biometria é confiável

Biometria é confiável? Entenda como esse processo protege seus dados

Com a segurança se tornando uma questão cada vez mais importante, os avanços tecnológicos têm colocado muitos serviços, incluindo os bancários, nas mãos das pessoas, com isso a proteção através da biometria é o caminho a percorrer.

Mas afinal, o que significa biometria? 

A biometria são características físicas ou biológicas que identificam um ser humano específico.

Ela inclui alguns tipos, como: impressões digitais, reconhecimento facial e de voz e varreduras de retina. 

Esses identificadores biométricos estão substituindo a necessidade de senhas em muitas capacidades digitais.

Entenda o que é a identificação biométrica

A identificação biométrica é a tecnologia e a prática de usar a biometria para reconhecer usuários que tentam acessar sistemas protegidos. 

Ela é utilizada para desbloqueio de celular, acesso a  contas bancárias e até acessos de projetos exclusivos de empresas de energia solar na Bahia, por exemplo.  

Usando características físicas como impressões digitais, varreduras faciais ou estilos exclusivos de caligrafia, um sistema físico pode comparar os dados dos recursos digitalizados com uma identidade digital armazenada para determinar se um usuário é quem diz ser.

A biometria desempenha um papel significativo na autenticação porque, normalmente, são provas de identidade sólidas e imutáveis. 

De forma mais específica, eles se encaixam bem como um MFA (Multi-Factor Authentication), ou seja, múltiplos fatores nos processos de autenticação que incluem algo que o usuário possui, por exemplo: 

  • Crachás digitalizados;
  • Documentos que podem ser escaneados;
  • Mídias removíveis USB;
  • Tokens digitais.

Para reforçar a segurança, também pode ser implementado uma informação privada, como uma senha ou um PIN, e até mesmo informações de localização fornecidas pelos usuários, ou mesmo por sinal de GPS, como os utilizados por veículos modernos e tecnológicos.

A biometria pode ser usada em situações do dia a dia também, como uma conta de e-mail corporativo do escritório de contabilidade em SP ou um telefone que pode receber códigos de segurança temporários para executar a autenticação de aplicativos. 

No entanto, quando se trata de biometria e identificação biométrica, são as impressões digitais e varreduras faciais que mais se aproximam da segurança máxima para qualquer indivíduo. 

Como é feita a identificação biométrica?

A identificação biométrica se enquadra em um termo abrangente de “verificação biométrica”, que inclui a pesquisa e comparação de um usuário com um banco de dados de inscrição de identidades.

A verificação biométrica cruza as informações enviadas pelo usuário, com as informações de um banco de dados, para verificar a identidade de quem está acessando um sistema, como um projeto de manutenção hidráulica predial em um notebook pessoal, por exemplo. 

A biometria é uma forma potente de identificação e verificação, pois é difícil, senão impossível, falsificar sem uma quantidade extraordinária de trabalho. 

Tipos de identificação de biometria

Os avanços tecnológicos na identificação física fornecem várias maneiras de verificar características exclusivas para criar IDs fortes. 

Algumas dessas características físicas incluem:

  • Impressões digitais;
  • Identificação por voz;
  • Reconhecimento facial;
  • Varreduras de retina e íris.

As impressões digitais são uma das formas mais comuns de identificação biométrica, com digitalizações que aproveitam a singularidade dessa característica individual para projetar dispositivos físicos. 

Elas podem ser empregadas desde notebooks a celulares smartphones e tablets, e são encontradas em tecnologia corporativa e de consumo, como os caixas eletrônicos de instituições bancárias. 

A identificação por voz é moderna e usa padrões de fala, inflexões e tons para criar impressões digitais vocais únicas através da entonação de som feita por uma pessoa. 

Apesar disso, a autenticação de voz, até pouco tempo, era uma das formas menos confiáveis de IDs biométricos populares, mas com os avanços na tecnologia essa percepção foi mudada nos últimos tempos.

O reconhecimento facial é outra técnica que chegou ao consumidor. As varreduras faciais podem usar características do rosto de uma pessoa, identificando pontos exclusivos e arranjos de recursos para determinar a identidade.

No caso de varreduras de retina e íris, elas utilizam padrões de veias presentes nos olhos de uma pessoa, somado a características da íris, para então determinar a identidade.

Existem também vários métodos de verificação expandidos que são usados ​​em pesquisas mais empresariais ou científicas. 

Por exemplo, foram feitos progressos nas áreas de reconhecimento de assinatura e manuscrito, onde os padrões de escrita podem identificar o usuário. 

Outras inovações em IA (Inteligência Artificial) e reconhecimento físico levam a métricas de reconhecimento de:

  • Comportamento de digitação;
  • Mancha;
  • Odor;
  • Veias e palmas das mãos.

Embora essas inovações sejam empolgantes, muitos desses novos métodos de biometria não são tão cruciais para a autenticação corporativa. 

Varreduras faciais, impressões digitais, varreduras oculares e, em alguns casos, reconhecimento de voz, estão se tornando os métodos padrão.

Setores em que a biometria pode ser empregada

Ao discutir os segmentos específicos usando verificação física, é importante observar que a identificação biométrica é amplamente usada em todos os setores como base de autenticação forte em contextos corporativos de contabilidade fiscal e de consumo. 

Além disso, a biometria pode ajudar a proteger os dispositivos terminais contra acesso não autorizado e reduzir os custos de TI (Tecnologia da Informação), reduzindo a sobrecarga devido à perda de credenciais ou violações resultantes de ataques de phishing.

A biometria também está entrando em setores específicos de maneiras únicas. 

Ela pode ser encontrada em serviços financeiros e de avaliação patrimonial, em que a biometria pode fornecer proteção adicional contra fraudes e roubos nos setores financeiros. 

Uma solução é a tecnologia eletrônica KYC (Know Your Customer), ou seja, “Conheça Seu Consumidor”, que usa verificação a partir de impressões digitais ou varreduras faciais, como formulários de identificação por meio de software.

Biometria na área da Saúde

A área da saúde também utiliza o KYC. Muitos prestadores de serviços nesse segmento implementam sistemas de identificação digital que permitem que médicos e enfermeiros identifiquem pacientes.

O processo se dá por meio das características físicas e vinculam essa verificação ao histórico médico completo do paciente. Isso fornece serviço sem toque para trabalho administrativo essencial.

Biometria em carros

O setor automotivo vem implementando novas tecnologias há muito tempo, e a biometria digital é uma das mais promissoras, quando se trata de alcançar um grande público e garantir a segurança dos proprietários de veículos. 

Com o início da inovação e fabricação de veículos elétricos e autônomos, alguns fabricantes e empresas terceirizadas estão desenvolvendo sistemas de apuração biométrica que podem funcionar em carros ao lado ou no lugar das chaves tradicionais. 

Dessa forma, há facilitar a abertura das portas, sem a necessidade específica de uma chave e o recurso de biometria pode ajudar a evitar roubos.

Biometria no check-in

Para quem trabalha no setor de viagens e hotelaria observa, ao longo do tempo, o aumento da demanda por check-in e serviço sem toque, o que impulsiona a adoção da biometria em conjunto com uma empresa administradora de condomínio voltado para hospedagem.

Esses avanços incluem o uso de varreduras faciais como parte do serviço sem toque e check-ins instantâneos com biometria de impressão digital como parte da MFA, que pode servir como chave de porta.

Vantagens sobre a biometria

Uma verdade incontestável é que a biometria é de segurança elevada e garantida. 

A biometria fornece maiores níveis de garantia aos provedores de que uma pessoa de verdade, verificando uma característica tangível do mundo real como algo que o usuário possui e algo que a pessoa é. 

A maioria das senhas e PINs do usuário e informações de identificação pessoal provavelmente foram comprometidas com uma violação de dados, o que significa que bilhões de contas podem ser acessadas por fraudadores que retêm as respostas aos métodos tradicionais de autenticação.A introdução da autenticação biométrica em um processo de abertura de empresa simples nacional adiciona um obstáculo para os fraudadores, e que apenas um usuário real e autorizado pode contornar.

Muito embora, há casos em que um fraudador possa saber que uma pessoa usa o nome do cachorro e alguns números da sorte para a maioria de suas contas online, eles não podem usar a impressão digital ou reconhecimento de face para desbloquear uma conta se não puder fornecê-la no local, por exemplo. 

Além disso, a biometria só pode ser fornecida por pessoas vivas, o que leva a outras vantagens.

  1. Experiência do usuário é conveniente e rápida

Embora os processos internos de autenticação biométrica sejam técnicos, do ponto de vista do usuário é incrivelmente fácil e rápido. 

Colocar um dedo em um scanner ou apontar a câmera para a face parae desbloquear uma conta em segundos é mais rápido do que digitar uma senha longa com vários caracteres especiais. 

Vale reforçar que esquecer uma senha é um erro comum da maioria dos usuários. As chances de alguém “esquecer” a própria biometria é muito remota.

  1. A identificação biométrica é intransferível 

A autenticação biométrica exige que a pessoa esteja presente na autorização. Ninguém consegue transferir ou compartilhar uma biometria física digitalmente.

Uma administradora de condomínios residenciais pode implementar essa tecnologia para garantir a segurança e identificação dos moradores e visitantes.

A única maneira de utilizar a maioria dos sistemas de autenticação biométrica é com um aplicativo físico.

Conclusão

Por fim, a autenticação biométrica é uma das formas mais seguras de alguém proteger as contas críticas, porém, especialmente quando se trata de segurança cibernética, é sempre melhor optar pela precaução. 

Assim, é possível confiar no uso da biometria em diferentes situações, tornando-a uma solução eficiente dentro de um sistema de identificação único, pessoal e intransferível. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posted in Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *