Importância do Face Match para sua empresa

Entenda a importância do Face Match para sua solução tecnológica

O Face Match é uma solução que está crescendo muito nas empresas, pois é uma maneira de agilizar e facilitar o reconhecimento dos colaboradores, fornecedores e parceiros por meio da tecnologia. Por isso, a Gryfo traz mais informações para te orientar sobre o Face Match e como esse recurso pode contribuir para sua empresa. 

Siga a leitura e confira todos os benefícios! 

O que é o Face Match?

O Face match é uma tecnologia para verificação de identidade por meio da inteligência artificial, na qual verifica e relaciona duas imagens, geralmente a foto do documento com a do banco de dados que foi obtida por meio de selfie, por exemplo.

O objetivo principal é reduzir o número de fraudes, roubo de dados, entre outras ações que acontecem dentro de empresas, como bancos, comércio, etc. 

Como funciona o Face Match

O Face Match é uma tecnologia um pouco complexa e é necessário compreensão do seu funcionamento para que tenha valor tanto para a sua empresa quanto para seu cliente. 

Através da inteligência artificial, o face match consegue fazer uma análise dos rostos e associá-las com a imagem recebido do documento (RG, CNH, Passaporte, etc) e compara as características da pessoa, isto é, nariz, boca, formato do olhos e profundidade, formato do rosto, entre outras características. 

 A imagens no banco cadastral é adquirida em algumas etapas simples, que são: 

  • O usuário tira a selfie; 
  • Faz a prova de vida, no caso isso é dentro do aplicativo, no qual comprova fazendo algum gesto solicitado para saber se a pessoa está presente mesmo;
  • Cadastrar o documento, isto é, a imagem que ficará no banco será a da selfie e do documento cadastrado, para que façam a comparação; 
  • Detecção, a última etapa já ocorre nos momento que o usuário precisa realizar algum processo que faz uso dessa tecnologia, com isso passa pelo face match para identificar a compatibilidade das características. 

Se não for identificado, o sistema recusa o cadastro por falta de equivalência, prevenindo assim, tentativas de fraudes.

Principais aplicações do Face Match

É possível aplicar o Face Match de várias formas diariamente. Segue exemplos abaixo:

Usar para prevenir fraudes 

O roubo de informações privadas e solicitação de empréstimos são situações habituais em muitas empresas. Entretanto, uma maneira de se resguardar desses acontecimentos é estabelecer um sistema de cadastro com mecanismos de verificação e confirmação da identidade do consumidor/ solicitante. 

Há situações em empresas de grande porte, que o ideal é ter uma Política de KYC (Know Your Customers) no qual fará um estudo do perfil do possível consumidor e quais os riscos que o acordo comercial ou compra pode oferecer para a empresa. 

Entretanto, o investimento em tecnologia como o Face Match pode ser uma ferramenta para melhorar esses processos e reduzir o problema. 

Autenticação de documentos 

Os altos índices de inadimplência têm contato direto com o aumento de fraudes, isto porque, muitos desses casos tem relação com erros cadastrais, nos quais criam prejuízos financeiros tanto para o consumidor, quanto para a empresa. 

Entretanto, o reconhecimento facial é um potente validador cadastral, pois atua com precisão e automatiza os serviços permitindo que seja mais confiável e dificultando as possibilidades de golpes nos sistemas que fazem o uso. 

Além disso, para relações comerciais, o uso é resguardado pela Lei de proteção de dados (LGPD) para atender e executar os princípios legais do processo. 

Confirmar a identidade nos aplicativos

Um setor que está usando muito o face match são os aplicativos de transporte, por exemplo o uber e 99pop. Isto é, os motoristas do app frequentemente precisam confirmar a identidade para atualizar o cadastro, para garantir mais controle e segurança. 

Usar no setor de vendas 

O face match é muito útil para todo o processo de vendas, pois sua aplicabilidade se dá nas etapas cadastrais, tanto de fornecedores, quanto de clientes, além do marketing. Assim, a organização cresce com mais confiança interna e sobretudo externa. 

Ademais, há algumas possibilidades de uso do face match para empresas varejistas. Possibilitando mecanismos para pagamentos, análise de clientes, mais precisamente de reações dele dentro do estabelecimento, ou para dar permissão a serviços/ produtos exclusivos da empresa. 

Uso para controle de acessos

A aplicação dessa tecnologia começou a ser usada em diversos aeroportos e companhias aéreas para dar autorização de acesso. Em seguida, outros tipos de estabelecimento passaram a usar também, como academias e condomínios. 

Já empresas de grande porte geralmente usam para ter registros de circulação no ambiente, e para controle e liberação em áreas restritas ou perigosas. 

Como usar em sua solução tecnológica

Portanto, se sua empresa deseja agilizar os processos de validação de identidade através do Face Match, conheça a Gryfo

A Gryfo é uma empresa de tecnologia, com soluções integradas à aplicação de reconhecimento facial de forma eficiente e econômica por meio da inteligência artificial com aplicação computacional, de forma que impulsiona a inovação dos negócios em empresas de tecnologia. 

Nosso principal meio de aplicações são as plataformas de reconhecimento facial, no qual registra ponto, controle de acesso, pagamento online e muito mais. 

Entre em contato com nosso suporte de atendimento clicando aqui agora mesmo, e automatize sua empresa com soluções importantes e eficientes. Esperamos você!

Posted in Inteligência Artificial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *