reconhecimento facial ativo e passivo

Qual a diferença entre reconhecimento facial ativo e passivo?

Está cada vez mais evidente os avanços que as tecnologias têm proporcionado. Inclusive, um dos avanços que vem sendo muito falado e utilizado é o reconhecimento facial ativo e passivo, seja por pessoas em seus smartphones, na abertura de contas, por exemplo. 

Outra forma que esses avanços ficam evidentes, é na mudança na maneira de fazer negócios, como no caso da interação entre empresas e clientes, fornecedores, instituições financeiras entre outros.

Essa tecnologia tem proporcionado mais segurança e comodidade nas operações.

Por isso, neste artigo, vamos entender melhor como o reconhecimento facial funciona, qual a diferença do ativo para o passivo e os seus benefícios. Confira a seguir!

  • Como funciona o reconhecimento facial?
  • Reconhecimento facial ativo X passivo;
  • Benefícios do reconhecimento facial ativo e passivo.

Como funciona o reconhecimento facial?

O reconhecimento facial faz uso de um sistema com softwares e algoritmos que mapeiam os padrões faciais das pessoas, que são os chamados pontos biométricos.

A partir desses pontos, é feita uma análise da face, por exemplo, se existem cicatrizes, qual é a distância entre os olhos, qual o tamanho do espaço entre as sobrancelhas, entre outras.

Após essa análise, gera-se um código que vai ser referente a biometria facial daquela pessoa.

Usando uma linguagem mais clara, o reconhecimento facial ativo ou passivo, vai funcionar como um scanner. É como se ele fizesse uma xerox do seu rosto e essa cópia ficasse armazenada no sistema, de modo que toda vez em que o seu rosto for detectado, a ação cadastrada será acionada.

Sabe quando você está abrindo uma conta digital nova e o banco pede para que você faça um cadastramento facial, como mecanismo de segurança para liberar o acesso a sua conta? Pois é exatamente sobre isso que estamos falando!

Agora vamos entender melhor qual é a diferença entre o reconhecimento facial ativo e o passivo. Veja a seguir!

Reconhecimento facial ativo X passivo

Ativo

Ele pode ser identificado em casos onde, de forma consciente e combinada (ativa), a pessoa permite ser cadastrada em um banco de dados.

Isso normalmente acontece em empresas, hospitais, colégios, condomínios, onde as pessoas são cadastradas e precisam que o reconhecimento facial seja feito e aprovado para que ela consiga entrar nestas instituições. 

Este é um recurso tecnológico que cada vez mais vem ganhando espaço no mercado.

E é exatamente com essa tecnologia que a Gryfo trabalha. Usamos o reconhecimento facial para facilitar o dia a dia das pessoas, além de dar mais segurança digital para as soluções tecnológicas.

Passivo

Já no caso do reconhecimento facial passivo, é usado para fins de segurança, onde é possível monitorar os rostos de cidadãos e transeuntes nas ruas e locais públicos.

Neste caso, a pessoa não sabe e, muitas vezes, nem percebe que está sendo monitorada e a sua biometria facial está sendo registrada e digitalizada.

É através de um enorme banco de dados, onde informações são cruzadas, que o Governo e os órgãos de segurança conseguem monitorar os cidadãos e assim identificar possíveis suspeitos ou foragidos, por exemplo.

Aqui no Brasil este serviço já existe desde 2019, onde as câmeras de reconhecimento facial ajudaram a identificar um suspeito durante a folia do carnaval de Salvador (BA).

E desde então, permitem que suspeitos e criminosos possam ser encontrados em situações que até mesmo eles não esperam.

Benefícios do reconhecimento facial 

É eficiente contra fraudes e roubos

Essa tecnologia, quando comparada com as senhas, por exemplo, tem muito mais eficiência em combater tentativas de fraudes e roubos. Isso porque, o que é solicitado pelo usuário, é algo que mais ninguém tem igual, a sua biometria facial.

Não tem como esquecer

Estamos falando da sua biometria facial, é algo que não tem como tirar de você ou ser esquecido. Você não precisa memorizar ou anotar em algum lugar. A única coisa que você precisa é do seu rosto. Isso evita problemas em ter que gerar novas senhas por conta de bloqueios após errá-las.

Traz mais segurança

Por se tratar de algo que não pode ser copiado e nem esquecido, ao optar por essa modalidade você ganha muito mais segurança para os seus processos, seja ele físico ou digital. 

Melhora a experiência do usuário (UX)

Como estamos falando de uma tecnologia que traz muitos benefícios e mais segurança para o usuário, é natural que a experiência que ele tem também melhore, permitindo um processo de onboarding mais rápido e com menos problemas.

Além disso, empresas que buscam se destacar no mercado atual, precisam se preocupar em proporcionar a melhor experiência ao seu usuário, afinal a competitividade está cada vez mais alta e o cuidado com o usuário pode ser um importante diferencial.

Se você deseja implantar a tecnologia do reconhecimento facial ativo na sua empresa ou tirar possíveis dúvidas, teremos prazer em te ajudar. Entre em contato conosco!

Posted in Reconhecimento Facial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *