biometria facial para controle de acesso

Como integrar a biometria facial para controle de acesso?

Em diversos segmentos do mercado, a biometria facial para controle de acesso já é utilizada. Isso significa que atualmente lidamos com uma das tecnologias mais promissoras e eficientes em termos de otimização e segurança de dados.

É possível que a disseminação do uso tenha sido acelerada por conta da pandemia da COVID-19. Especialmente para manter a segurança do controle de acesso enquanto preserva as orientações de distanciamento físico.

Ou seja, a biometria facial é um instrumento tecnológico que pode agregar muito valor à sua empresa. Quer saber como integrar isso ao controle de acesso de seus colaboradores e clientes? Então basta acompanhar os tópicos a seguir:  

  • Como utilizar a biometria facial para controle de acesso?
  • Qual a função da biometria facial como recurso para controle e registro de acesso?
  • Quais as vantagens de integrar o Reconhecimento Facial na solução tecnológica de controle de acesso?

Como utilizar a biometria facial para controle de acesso?

Para integrar a biometria facial para controle de acesso não é preciso muito. As imagens dos rostos para fazer o cadastro e uma plataforma de reconhecimento facial já é o suficiente. 

Claro que essa é a versão simplificada, mas, no geral, esses dois elementos já oferecem o necessário para fazer com que a sua empresa se torne mais moderna e segura. Em nossas faces, por exemplo, existem mais de 80 pontos nodais que tornam cada pessoa única em suas características.

A plataforma de reconhecimento facial tem a tecnologia que proporciona a identificação desses pontos e feições presentes nos rostos. Isso é feito através do mapa completo da estrutura que os pontos formam, resultando no sucesso da biometria.

A integração entre a biometria facial e o controle de acesso se torna possível quando o sistema coleta as imagens/dados, realiza seus registros e codificações para que cada face passe a ser uma chave de acesso. O reconhecimento (ou não reconhecimento) de cada uma delas determina se esse acesso será permitido ou negado.

Qual a função da biometria facial como recurso para controle e registro de acesso?

De forma mais específica, a função da biometria facial para controle de acesso vai variar de acordo com o campo que ela é empregada. Por exemplo:

Instituições bancárias

Nesse cenário, a finalidade da biometria facial é atuar como uma ferramenta de defesa contra fraudes de acesso que prejudicam financeiramente tanto a instituição, quanto o cliente. Além disso, a segurança e a agilidade de transações tornam a experiência mais satisfatória para os usuários. 

Laboratórios e outras salas privadas

Esses são os tipos de ambientes onde o controle de acesso é imprescindível. A função da biometria facial para esse registro e restrição é assegurar a integridade dos materiais que, geralmente, só podem ser manipulados por pessoas autorizadas.

Aeroportos

O aeroporto é um local onde muito se preza a agilidade e a segurança. A biometria facial nesse contexto tem a função de acelerar processos de embarque e garantir que os passageiros estejam seguros e não ofereçam risco para os outros.

E na sua empresa, qual seria a função desse recurso? Como você poderia se beneficiar disso? Confira no próximo tópico!

Quais as vantagens de integrar o Reconhecimento Facial na solução tecnológica de controle de acesso?

A seguir, você vai conhecer algumas das principais vantagens de adotar essa tecnologia na rotina de controle de acesso em seu negócio:

  • Agilidade: Apenas a aproximação da pessoa já resulta na permissão ou impedimento do acesso dela. Isso faz com que o processo se torne muito mais rápido do que o de costume;
  • Ausência do contato físico: Diferentemente dos demais dispositivos de controle de acesso, a plataforma de reconhecimento facial dispensa qualquer nível de contato físico, tornando o processo benéfico até para a sua saúde;
  • Segurança: Por mais que as pessoas possam ser parecidas, cada uma tem pontos nodais únicos. A biometria facial considera esses pontos e impossibilita fraudes de acesso. Isso torna o ambiente que se protege realmente preservado;
  • Gestão em tempo real: A plataforma de reconhecimento facial pode estar integrada em diversos dispositivos. Isso faz com que a empresa possa gerir com mais precisão o acesso, a frequência do colaborador e qualquer outros dados que você queira ou precise. Tudo isso em tempo real.

Com tantos benefícios, a biometria facial para controle de acesso se mostra, de forma progressiva, uma necessidade. Por isso, confira as soluções da Gryfo e saiba como aplicá-las em sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *