gryfo plataforma de reconhecimento facial

Plataforma de reconhecimento facial: entenda como funciona e seus benefícios

Uma plataforma de reconhecimento facial é capaz de analisar pontos e especificidades das faces e atrelar tudo isso a uma identidade registrada no banco de dados do sistema.

O resultado disso, são inúmeras melhorias em termos de acessibilidade, segurança e registros que toda empresa deseja aproveitar. Se você quer fazer parte desse grupo, a Gryfo está mais que pronta para te ajudar! É só ficar de olho nas informações e vantagens que trouxemos sobre essa tecnologia. Confira! 

  • Como funciona a plataforma de reconhecimento facial?
  • Como a plataforma de reconhecimento facial costuma ser utilizada?
  • Quais são os benefícios dessa tecnologia?

Como funciona a plataforma de reconhecimento facial?

A plataforma de reconhecimento facial seria como um quebra-cabeça: cheio de pequenas peças separadas, porém, depois de montadas, tudo passa a fazer sentido. Primeiro, vamos conhecer quais são essas peças:

  1. Foto da face;
  2. Registro no sistema;
  3. Leitura da face;
  4. Codificação das informações;
  5. Cadastro da pessoa;
  6. Arquivamento no banco de dados;
  7. Elaboração da identidade no sistema.

Esse processo é muito semelhante à nossa visão e assimilação da informação em nosso cérebro. Ao olharmos para alguém pela primeira vez, geralmente, essa imagem fica em nossa memória. O reconhecimento é o acesso dessa memória quando expostos novamente à visão dessa pessoa.

Mas ao invés da visão humana, o recurso utilizado aqui é a visão computacional. Por ela, o sistema de reconhecimento facial usa softwares e algoritmos para mapear padrões faciais de diferentes complexidades de acordo com cada plataforma.

Agora, que tal desvendar e montar esse quebra-cabeça? 

Bom, na primeira etapa que é a foto da face, uma câmera captura a imagem de uma pessoa. Pode ser através de uma webcam, um celular, câmeras de segurança ou outros dispositivos semelhantes.

Essa câmera vai permitir a identificação de pontos importantíssimos em comum, como a distância entre os pontos nodais faciais, posição dos olhos, nariz e boca, comprimento entre eles, detalhes do queixo e das bochechas e tudo que forma a face.

Toda essa leitura detalhada do rosto vai fazer parte da identificação e do registro que é enviado para o sistema da plataforma. Isso se transforma em informações que são codificadas em uma sequência numérica e anexadas digitalmente. 

Uma vez que todos os dados são gravados e armazenados como algoritmos dentro do banco de dados, as informações podem ser solicitadas para reconhecimento através dos cálculos. Isso é possível porque foi criada uma identidade no sistema.

Agora ficou mais fácil, não é mesmo? Certamente, os setores que foram melhorados por conta da utilização dessa tecnologia concordam com essa afirmação. Conheça alguns dos principais usos no tópico abaixo!

Como a plataforma de reconhecimento facial costuma ser utilizada?

O uso mais simples e frequente da plataforma de reconhecimento facial já está presente no seu dia a dia. Se você gosta de tirar fotos e a câmera do seu celular é minimamente boa, é possível que você já utilize esse recurso. 

Hoje em dia, diversos smartphones têm a função de detectar rostos para aprimorar a qualidade da foto, ajustar a foto e enquadrar as pessoas no cenário. Quando não, é muito comum fazer uso de aplicativos com esse sistema de detecção.

A plataforma também costuma ser utilizada para facilitar o acesso das pessoas. Acontece que a biometria facial se torna uma nova versão de senhas mas, ao invés de utilizar a impressão digital, senhas numéricas ou palavras que são sempre esquecidas, a pessoa pode ter acesso aos seus dados a partir da sua própria face.

Por fim, a detecção facial é o recurso queridinho no mundo dos jogos. Enquanto uma das maiores apostas da indústria, em todo lugar você pode identificar a tecnologia nesse setor. Talvez você conheça como head tracking, mas é basicamente a leitura de movimentos do seu rosto e cabeça para que isso seja reproduzido no jogo. 

Quais são os benefícios dessa tecnologia?

O reconhecimento facial está pronto para atender as diferentes demandas da sua empresa, provando ser um recurso promissor. Vejamos alguns dos benefícios dessa tecnologia:

  • A plataforma de RF facilita o atendimento ao cliente e interfere direta e positivamente em sua satisfação;
  • A plataforma de RF também personaliza esse atendimento, o que fortalece a sua marca no mercado;
  • O reconhecimento facial é um grande aliado para o aumento de segurança de acesso e para redução de fraudes ligadas à identidade das pessoas;
  • A biometria facial é necessária em tempos de pandemia e distanciamento social evitando o toque, manipulação de aparelhos e aproximação física entre as pessoas;
  • É um tipo de autenticação mais prático e econômico em relação às demais tecnologias.

Interessado? Felizmente, a melhor plataforma de reconhecimento facial você encontra na Gryfo. Acesse o link e descubra algumas funcionalidades que você pode desfrutar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *