Reconhecimento facial para micro market: como funciona?
Durante a pandemia da Covid-19, diversos condomínios instalaram pequenas lojinhas de conveniência, denominadas de micro market.
Com isso, foi percebido que as taxas de roubo de produtos, em comparação entre lojas tradicionais e micro market, variou 3% para mais.
No entanto, as indicações dos lojistas que atuam nessa área são de que as aberturas devem continuar em ritmo acelerado nos próximos anos.
Os itens roubados da lista preferencial incluem cigarros, bebidas alcoólicas, sorvete e chiclete.
Apesar disso, os micro market são chamados de “mercado honesto”, pois funcionam sem vendedores e são pagos com meios eletrônicos que contam com a confiança do consumidor.
Neste artigo que preparamos para você, vamos te explicar melhor o que é micro market, como funciona e como o reconhecimento facial pode ajudar.
Boa leitura!
Micro Market: o que é?
As opções de compra estilo “self-service” estão disponíveis no micro market.
Os fornecedores de produtos podem criar lojas de diferentes tamanhos dentro das organizações de seus clientes. Isso é semelhante à configuração da loja de conveniência.
Desse modo, ao escolher os produtos desejados e embalá-los, o autoatendimento permite que os clientes realizem operações de micromercado. Isso leva a vendas não assistidas.
Lojas como essas fornecem acesso conveniente aos clientes em operações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles são encontrados em locais como condomínios residenciais e/ou corporativos.
Reconhecimento facial e micro market
Durante a pandemia do novo coronavírus, pagamentos e transações passaram para o mundo digital mais rapidamente do que qualquer outro evento.
Isso foi afirmado no relatório da Neotrust. Segundo o estudo, os brasileiros fizeram 78,5 milhões de compras no primeiro trimestre de 2021. Isso aumentou a receita do setor de pagamentos em 72,2%.
Com o aumento no setor, os especialistas prevêem que o uso do reconhecimento facial se tornará mais comum nos próximos anos. Isso facilita a identificação das pessoas e agrega praticidade e segurança tanto no processo de compra quanto no de venda.
Esse novo contexto também levou varejistas e consumidores a perceberem as vantagens dessa tecnologia. Confira a seguir!
- Jornada de compras do usuário
A inclusão do reconhecimento facial nos hábitos de compra levou os marketplaces a se prepararem.
As empresas que testam a segurança de seus produtos implementam o reconhecimento facial para evitar fraudes.
Ao passar por uma porta eletrônica, o comprador coloca seu rosto na câmera para verificação antes de sair com os produtos desejados.
Uma transação automatizada é então feita a partir das informações inseridas em sua conta, sem a necessidade de interação humana.
As principais plataformas, como PayPal e Apple Pay, usam reconhecimento facial para evitar fraudes no processamento de pagamentos.
Essas empresas também criam ferramentas que incorporam pagamentos digitais.
Esse fator impacta diretamente na jornada de compra do usuário em um micro market, por exemplo.
- Gestão interna do micro market
O reconhecimento facial também é uma alternativa para criar soluções que ajudem você a gerenciar sua loja.
Com ele, você pode melhorar o controle de acesso ao seu espaço físico.
Utilizar essa técnica para controlar a entrada e saída de pessoas pode ser interessante para reforçar a segurança, principalmente se sua empresa utiliza serviços terceirizados.
Além disso, o uso de reconhecimento facial diminui os riscos de roubo de produtos.
Atuação do reconhecimento facial para micro markets
Para evitar que roubos aconteçam, é interessante investir em fronteiras tecnológicas, como os sistemas de reconhecimento facial.
É possível também empregar um mecanismo antifurto que usa inteligência artificial para cruzar imagens de câmeras feitas em lojas com pagamentos feitos em caixas automáticos ou pelo aplicativo.
O reconhecimento facial usa a biometria para acessar alguém, as informações que cada pessoa carrega consigo.
Ao ser registrado em um dispositivo de reconhecimento facial, a inteligência artificial lê o rosto detalhadamente, coletando dados como distância entre o nariz e os olhos, tamanho do nariz, espessura dos lábios etc, e os codifica em números e sequência de números.
Essa sequência fica registrada como um “gabarito” em um banco de dados.
A partir disso, a câmera do equipamento irá reconhecer os cálculos daquele rosto e aprovar, automaticamente, a entrada.
Conheça agora outros benefícios do reconhecimento facial para micro markets!
- Conforto
Sempre que o usuário se aproximar do aparelho de leitura facial, o reconhecimento será realizado instantaneamente.
Com essa tecnologia, os moradores podem entrar no micro market sem a necessidade de pegar chaves na portaria ou o condomínio necessitar de várias cópias de chave.
Além disso, com o reconhecimento facial, também será possível realizar os pagamentos.
- Eficiência
O sistema de reconhecimento facial fornece uma triagem rápida, eficaz e rigorosa, pois identifica realmente as pessoas autorizadas ou não.
Além disso, há captura de rostos não conhecidos ou quando não captam o pagamento da compra.
- Proteção
Ainda hoje, a maioria dos edifícios usam fechaduras físicas. Uma grande desvantagem desse sistema é que qualquer pessoa com uma chave pode entrar a qualquer momento.
Com um bloqueio físico, não há como permitir apenas que usuários específicos acessem o local ou mesmo restringir o uso a horários específicos.
Com o reconhecimento facial, além de todas essas opções, é possível registrar quem entra e sai de um espaço, permitindo que o pessoal de segurança investigue as ocorrências caso ocorram.
Além disso, os rostos humanos são mais difíceis de falsificar e, portanto, mais eficazes na prevenção de fraudes.
Espaços que transmitem sensação de segurança aos moradores e inovam em tecnologia de segurança são mais atrativos para o mercado imobiliário.
Soluções como dispositivos de reconhecimento facial podem ser adquiridas e instaladas por empresas especializadas em segurança de apartamentos.
Quando estamos falando de uma tecnologia que traz muitos benefícios e mais segurança para o usuário, a experiência que ele tem naturalmente também vai melhorar, permitindo um processo de compra mais rápido e com menos problemas.
Além disso, empresas que buscam se diferenciar no mercado atual precisam se preocupar em oferecer a melhor experiência possível para seus usuários, pois a concorrência se torna cada vez mais acirrada e o atendimento ao usuário pode ser um importante diferencial.Se pretende implementar a tecnologia de reconhecimento facial ativo na sua empresa, ou no seu micro market, nós podemos te ajudar. Entre em contato com a gente!