face match tras mais segurança ao reconhecimento facial

[NEWS ] Face match traz mais segurança em reconhecimento facial

Quando as pessoas iriam imaginar que poderiam confirmar sua documentação por meio do reconhecimento facial? Isso apenas foi proporcionado pelo avanço da tecnologia, no qual o recurso do Face Match se mostra cada vez mais essencial para a segurança do usuário.

Exatamente porque o Face Match é utilizado no combate a fraudes, principalmente nos aplicativos bancários.

Assim, esse tipo de recurso deve ser um dos principais investimentos para uma empresa que tem o objetivo de reforçar a proteção de todos os consumidores e de seus dados internos, sendo importante ter conhecimento sobre as vantagens do Face Match.

O que é face match?

O face match é uma tecnologia para reconhecimento facial que se baseia no uso de inteligência artificial, que pode ser usada tanto para o cadastro de novos usuários como para a verificação da identidade do usuário comparando um documento oficial autêntico que possua foto com o rosto da pessoa ao vivo.

Para destravar um aplicativo bancário, por exemplo, é necessário que seu rosto esteja previamente no banco de dados da instituição, através de um documento de identidade ou com um envio de uma selfie. A tecnologia reconhece seus traços e só assim você consegue utilizar o aplicativo.

Dessa forma, o objetivo maior deste recurso é evitar e reduzir o número de fraudes e os roubos de dados dos usuários.

Quais são as vantagens do face match?

A utilização dessa tecnologia oferece uma vantagem a mais para a segurança interna de sua empresa e de seus consumidores.

Com a pandemia do Covid-19, o mundo percebeu a necessidade do uso cada vez maior da tecnologia online e da verificação da identidade digital. Por isso, também a necessidade de se implementar uma maior segurança na utilização desses sistemas.

Abaixo foram listados alguns dos principais benefícios da utilização do face match:

Aumento da precisão

Como já dito durante todo o artigo, o face match, integrado ao reconhecimento facial, fornece uma maior segurança ao processo de verificação de identidade, tendo em vista trazer uma camada extra de segurança.

Reduz os riscos

O reconhecimento facial rapidamente pode reconhecer se uma pessoa está tentando realizar um acesso se passando por outra, e esta tentativa de acesso rapidamente ser notificada, protegendo usuários e empresas de possíveis fraudes.

Melhor experiência para os usuários

Além da série de vantagens já citadas, o face match traz vários outros benefícios, de forma a melhorar a experiência do usuário durante o acesso.

Por exemplo, já que apenas o proprietário poderá ter acesso com o face match, este acesso também poderá ser feito de forma mais rápida, tendo em vista que o reconhecimento facial poderá vir em alguns casos a substituir um acesso por uma senha comum ou por pin, mantendo um padrão de segurança superior.

Além disso, os cadastros em serviços também podem ser facilitados e acelerados, já que o usuário poderá criar um perfil e conectá-lo via reconhecimento facial.

Desta forma, ele poderia acessar outros serviços ou plataformas, sem a necessidade de preencher longos formulários, apenas validando com a tecnologia do face match.

Controle de acesso

Uma aplicação que apresenta uma excelente vantagem é no caso do acesso a edifícios comerciais, eventos ou outros, já que este procedimento pode ser feito através de um rápido cadastro por um terminal ou online.

Assim, o acesso a estes locais pode se dar através de uma câmera conectada a um aplicativo e, desta forma, reconhecendo e liberando a entrada dos usuários de forma rápida, automatizada e dispensando a utilização de cartões ou tickets.

Mais segurança em aplicativos de bancos

Uma das aplicações em que pode se ver o total potencial do face match são em aplicativos de bancos, que apesar de possuírem uma série de autenticações e medidas de segurança, ainda têm a vulnerabilidade caso um terceiro tenha acesso, por exemplo, à senha do usuário.

A tecnologia de reconhecimento facial não irá substituir os demais dispositivos de segurança já existentes, mas sim, se somar aos mesmos, causando um efeito de redundância nas camadas de proteção e desta forma tornando os aplicativos de bancos cada vez mais seguros.

Sendo assim, a Gryfo tem o objetivo de garantir a inovação para empresas e integração em sua solução tecnológica. Há também o teste de demonstração de detecção e verificação de rosto disponibilizado pela empresa, para entender mais sobre a tecnologia. 


Notícia publicada originalmente na Agência Estado.

Posted in Reconhecimento Facial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *