Golpes online

Golpes online? Saiba como sua empresa pode se blindar ao navegar na internet

Os golpes online se tornaram mais comuns. Inclusive, é cada vez mais difícil não conhecer alguém que tenha caído em um deles.

Isso geralmente acontece porque os criminosos continuam inovando nas estratégias que induzem as pessoas a ceder dados pessoais, como CPF, senhas de banco e cartões de crédito, além de terem aperfeiçoado técnicas para invasão e clonagem de acessos.

Desse modo, é preciso aperfeiçoar os cuidados com a prevenção de dados e, para contribuir ainda mais com a eficiência dos recursos de segurança, os usuários precisam tomar cuidado diariamente.

Nós vamos explicar os golpes mais comuns, daremos dicas para evitá-los e, caso já seja tarde demais, o que deve ser feito para reparar os danos de um golpe online.

Saiba quais são os golpes mais comuns

Sabendo como pessoas, aplicativos e contas digitais são usadas para enganar as pessoas, as empresas e agência de intercâmbio em SP precisam criar seus próprios mecanismos de proteção.

Também é importante que os usuários tenham familiaridade com os métodos de ação, para poderem se proteger cada vez mais.

Conheça os tipos de golpes mais recorrentes na internet agora.

Golpe de phishing

Os golpes de phishing consistem no envio de mensagens falsas para induzir as vítimas a fornecerem informações pessoais ou financeiras.

Em tentativas fraudulentas que podem ser realizadas por e-mail, SMS ou WhatsApp, os criminosos costumam se disfarçar de marcas conhecidas e promover seus produtos com descontos imperdíveis.

O phishing também pode simular uma ameaça de encerramento da conta, dando aos indivíduos a urgência de agir rapidamente.

Fraude do Pix no WhatsApp

Um dos golpes online mais famosos é o Pix no WhatsApp. 

Em geral, os criminosos duplicam a conta da vítima em outro celular, se passando pelo usuário hackeado e pedindo dinheiro dos contatos da lista dele.

Outra forma de roubo ocorre quando um golpista tira uma foto de uma vítima em uma rede social e envia uma mensagem de outro celular para um amigo do usuário informando que o usuário precisa alterar seu número. 

O objetivo é fazer com que os contatos substituam o número da vítima pelo número do criminoso . Posteriormente, enviam uma mensagem solicitando dinheiro.

Fraude da compra falsa

O golpe da compra falsa, também conhecido como golpe de pagamento falso, causou 32% das fraudes de comércio eletrônico em 2021 e atingiu anunciantes em sites de vendas como OLX e Mercado Livre. 

Nessa prática, o criminoso forja uma compra, usando os dados da vítima para criar um comprovante de depósito falso e enviá-lo por e-mail ou aplicativo de mensagens. Assim, a pessoa envia o produto e acredita que o valor em dinheiro foi depositado.

Ou seja, um vendedor de balança digital refrigeração envia o produto mas não recebe por ele. 

Quando a vítima percebe que foi enganada, o golpista já tem o item e deixa de responder a mensagem.

Golpe do perfil falso

Estes são criminosos que usam contas falsas nas redes sociais. Existem duas situações.

No primeiro caso, há um golpista fingindo ser uma conta comercial e vendendo um produto que não será enviado. Outro risco é o de um fraudador fingindo ser outra pessoa para tentar simular um relacionamento virtual.

Depois de encontrar o alvo, os golpistas tentam estabelecer intimidade e ganhar a confiança da pessoa.

Com um contato mais próximo, eles relatam dificuldades financeiras e exigem dinheiro para cobrir custos de emergência. A fraude pode incluir relações amorosas e amigáveis.

Entenda como se defender de golpes online

Para evitar ser enganado por golpes online, é importante conhecer as situações que requerem atenção especial.

Conheça os exemplos mais comuns e as melhores práticas para aumentar a sua segurança.

Não clique em links suspeitos ou desconhecidos

Os golpes na Internet são comumente transmitidos por vírus por meio de links enviados por e-mail ou mídia social.

Existem várias abordagens que parecem verdadeiras (mas não o são), como:

  • Descontos imperdíveis;
  • Aviso de suspensão de contas;
  • Sugestões atraentes de crédito;
  • Liquidação de dívidas.

Portanto, verifique sempre a origem do link, independentemente de ser compartilhado por uma pessoa conhecida e mesmo que pareça ser verdade. Afinal, elas podem ser vítimas e ainda não estar cientes.

Tenha certeza que a loja é íntegra

Analise cuidadosamente o site antes de efetuar qualquer pagamento online. 

Por exemplo, o Reclame Aqui permite que você visualize avaliações de empresas para garantir sua segurança.

Com lojas famosas, os criminosos também podem criar páginas muito parecidas com a página original. 

Portanto, não se esqueça de verificar sempre os links que acessar avaliando a autenticidade da empresa de instalação de energia solar antes de inserir informações de pagamento, por exemplo.

Outro critério importante são os dados comerciais divulgados como endereço, telefone, CNPJ, razão social, entre outros. Empresas que omitem essas informações devem ser vistas com desconfiança. 

Atente-se ao domínio

A fraude na Internet é generalizada e os usuários compram sem saber se o site possui pelo menos um certificado SSL (um cadeado na parte superior do navegador que garante a segurança das transações e da plataforma).

Um cadeado indica que o site é confiável e que a transação está protegida por criptografia durante a comunicação entre o dispositivo e o servidor do vendedor.

De qualquer forma, a confiabilidade absoluta do recurso é mostrada junto com todas as outras dicas deste post.

Assim, verifique sempre a ortografia do nome da empresa de consultoria contábil na barra de endereços e nos e-mails promocionais antes de qualquer operação – pois isso pode demonstrar qualquer erro ou fraude.

Por exemplo, as páginas podem ser geradas por golpes de sites falsos que são muito semelhantes aos sites que você normalmente compra e são projetados exatamente para enganar os consumidores. Por isso, detalhes de cor, logotipo e escrita devem ser observados.

Cuidado com perfis e anúncios do Facebook

Essa plataforma é uma das mais utilizadas para a prática de crimes cibernéticos

Isso porque ainda não existe um mecanismo que facilite a detecção de páginas falsas que são praticamente idênticas à página oficial.

Portanto, preste muita atenção aos banners de super promoção que aparecem durante a navegação e distraem você no Facebook.

Os golpistas fazem ofertas de produtos de alta demanda a preços muito atraentes e seu investimento nunca será devolvido.

Já viu anúncios que nem parecem reais de tão bom? Sempre desconfie. 

Assim, um aspecto que pode auxiliar na identificação é que sites profissionais, como de empresas e assessoria trabalhista, costumam ter um adesivo de verificação no nome. Sempre vale a pena visitar o site do anunciante para verificar a autenticidade.

Observe as interações do perfil, número de seguidores, frequência de postagem e muito mais.

Caí em um golpe online, e agora?

Infelizmente, todos estamos sujeitos a cair em um golpe. Se você está passando por isso, veja o que fazer a fim de reduzir os danos causados.

Vá para a delegacia

É importante coletar evidências de crimes cibernéticos, como capturas de tela, conversas armazenadas em aplicativos de mensagens ou e-mails. Mantenha esses arquivos em um local seguro para que não sejam perdidos.

No cartório, leve as provas coletadas acima e certifique a certidão notarial. 

As certidões notariais atestam a credibilidade de documentos e fatos digitais e podem servir de prova em quaisquer processos que venham a ser instaurados.

O ideal é que essa denúncia seja formalizada por uma delegacia especializada em crimes cibernéticos, que existem em algumas das cidades mais importantes de alguns estados do Brasil.

Altere todas as senhas

Infelizmente, muitas pessoas usam a mesma senha em vários locais, então os golpistas invadem uma conta do motoboy SP Zona Sul e “adquirem” outras como presente.

Depois de sofrer um golpe, a primeira coisa que você deve fazer é agir para evitar que os danos aumentem. Isso inclui alterar todas as senhas (e-mail, mídia social, aplicativos de bancos).

A importância de usar um gerenciador de senhas é um destaque porque facilita muito a tarefa ao fornecer uma senha forte e, em alguns casos, auxilia quando você percebe que suas credenciais vazaram pela internet. 

Em suma, este método não pode desfazer o efeito imediato de um golpe online, mas evita que a situação piore.

Depois de certificar-se de que não há dores de cabeça adicionais, você pode se concentrar no problema em si.

Confira sua conta e notifique o banco

Abra o internet banking e veja se há transações financeiras fraudulentas, como pagamentos de faturas, transferências eletrônicas ou compras.

Isso pode ser feito não apenas com instituições bancárias tradicionais, mas também com outros serviços financeiros que você possa utilizar (PayPal, PicPay, carteiras de criptomoedas, plataformas de investimento, etc.). 

Se perceber algo errado, entre em contato com o seu banco para explicar a situação. Ao provar que você caiu em golpe para a contabilidade fiscal e tributária, recuperar o dinheiro perdido é bem mais fácil.

Se você não encontrar nenhuma atividade suspeita, ainda assim vale avisar seu banco para monitorar futuras transações maliciosas e verificar conselhos sobre como proceder.

Avise contatos e operadoras

Como mencionado acima, a clonagem de perfis no WhatsApp se tornou uma das maiores ameaças enfrentadas pelos internautas brasileiros.

Se você acha que é vítima desse tipo de golpe, saiba que a principal vítima não é você, mas seus contatos próximos, como colegas do escritório de contabilidade SP Zona Sul, amigos e familiares.

Eles serão abordados pelos golpistas e solicitados para transferir dinheiro para a conta de um laranja, acreditando que estão dando um empréstimo a você e que serão pagos em breve.

Ou seja, o golpe é trabalhado de forma escalada, impactando outras pessoas. 

Assim, a qualquer ação suspeita ou perda de acesso às redes, informe sua lista de contatos e recorra a essas medidas para reduzir os riscos e impactos, como uma invasão à conta bancária.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posted in Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *