicações do reconhecimento facial para edtechs?

Por que começar a pensar sobre soluções de reconhecimento facial para o setor educacional?

A pandemia do coronavírus acelerou significativamente o uso de soluções tecnológicas que já estavam se desenvolvendo de maneira consistente no mercado, como é o caso da Inteligência Artificial.

Na educação, esse processo não foi diferente. A necessidade de adequar as práticas de ensino à nova realidade mundial era urgente, e com isso, o desenvolvimento de soluções e ferramentas de reconhecimento facial foram ganhando maior evidência no mercado.

Soluções de reconhecimento facial aplicadas ao Ensino à Distância, criação de startups inovadoras com soluções disruptivas (Edtechs) para todos os níveis de ensino, ferramentas que possibilitem a continuidade do processo de ensino-aprendizagem de alunos durante momentos de crise, entre outros, foram surgindo como respostas às demandas do mercado.

Assim, começar a pensar no quanto esses recursos são funcionais para o setor educacional e os benefícios que eles oferecem às instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, se torna indispensável nos dias de hoje. 

Conheça algumas vantagens e aplicações de soluções de reconhecimento facial na educação no tópico a seguir!

Quais são as vantagens e aplicações do reconhecimento facial para edtechs? 

Já sabemos que recursos tecnológicos visam trazer soluções mais otimizadas e funcionais para contextos tradicionais. No setor da educação não é diferente. 

Edtechs, ou startups de educação, propõem diversas alternativas inteligentes e inovadoras para problemas reais, e muitas delas se relacionam com o reconhecimento facial.

Conheça algumas vantagens e aplicações do reconhecimento facial para as Edtechs:

Automação de processos

Uma das aplicações e vantagens do reconhecimento facial na educação é a automação de processos, como no processo avaliativo em instituições de ensino.

Com ferramentas de reconhecimento facial que possibilitam a identificação dos estudantes que, por exemplo, estão em um modelo híbrido de ensino ou adotaram uma modalidade educação à distância, garantindo maior confiabilidade no processo avaliativo e a diminuição de processos burocráticos e pouco flexíveis.

Aprendizagem personalizada

As tecnologias de reconhecimento facial viabilizam a identificação de comportamentos e características físicas dos estudantes, e tornam possível a formação de uma base de dados e a identificação das melhores estratégias para personalizar a aprendizagem destes estudantes, aprimorar a relação professor-aluno e analisar estes dados para futuras comparações.

Aumento da segurança

Ainda de acordo com o relatório da Technavio, mencionado anteriormente, tecnologias biométricas em setores da educação ajudam a aumentar a segurança em vários níveis, como por exemplo, ao prevenir o uso inadequado de dados dos usuários, evitar o acesso não autorizado à espaços físicos das instituições e garantir o rastreamento eficaz dos estudantes.

Agora que você já conhece as vantagens e aplicabilidades do reconhecimento facial para Edtechs, conheça nossas soluções de reconhecimento facial e saiba como podemos te ajudar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *