linguagens de programação para inteligência artificial

Top 4 melhores linguagens de programação para inteligência artificial

Se você quer entrar para a área de tecnologia, e mais especificamente, trabalhar no campo da inteligência artificial, saber quais são as melhores linguagens de programação para inteligência artificial é imprescindível para começar com o pé direito.

Aprender ou aprimorar habilidades e competências em tecnologia é importante para conseguir desenvolver projetos na área de inteligência artificial. Para te ajudar, destacamos neste artigo as 4 melhores linguagens de programação e suas vantagens para quem quer trabalhar com IA. Confira!

1. Java

Uma das melhores características da linguagem Java para projetos de inteligência artificial é a qualidade do suporte oferecido e grande uso em sistemas empresariais.

A linguagem Java é uma das mais utilizadas e conhecidas e é bastante recomendada para projetos em grande escala. Com essa linguagem de programação é possível rodar o programa em diversos sistemas. Isso acontece graças ao JVM (Java Virtual Machine), o hardware presente no programa.

Apesar de o foco maior ser direcionado para a linguagem Python (que vamos falar mais detalhadamente abaixo), uma das bibliotecas de machine learning e deep learning (aplicações essenciais da inteligência artificial), o TensorFlow do Google, também está disponível para programadores que utilizam a linguagem Java. Isso representa uma grande oportunidade para adentrar a área de IA utilizando este tipo de linguagem para criar projetos em inteligência artificial.

2. Python

Se você está ingressando no universo da inteligência artificial e quer aprender a programar, em algum momento você certamente encontrará e precisará usar a linguagem Python. Isso acontece porque esta é a linguagem mais utilizada por desenvolvedores de projetos em IA.

A linguagem de programação Python consegue testar e ler algoritmos complexos com bastante facilidade e utiliza diversas bibliotecas específicas para desenvolvimento de programas de machine learning, como o NumPy, Pandas e scikit-learn. Contudo, ela não se limita a isso, e também conversa com o universo do Big Data, sendo amplamente utilizada para a análise de dados. 

Para programas de deep learning, algumas APIs mais utilizadas são TensorFlow do Google, e Keras, o que torna essa linguagem de programação uma das melhores para se trabalhar com inteligência artificial.

3. Swift

A linguagem de programação oficial do sistema iOS, Swift passa a ser uma ótima opção para desenvolvimento de programas em inteligência artificial, principalmente deep learning, após sua integração ao TensorFlow e suporte oficial aos recursos de visão computacional e IA da própria Apple. Sendo assim, uma grande porta de entrada para a IA em mobile.

Desde a integração do Swift para TensorFlow (S4TF), essa se tornou uma opção interessante por sua flexibilidade e agilidade de processamento e economia de memória, além de ser uma linguagem acessível para quem está começando na área, pois é mais fácil de aprender.

4. JavaScript

Javascript não é a opção mais óbvia quando se fala em linguagens de programação para inteligência artificial, contudo, ela tem seus benefícios como excelente performance, rapidez e segurança.

Desde o lançamento do TensorFlow.js, alimentado pela WebGL, essa biblioteca consegue executar programas de machine learning com mais eficiência, mas é improvável que um programador aprenda Javascript somente para executar projetos em IA. 

Entretanto, é possível criar redes neurais artificiais em páginas web com facilidade através dessa linguagem de programação, além de ser possível utilizá-la em frameworks para dispositivos móveis, como o React Native. Apesar de não ser a mais utilizada, ela entra na lista justamente por apresentar diversas vantagens como as citadas anteriormente.

Agora que você já conhece as melhores linguagens de programação para inteligência artificial, você já pode escolher e começar a desenvolver uma dessas habilidades requisitadas para quem quer obter sucesso na área de inteligência artificial.

Se você já possui experiência na área e conhece alguma dessas linguagens de programação, inscreva-se agora mesmo para o banco de talentos da Gryfo e fique por dentro de oportunidades de trabalho na área!

Posted in Inteligência Artificial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *