API de Liveness detection

API de Liveness detection: como melhorar sua segurança digital

O API de Liveness Detection surge como uma tecnologia capaz de driblar os principais problemas de segurança de reconhecimento facial. Através do Liveness Detection é possível identificar a identidade de uma pessoa real, descartando assim qualquer outro truque para burlar o sistema, como imagens, vídeos ou máscaras.

Infelizmente, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, os sistemas de reconhecimento facial são alvo de fraudes. Por isso, a utilização de um API de Liveness Detection é de suma importância para garantir a integridade do ambiente que está sendo acessado.

Com a tecnologia Liveness Detection é possível verificar a semelhança entre a imagem recebida e os dados contidos no sistema utilizando a inteligência artificial e redes neurais aplicadas à detecção de faces.

O Liveness Detection é uma tecnologia que pode se dividir em duas categorias: passiva e ativa, as quais podem ser usadas separadamente ou em conjunto. No artigo de hoje, trouxemos para você em detalhes sobre a categoria liveness detection passivo.

E aí, ficou curioso(a) para entender melhor como funciona esse sistema? Então fica aqui com a gente e veja os principais tópicos sobre API de Liveness Detection.

O que é liveness detection passivo? 

Antes de apresentar a você o que é o liveness detection passivo, é necessário a compreensão de como funciona um sistema de biometria facial. 

Basicamente, essa tecnologia utiliza algoritmos matemáticos para realizar o mapeamento de pontos biométricos da face. Ou seja, o sistema seleciona alguns pontos importantes do rosto, como a distância dos olhos, espaçamento das sobrancelhas, cicatrizes e contornos faciais. Esses pontos geram um código que é correspondente à biometria facial de cada pessoa.

Um API de Liveness Detection é uma tecnologia capaz de detectar se a identificação está sendo feita com uma pessoa real e viva. Dessa forma, o sistema pode descartar truques como imagens, vídeos ou máscaras. Com isso, essa ferramenta pode garantir que o seu ambiente está sendo acessado por um ser humano presente fisicamente.

O sistema que conta com um API de Liveness Detection é capaz de combater fraudes de identidade para os casos de prova de vida, onde é necessário atestar que é o próprio indivíduo que está fazendo todo processo. Assim, o uso da tecnologia de reconhecimento facial é capaz de reconhecer falsificações.

Como funciona o liveness passivo? 

A tecnologia de Liveness Detection Passivo barra as ações de fraudadores que podem ser direcionadas a essa solução. Tendo em vista que a tecnologia é voltada para o reconhecimento de uma pessoa real e viva, o Passive Liveness Detection ou Prova de vida passiva não exige que o usuário faça interações.

Isso porque a tecnologia utiliza algoritmos para detectar indícios de que imagem não é real baseando-se em características como iluminação, padrões dos pixels, entre outras.

No caso do Liveness Detection Ativo ou Prova de vida ativa é solicitado do usuário a realização de uma ação que dificilmente poderia ser copiada, como movimentos faciais como sorrisos, movimentos com os olhos e cabeça.

Como no caso do Liveness Detection passivo não são solicitados gestos para a validação, muitas organizações têm optado por ela, visto que a entrada de movimentos pode dificultar e demorar a identificação. 

Como essa demora gera transtornos e atrasos, causando insatisfação no usuário, a prova de vida passiva é mais cômoda,  com a identificação do rosto com alta qualidade, para uma verificação de identidade eficaz.

De acordo com um estudo feito pela Gryfo, chegou à conclusão de 99,991% de precisão nos resultados de liveness detection, com identificação de 375.084 de 375.115 das imagens fraudulentas. 

Qual a importância dessa tecnologia para a segurança do reconhecimento facial? 

Sem dúvidas, a tecnologia de Liveness Detection é uma das principais maneiras de evitar falhas na segurança e ações de fraudadores. Visto essas características, se torna possível identificar a vivacidade de um indivíduo no momento da verificação da identidade.

Há casos em que os sistemas de reconhecimento facial são driblados com o uso de fotos para substituir um rosto vivo. Com a implantação de um API de Liveness Detection é possível impedir que isso aconteça, tendo em vista que o sistema é capaz de reconhecer os aspectos semelhantes aos reais.

Tendo em vista a sua eficiência e praticidade na utilização, setores privados e públicos têm utilizado essa ferramenta para os mais diversos processos, desde acesso a sistemas até mesmo permissões de acessos restritos.

API de liveness detection passivo Gryfo

Como você viu, contar com um sistema de Liveness Detection passivo torna o reconhecimento facial muito mais seguro para a sua empresa para o controle de acesso digital seguro.

E para te ajudar, a Gryfo tem a melhor solução dessa tecnologia para você!

Nossa API de liveness detection passivo é de fácil integração, sendo uma ótima opção para clientes que desejam incorporar a verificação biométrica facial e a prova de vida em seus processos de onboarding e de registro de ponto. 

Essa tecnologia proporciona uma camada adicional de validação, tornando as chances de ocorrência de fraude de identidade ainda mais difíceis.

Investimos em tecnologias do futuro, baseadas em inteligência artificial, bem como aprendizado computacional para você ter maior segurança digital e agilidade.

Nossa solução completa de biometria facial proporciona facilidade, 99,8% de acertos mesmo com baixa iluminação e, pelo menos, 50% de economia para sua empresa.

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre a nossa solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *