inteligência artificial empresas gryfo

Inteligência artificial para empresas: conheça suas aplicações

Você já deve saber que a inteligência artificial é um dos pilares tecnológicos da transformação digital proporcionada pela Indústria 4.0, e que atualmente essa tecnologia é uma grande aliada de empresas nos mais diversos nichos do mercado atual, certo?

O uso da inteligência artificial para empresas promove vários benefícios como a automação de processos, o aumento da segurança, a viabilização de práticas inovadoras, uma tomada de decisão mais assertiva e eficaz, entre outros.

Assim, entender como esta tecnologia é aplicada no contexto organizacional se torna indispensável para se pensar em práticas mais eficientes e criar soluções inteligentes para os problemas que se apresentam no dia a dia da empresa e para os usuários de seus produtos e serviços.

Mas quais são as aplicações da inteligência artificial para empresas? Continue acompanhando a leitura e confira!

Aplicações da inteligência artificial para empresas

A inteligência artificial é uma grande aliada quando o assunto é impulsionar negócios, e suas aplicações são encontradas em diversas soluções inteligentes presentes no mercado, e que muitas vezes passam até despercebidas. 

Confira algumas delas abaixo:

  • Visão computacional: essa aplicação da inteligência artificial é utilizada para captar informações relevantes de imagens e vídeos para analisar dados de forma mais inteligente e tomar decisões mais assertivas a partir dessas análises. Uma solução prática desta aplicação são as tecnologias de reconhecimento facial e prova de vida. 
  • Machine learning: o aprendizado de máquina, ou machine learning é uma outra aplicação muito popular da inteligência artificial. Este método tem como premissa a identificação de padrões e a análise de dados de forma praticamente autônoma pelas máquinas, ou seja, requerendo o mínimo de intervenção humana para executar aquilo para o que foi programado. O machine learning é utilizado, por exemplo, na detecção de fraudes em sequências temporais de dados, como transações bancárias.
  • Deep learning: o deep learning, por outro lado, utiliza um sistema de redes neurais com centenas de camadas de processamento, ou seja, analisa dados de forma mais aprofundada e é capaz de aprender, decodificar e encontrar soluções de forma autônoma e até fazer análises preditivas. Podemos perceber a aplicação do deep learning em soluções como as tão utilizadas assistentes virtuais, como Siri, Alexa e Cortana.

E você, já conhecia as aplicações da inteligência artificial para empresas? Que outras aplicações da inteligência artificial você conhece?

Se quiser ficar por dentro de outras novidades sobre o tema, acompanhe a página da Gryfo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *