gryfo habilidades profissionais em empresas de tecnologia

Habilidades profissionais em empresas de tecnologia: quais são as mais procuradas

Saber o que mais tem sido requisitado quanto às habilidades profissionais em empresas de tecnologia é essencial para ficar por dentro do mercado e das inovações tecnológicas.

Isso significa que todo profissional da área de TI deve ter essa e outras informações na ponta da língua e na ponta dos dedos se quiser realizar um trabalho de qualidade em seu campo de atuação.

Pensando nisso, selecionamos para você as principais tendências do assunto e sobre esse mercado, com foco nas habilidades mais necessárias para uma atuação de excelência. 

Preparado? Então acompanhe os tópicos a seguir:

  • Principais exigências de habilidades profissionais em empresas de tecnologia
  • Conheça outros tipos de habilidades
  • Linguagens de programação mais requisitadas

Principais exigências de habilidades profissionais em empresas de tecnologia

Ao saber quais são as principais exigências em relação às habilidades profissionais em empresas de tecnologia, você pode demonstrar amplamente todo o seu potencial, se dar bem nos processos seletivos e conquistar a vaga que você sempre quis. Confira a nossa lista!

  • Experiência comprovada com IA – O trabalho com IA (Inteligência Artificial) demonstra que você tem domínio sobre algo que praticamente reina no mercado tecnológico atualmente, tendo mais chances de se destacar no processo seletivo;
  • Entendimento e atuação em analytics e dados – As empresas de tecnologia estão sempre conduzindo análises de dados e estatísticas, cruzamento e compilação de dados através de algoritmos e ciência dos dados. Por isso, os recrutadores buscam profissionais de tecnologia completos e que tenham facilidades nesse tipo de trabalho;
  • Prática com métodos ágeis – As startups estão constantemente empregando novos talentos da tecnologia. Como os métodos ágeis são fundamentais para o desenvolvimento dessas empresas, os profissionais contratados precisam ter experiência na área. Em outras palavras, já que as metodologias ágeis andam lado a lado com oportunidades de trabalho, procure desenvolver suas habilidades com XP, Scrum ou Kanban, por exemplo.

Além de tudo isso, ter familiaridade com a nuvem, capacidade de integrar equipes compostas por profissionais multi-competentes e de gerenciar projetos, são habilidades de tecnologia que podem ser de grande ajuda!

Conheça outros tipos de habilidades 

Você já ouviu falar de soft skills e hard skills? 

Esses são outros tipos de habilidades que estão verdadeiramente com tudo no mercado de tecnologia.

As soft skills são as habilidades em alta no mercado. Elas variam conforme as demandas no mercado, mas, de acordo com o cenário atual, você pode apostar em habilidades como: boa relação interpessoal, adaptação ágil ao trabalho remoto, resolução de problemas, comunicação assertiva, empatia durante o feedback e autogerenciamento.

Já as hard skills são as habilidades mais difíceis de demonstrar. Ou seja, um grande motivo para você focar nelas, certo?

Entre as mais desejadas estão as habilidades com: cibersegurança, computação em nuvem, analytics, desenvolvimento web, aplicações mobile e, claro, a ciência de dados.

Linguagens de programação mais requisitadas

As linguagens de programação são, além de uma forma de comunicação padronizada, a base para realizar aplicações mais eficientes e modernas. Vamos saber quais são as mais importantes?

  • Java – No topo das mais populares, o Java é uma linguagem de programação que está presente nas principais aplicações do mercado, em especial para softwares corporativos;
  • Python – Além da eficiência, a agilidade e facilidade do uso em Python faz dele uma escolha fácil dos profissionais iniciantes. Entre os cases de sucesso podemos citar diversas startups, o Pinterest, o YouTube e o SurveyMonkey;
  • Linguagem R – Essa linguagem é extremamente buscada, especialmente utilizada em análise estatística de grande volumes de dados o que costuma resultar em uma boa remuneração. Os sistemas de machine learning explicam tal alta remuneração, bem como as excepcionais bibliotecas e referências para desenvolvimento de algoritmos matemáticos;
  • Swift – Swift é a linguagem responsável pelo iOS. O sistema dispensa apresentações, mas merece ênfase quanto à inabalável ascensão no mercado. Assim, quem quer trabalhar com os aplicativos de iPhone deve prestar atenção às vantagens, detalhes, códigos e demandas dessa linguagem.

Essas linguagens e habilidades profissionais em empresas de tecnologias podem fazer ainda mais parte da sua realidade. Junte-se ao time da Gryfo e extrapole os limites da tecnologia assim como nós!
Clique aqui e inove com a gente!

Posted in Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *