gryfo controle de acesso com reconhecimento facial

Controle de acesso com reconhecimento facial: 5 benefícios

Você conhece a tecnologia de Reconhecimento Facial (RF)? Parece história de filme de ficção, mas esse tipo de biometria já é realidade e tem se tornado cada vez mais requisitada para a identificação digital.

Sem a necessidade de contato, como a leitura de impressão digital ou apresentação de credenciais, a validação da identidade ocorre de forma rápida e eficaz.

Isso porque, o RF identifica pontos da face únicos, inerentes a cada pessoa, que tornam possível a comprovação.

Essa tecnologia vem sendo implementada em vários segmentos para finalidades diversas. Uma delas é o controle de acesso, muito utilizado em organizações que precisam restringir e proteger determinados ambientes.

Nesse post, confira 5 benefícios que o controle de acesso com RF proporciona. Acompanhe a leitura!

1. Rapidez e praticidade

2. Inexistência de contato físico

3. Maior segurança

4. Permite o controle nos ambientes

5. Automatização

1. Rapidez e praticidade

A biometria por RF é feita através da análise dos chamados pontos nodais, a partir de uma simples aproximação da face ao dispositivo.

Esse processo de reconhecimento, apesar de complexo, é feito rapidamente, durando de 1 a 5 segundos, no máximo.

Dessa forma, otimiza o tempo dos usuários, evitando transtornos com autenticação de senha ou problemas na validação da biometria digital como lesões na pele e superfícies molhadas.

2. Inexistência de contato físico

Inegavelmente, a pandemia causada pelo novo Coronavírus exigiu a mudança de comportamento de todos, fazendo necessária a incorporação do distanciamento social.

Por isso, dispositivos de controle de acesso que precisem de qualquer tipo de contato não são a melhor opção.  E essa é uma tendência prevista para os próximos anos, pois alguns estudos já apontam a possibilidade de novas epidemias e pandemias.

Assim, essa tecnologia atende a necessidade da sociedade atual e futura.

3. Maior segurança no controle de acesso através do reconhecimento facial

Ao contrário do que muitos pensam, essa é uma tecnologia segura que torna a fraude muito mais difícil.

Até porque, roubar dados de reconhecimento facial é muito mais complexo do que o roubo de uma senha, por exemplo.

Além disso, muitas das ferramentas de RF têm sido desenvolvidas com tecnologias sofisticadas, capazes de identificar facilmente indicadores de que a imagem não é viva, como fotos, máscaras ou qualquer outro recurso para a falsificação.

4. Permite o controle nos ambientes

Muitas empresas possuem locais com objetos ou dados sensíveis, os quais precisam ser monitorados. 

Nesse sentido, a biometria facial identifica funcionários e visitantes que tiveram acesso aos espaços da organização.

Dessa maneira, fica mais fácil estabelecer o controle nos ambientes, auxiliando também no levantamento de dados nos momentos de auditoria.

5. Automatização do controle de acesso com o reconhecimento facial

Uma tendência crescente nas empresas é a implementação de processos automatizados. Não pela substituição do homem pela máquina, mas pela necessidade de colocar as pessoas em tarefas estratégicas e as máquinas em processos repetitivos.

Logo, a tecnologia de RF dispensa que profissionais confiram credenciais, garantido o reconhecimento impecável, sem falhas ou interrupções.

Dessa maneira, a equipe de segurança consegue atuar de maneira mais efetiva com outras demandas que precisam do olhar analítico humano.

Como vimos, através dessas 5 vantagens fica claro que o reconhecimento facial para o controle de acesso é um ótimo aliado na segurança, permitindo portanto, modernidade, praticidade e eficiência.

Gostou desse conteúdo? Mantenha-se informado e conheça mais sobre as inovações com reconhecimento facial através do nosso blog. A Gryfo tem sempre um conteúdo atualizado para tirar suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *