verificação da identidade digital gryfo

3 formas de verificação da identidade digital em sua empresa

A verificação da identidade digital se fez muito mais necessária após a pandemia do COVID19, pois foram geradas grandes mudanças no mercado de trabalho, principalmente no setor financeiro e de seguros. 

Isso porque, mesmo que muitas atividades fossem restritas, a empresa e colaboradores ainda precisavam acessar informações confidenciais, acessar empréstimos, casas, veículos e solucionar problemas bancários. 

Então, por precisarem dar suporte remotamente, foi ainda mais necessário buscar meios de validar a identidade do colaborador para que não tivessem informações expostas. 

Porém, além da verificação para o mundo virtual, as empresas também estão sempre buscando otimizar os recursos de verificação de identidade. 

Por isso, neste texto, a Gryfo traz algumas dicas de como verificar a identidade digital em sua empresa e aperfeiçoar as operações de segurança local e das informações. 

O que é verificação de identidade digital? 

A identidade digital é uma forma de identificação única de cada indivíduo, porém de forma automatizada, segura e dinâmica, em que reúne todas as informações de cadastro e identificação de uma pessoa. 

Na identidade digital pode ser recolhido informações como usuário na internet, histórico de busca, compras e transações realizadas virtualmente e sobretudo identificar a pessoa para acesso às informações, documentos e área de trabalho na empresa. 

A segurança de dados é muito importante na identidade digital, principalmente pela grande demanda de atividades realizadas pela internet. E para estabelecer essas normas, algumas regulamentações sobre a identidade digital surgiram no mercado. 

Por exemplo, a eIDAS (Electronic Identification, Authentication and Trust Services – Identificação Eletrônica, Autenticação e Serviços de Confiança) que foram determinadas pela União Europeia em 2016. 

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem impacto direto na implementação e uso da identidade digital, pois estabelece normas para o armazenamento de dados pessoais por parte da organização. 

Importância da verificação da identidade digital dos usuários

Verificar a identidade digital na empresa, seja dos colaboradores ou de fornecedores é uma ação de segurança muito importante e as empresas que fazem uso com certeza estão à frente no mercado. 

A verificação de identidade é fundamental para ter um controle maior contra as fraudes, pois isso limita e bloqueia a entrada de invasores no sistema e na empresa, apenas um software de segurança interna pode não ser tão eficaz. 

Além disso, as verificações de identidade também ajudam a desenvolver boas experiências com os clientes, principalmente nos setores de análise de crédito, formas de pagamento, pagamento online, registro de ponto e onboarding. 

Soluções da Gryfo que pode ajudar sua empresa a verificar a identidade digital 

Após entender melhor o que é a identidade digital e qual a importância dela, confira abaixo como a Gryfo pode te ajudar com algumas formas de verificar a identidade digital da sua empresa. Confira abaixo: 

  1. Reconhecimento facial 

O reconhecimento facial é uma tecnologia complexa, porém muito fácil de ser aplicada. Inclusive, está em grande utilização nas empresas, principalmente por ter grande capacidade de identificação e verificação da identidade. 

O reconhecimento facial ou biometria facial, como também é chamada, só precisa detectar o rosto, digitalização ou impressão digital e assim será possível verificar a identidade.

Por ser muito seguro e com ótimo desempenho, diversos tipos de empresas fazem o uso desse recurso, seja instituições financeiras, smartphones, fintechs e outras áreas que têm utilizado o reconhecimento facial como uma forma de otimizar os processos da organização. 

  1. Liveness Detection

A Liveness Detection é um recurso que identifica se a pessoa está ao vivo e é real, para descartar qualquer outro tipo de utilização da imagem, seja como vídeos, máscaras ou fotos no sistema biométrico facial. 

Isso porque, o sistema de biometria facial faz uso de algoritmos matemáticos para mapear os vários pontos do rosto, conhecido como pontos biométricos. Assim, o sistema analisa as características de cada rosto, como a estrutura óssea, por exemplo. 

Em um estudo realizado pela Gryfo, eles conseguem confirmar cerca de 98,09% de certeza dos resultados realizando a identificação de 375.084 de 375.115 imagens falsas. 

Além disso, a Liveness Detection ou Prova de vida não exige que seja realizado interações durante a detecção da imagem, pois o liveness está sempre ativo. 

A liveness tem grande eficiência nos processos de prova de vida e alguns de seus benefícios são: a segurança nos procedimentos de onboarding, pois é uma tecnologia assertiva, tanto para ser colocado em local físico ou virtual. 

Além disso, é um recurso que oferece maior segurança nos sistemas de acessos à informações privadas ou sigilosas. Por isso, a prova de vida é muito utilizada, pois automatiza os processos da empresa com uma tecnologia eficiente. 

  1. Face Match

O Face Match é outro recurso que a Gryfo oferece para validar a identidade digital. Essa tecnologia é por meio da inteligência artificial, em que verifica duas imagens, por exemplo, a foto de um documento e a foto do banco de dados recebidas pelas selfies.

O Face Match é um dos melhores recursos, pois contribui com a redução de fraudes, roubo de dados e outras ações que acontecem dentro das empresas. Principalmente, quando combinado com o reconhecimento facial, fazendo o match apenas se o rosto cadastrado na abertura da conta for o mesmo da checagem atual ou documento.

O Face Match tem como principais aplicações: 

  • Para prevenir fraudes, pois o roubo de informações pessoais e sigilosas que ficam em bancos ou outras empresas. 
  • Para autenticar os documentos. isto porque está em alto nível de inadimplência e tem contato diretamente com o aumento de fraudes e furtos, além dos prejuízos recebidos pela empresa. 
  • Aproveite no setor de vendas, o face match é um recurso muito bom para aproveitar na área de vendas da empresa, principalmente nas fases cadastrais, seja de clientes quanto fornecedores. Pois dessa forma é mais fácil manter a organização local e aumentar a confiança interna e externa.
  • Para controlar os acessos, a aplicação do face match é muito usada em companhias aéreas, aeroportos e vários outros. Além disso, é um recurso muito usado por empresas de grande porte, só para registrar a circulação e controlar a liberação de locais restritos. 

Já sabe qual melhor recurso de validação de identidade deseja aplicar em sua empresa? 

Na Gryfo você tem as melhores opções para verificação de identidade e outros serviços tecnológicos. Para conferir como podemos te ajudar, clique aqui agora mesmo e entre em contato conosco. 
Em nosso blog você também encontra diversos conteúdos para entender mais sobre a segurança digital e como aplicar em sua organização. Confira já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *