liveness detection gryfo

Liveness Detection: conheça como funciona

O Liveness Detection impede que falsificadores se passem por você!

Os avanços digitais têm ditado como nos relacionamos, seja na vida pessoal ou nos negócios. E nesse crescimento emergente de novas tecnologias digitais, o reconhecimento facial tem sido destaque.

Avaliando os padrões da face, para realizar a identificação do usuário, essa ferramenta de biometria analisa os traços do rosto do indivíduo eletronicamente. Por ser um método prático de identificação, o reconhecimento facial chegou para ficar.

Contudo, se essa tecnologia analisa traços faciais, como é possível garantir a confiabilidade? Como a ferramenta é capaz de entender que terceiros não estão usando uma foto para fraudar a identificação?

Essa é a função do Liveness Detection ou prova de vida, que impede que falsificadores utilizem vídeos, máscaras, rostos falsos ou fotos para manipular o sistema.

Você sabe como essa tecnologia funciona e quais os seus benefícios? Neste artigo, você entenderá o que é a Liveness Detection e como ela garante que o indivíduo identificado está vivo, impedindo proofness.

Veja o que você irá encontrar nesta leitura:

  • O que é a Liveness Detection?
  • Liveness Detection Ativo
  • Liveness Detection Passivo
  • Benefícios dessa tecnologia
  • Como posso implementar em meu negócio?

O que é a Liveness Detection?

Os sistemas de biometria facial utilizam algoritmos matemáticos para realizar o mapeamento de diversos pontos da face, os quais são chamados de pontos biométricos.

Desses pontos, o sistema faz uma análise, por exemplo, entre a distância dos olhos, espaçamento das sobrancelhas, cicatrizes e contornos faciais.

Com essas características, um código é gerado, correspondente à biometria facial de cada pessoa.

Devido a facilidade de utilização, cada vez mais os setores públicos e privados estão se apropriando dessa ferramenta, sobretudo, para processos de compra e cadastros, permissões de acessos restritos e na proteção de fronteiras.

Embora os sistemas de reconhecimento facial sejam relativamente novos, os fraudadores já estão utilizando meios para contornar a tecnologia e acessar ambientes privados.

Tais problemas são solucionados com a Liveness Detection, uma tecnologia capaz de detectar se a identificação está sendo feita com uma pessoa real e viva, descartando qualquer outro artifício como imagens, vídeos ou máscaras, no sistema de biometria facial.

Dessa forma, a ferramenta garante a identificação da vivacidade, determinando que a máquina está fazendo uma interface com um ser humano presente fisicamente.

O objetivo da Liveness Detection é verificar a semelhança entre a imagem recebida e os dados contidos no sistema, diferenciando as características ao vivo das características de cópias.

Esse recurso torna o combate de fraudes de identidade eficaz, nos casos de necessidades de prova de vida, em que é possível analisar se é o próprio indivíduo que está fazendo todo processo, através da inteligência artificial e do uso de redes neurais aplicadas à detecção de faces, que reconhecem proofness (falsificações).

Para essa tarefa, a Liveness Detection se divide em duas categorias, as quais podem ser usadas separadamente, mas que também demonstram muita eficiência quando são utilizadas juntas. Acompanhe quais são.

Liveness Detection Ativo – Prova de vida ativa

A Active Liveness Detection ou Prova de vida ativa solicita que o usuário faça uma ação que dificilmente poderia ser copiada, e executada, por uma falsificação. Exemplos, são movimentos faciais como sorrisos e movimentos com os olhos.

Essa categoria também pode incorporar outras modalidades como o pressionamento de tecla e reconhecimento do alto-falante, podendo ser utilizado como auxiliar para a análise de movimentos da boca e determinar a veracidade da detecção.

A tecnologia tem sido tão eficaz, que começou a ser utilizada em 2020, por conta da pandemia e necessidade de isolamento social, pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

De fato, a ferramenta conseguiu promover aos segurados agilidade e segurança no processo do INSS, sem precisar de deslocamento físico até uma agência.

Liveness Detection Passivo – Prova de vida passiva

O Passive Liveness Detection ou Prova de vida passiva, por sua vez, não exige que o usuário faça interações.

Essa modalidade utiliza algoritmos para detectar os indicadores da imagem que não é viva, sem interação.

Assim, garante-se a segurança pela detecção de micro variações de iluminação e ângulos das imagens que enviam, funcionando como um filtro anti-spoofing (anti-fraude).

Na prova de vida passiva, captura-se os dados biométricos do rosto com qualidade alta, para uma verificação de identidade eficaz.

Como nessa categoria não são solicitados gestos para a validação, muitas organizações têm optado por ela.

Isso porque, a realização de uma entrada de movimentos pode dificultar e demorar a identificação. O que, a depender da atividade, pode gerar transtornos, atrasos e, consequentemente, insatisfação no usuário.

Benefícios dessa tecnologia

Por conta da eficiência da prova de vida em processos de reconhecimento facial, muitos segmentos estão melhorando suas demandas com essa tecnologia.

Conheça os principais benefícios extraídos da Liveness Detection no reconhecimento facial:

Valoriza a segurança nos processos

A segurança de uma identificação precisa controlar de maneira mais assertiva o acesso de pessoas em qualquer ambiente, seja ele virtual ou físico.

Assim, a tecnologia fornece maior segurança em sistemas e acessos de informações privadas ou sigilosas.

Otimiza cadastros e logins

Em plataformas digitais que necessitam de cadastros, muitas vezes os processos se tornam mais demorados com a validação de login e senha.

Dessa maneira, o reconhecimento facial facilita e otimiza os cadastros, tornando as operações mais ágeis.

Reduz a incidência de roubo de identidades e fraudes

A face contém características únicas, exclusivas e inerentes a cada indivíduo. Por isso, essa ferramenta diminui significativamente ações fraudulentas que tentam roubar identidades.

E em comparação às senhas, os dados biométricos são muito mais difíceis de fraudar ou roubar.

Automatiza processos

O processo de prova de vida reduz muito a necessidade de intervenção humana. Até porque, essa é uma tecnologia eficiente, que elimina várias etapas, automatizando processos.

Ajuda nos trabalhos home office

Estamos em um momento de enfrentamento à pandemia do Coronavírus, considerada uma das maiores vividas pela humanidade.

Por isso, a sociedade precisou se adaptar à demanda atual: menor contato possível para evitar a contaminação.

Surgiu então, como possibilidade de continuação das atividades, o home office, que apesar de já existir, ganhou maisforça atualmente. E muitos problemas de validação de identidades na empresa têm sido solucionados através da prova de vida.

Com isso, a empresa promove segurança aos colaboradores, bem como aos dados sensíveis da empresa.

Exclui o risco de esquecimentos de senhas

Esquecer senhas e ter que recadastrar uma nova, muitas vezes, gera desconforto em plataformas digitais.

Principalmente em operações bancárias, que, em grande maioria, exigem comparecimento nas agências para a ativação da nova senha. Nesse contexto, a prova de vida reduz esse desconforto.

Melhora a experiência do usuário (UX)

Com todos esses benefícios, certamente, o reconhecimento facial seguro melhora muito a experiência do usuário, já que garante um processo onboarding rápido, sem recusas e com menos erros.

No mercado atual, com a competitividade em alta, as empresas que se destacam na preferência do consumidor são as que proporcionam melhores experiências no processo.

Solução eficiente e de baixo custo

Ao contrário do que muitos imaginam, essa é uma solução eficiente e de custo acessível.

Sem falar, nas economias que proporciona a empresa reduzindo fraudes, agilizando processos, propiciando respostas rápidas e ajudando, ainda, no aumento da taxa de conversão de clientes.

Ou seja, essa é uma forma de obter resultados positivos, eficientes e que promovem a economia. Modernizando assim, a organização.

Como posso implementar em meu negócio?

Como vimos, a prova de vida tem inúmeros benefícios que reforçam a segurança de dados de empresas, clientes e colaboradores.

É possível utilizar a tecnologia de reconhecimento facial, por exemplo, pela segurança pública, para identificar pessoas procuradas pela justiça, de forma automatizada.

Para empresas privadas que trabalham com transações, é possível utilizar essa tecnologia como metodologia exclusiva de validação. Tornando os processos muito mais simples.

Além disso, é uma excelente maneira de controlar o acesso de funcionários em ambientes restritos como cofres ou laboratórios. Sem falar que possibilita, também, facilidades para o RH com controles de ponto efetivos, isto é, sem alterações.

Agora que você já sabe como a Liveness Detection torna o reconhecimento facial muito mais seguro, está na hora de pensar na modernização da sua empresa, fornecendo tecnologia de ponta e controle de acesso digital seguro.

Pensando nisso, a Gryfo tem a melhor solução para aumentar sua base de clientes, e além disso, otimizar seus resultados.

Nossa empresa investe em tecnologias do futuro, baseadas em inteligência artificial, bem como aprendizado computacional.

Desse modo, criamos o SDK (Software Development Kit) mais prático e eficiente, para a verificação de identidade por reconhecimento facial do mercado.

Essa solução proporciona facilidade, 99,8% de acertos mesmo com baixa iluminação e, pelo menos, 50% de economia para sua empresa.

Você quer abrir novos mercados de tecnologia e garantir economia? Então fale com um consultor e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Posted in Reconhecimento Facial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *