autenticação biométrica gryfo

Autenticação biométrica: entenda porque é fundamental para sua solução

Autenticação biométrica é um conceito que faz parte da segurança de dados onde o acesso é autenticado através de informações biométricas, como a face, a impressão digital, a voz, a palma da mão ou a retina ocular.

De forma arrebatadora, a autenticação biométrica se tornou um componente crucial para as empresas criarem estratégias eficazes e se destacarem no mercado. Quer entender a razão disso e saber como o recurso pode se adaptar à sua própria solução tecnológica? É só continuar a leitura!

  • O que é autenticação biométrica?
  • Quais são os tipos de autenticação biométrica?
  • Quais são as principais vantagens da autenticação biométrica?

O que é autenticação biométrica?

Podemos definir a autenticação biométrica como o reconhecimento e a comprovação de uma pessoa utilizando características do comportamento ou do físico dela. 

Esse modelo de autenticação é utilizado como forma de acesso para clientes e colaboradores o que, indiscutivelmente, emprega maior grau de praticidade, eficácia e segurança quando comparada ao acesso por meio do login e senha (e suas combinações esquecíveis e de baixa segurança), cartões de acesso e afins.

Em resumo, a autenticação biométrica é um sistema mais rápido, menos frágil e não fraudulento.

Quais são os tipos de autenticação biométrica?

O mercado é um ambiente plural, por isso, existem diferentes formas de autenticação biométrica. Trouxemos as principais para que você possa avaliar:

Reconhecimento facial

A biometria facial é feita através do mapeamento de pontos do rosto da pessoa e do armazenamento desses dados para gerar uma impressão facial com a imagem salva no banco de dados. 

Esse tipo de autenticação, feita por uma plataforma de reconhecimento facial, é um dos mais seguros, conhecidos e utilizados pelas empresas.

Reconhecimento por impressão digital

É um dos tipos de autenticação por biometria mais antigos e mais populares. Com ele, o reconhecimento é feito a partir dos sulcos e do padrão digital que é único e pessoal. 

Essa modalidade é praticamente onipresente no mercado, porém muitas empresas reclamam por conta das inevitáveis falhas.

Reconhecimento ocular

A biometria por reconhecimento ocular pode ser feita pela leitura da íris ou da retina da pessoa. 

Para esse tipo de reconhecimento são mapeados os padrões dos vasos sanguíneos presentes nos olhos ou são analisadas as cores (anéis coloridos) nos olhos. 

Esse tipo de autenticação é tão rápida quanto a facial, porém é de difícil obtenção e exige um hardware especializado.

Reconhecimento pela palma da mão

A autenticação que faz o reconhecimento pela palma da mão, usa raios infravermelhos para tornar a ação possível. 

No processo, são captados e identificados padrões das veias que estão presentes na palma de nossas mãos. Como os demais tipos de reconhecimento, a autenticação compara a imagem previamente captada com os dados que foram registrados a partir dela.

Dá para imaginar os inúmeros benefícios de cada um desses tipos de autenticação? Pois, além de imaginar, você pode conferi-los no tópico a seguir!

Quais são as principais vantagens da autenticação biométrica?

Pronto para conhecer algumas importantes vantagens desse recurso? Lembrando que, por conta do seu nível de segurança, aplicabilidade, eficácia e praticidade, tomamos como exemplo a autenticação biométrica por meio do reconhecimento facial. Confira:

  • Impede fraudes de identificação;
  • Tem uma plataforma moderna que exige pouca configuração;
  • Responsável pela otimização de processos;
  • É um modelo de acesso mais conveniente e de melhor custo-benefício;
  • Prática mais rápida e sem contato físico;
  • Emprega mais credibilidade à empresa, pois empresas comprometidas com a segurança dos colaboradores e dos clientes passam confiança e seriedade.

E então, qual dessas vantagens mais combinam com a sua empresa? Ao escolher, combine com as soluções mais econômicas, mais eficientes e que entreguem recursos de Inteligência Artificial bem aplicados à Visão Computacional. 

Quer uma dica? Você encontra tudo isso na Gryfo! Conheça nosso site e encontre a solução de autenticação biométrica ideal para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *