biometria facial

A importância da biometria facial e suas principais tendências

A biometria facial tem ganhado cada vez mais popularidade, tornando-se essencial para a comodidade, experiência e segurança da população. 

Essa já era uma expectativa do mercado para soluções com reconhecimento facial. Porém, após a urgência mundial com os cuidados e higiene sanitária, essa tecnologia se mostrou uma ferramenta capaz de auxiliar no distanciamento social, tornando o retorno às atividades mais seguro, por diminuir o contato com superfícies. 

O crescimento tem sido tão expressivo que, de acordo com Allied Market Research, espera-se que o mercado de reconhecimento facial atinja US$ 9,6 bilhões ainda nesse ano de 2022, por conta de seu processo sem contato e de fácil implantação. 

Pensando nisso, trouxemos, neste artigo, as principais tendências de reconhecimento facial, bem como a importância dessa tecnologia e os benefícios que ela pode oferecer. 

Acompanhe os tópicos que separamos para essa leitura: 

  • Biometria facial: entenda seu funcionamento e importância
  • Por que o destaque dessa tecnologia?
  • Principais tendências 

Biometria facial: entenda seu funcionamento e importância 

Muitos não sabem, mas a nossa face possui cerca de 70 a 80 pontos, chamados de pontos nodais, que determinam suas características, porém pode-se ir muito além desse pontos, sendo comum derivar as dimensões dessas características. Dessa forma, a tecnologia de reconhecimento facial se baseia em Inteligência Artificial, funcionando através de machine learning (aprendizado de máquina) para aprender de forma autônoma. 

Após capturar a imagem, o sistema faz uma análise, gerando um código que corresponde a biometria facial de cada pessoa, determinando a identidade do indivíduo.  

Com isso, a tecnologia compara a imagem com os dados de base e determina as probabilidades das imagens serem iguais. Sendo positivo, a ação é liberada. 

Essa é uma tecnologia segura e prática. Entretanto, muitos fraudadores já tentaram burlar a biometria facial com uso de máscaras, fotografias ou outros artifícios.

Para tal finalidade, existem ferramentas capazes de fortalecer a segurança da biometria facial, como o Liveness Detection ou Prova de Vida

Com esse recurso, é possível identificar se a imagem recebida se trata de uma pessoa real ou apenas de um meio fraudulento. 

Por isso, com a utilização adequada e conjunta, a biometria facial se torna mais segura, indo além de uma simples detecção de semelhanças, passando a identificar e distinguir imagens estáticas, vídeos e pessoas em movimento. 

Por que o destaque dessa tecnologia? 

Vários segmentos estão desenvolvendo aplicações com a biometria facial. O interesse não é à toa, pois, além de ser uma tecnologia segura, proporciona praticidade e muito mais agilidade na validação da identificação de usuários. 

Exemplo disso, é o face match, uma tecnologia com reconhecimento facial capaz de identificar e relacionar imagens. Geralmente, essa aplicação é utilizada a partir de fotos de documentos e selfies obtidas. A intenção desse uso é reduzir fraudes, autenticar documentos, confirmar identidades em aplicativos e controlar o acesso de pessoas em diversos segmentos, sobretudo nas fintechs

Dessa forma, a biometria facial é uma tecnologia moderna e eficiente, que se integra de maneira muito proveitosa com outros sistemas. 

E em um momento de pandemia, seu uso se tornou mais necessário, visto que é essencial priorizar os métodos que evitem contato social e em superfícies. 

Principais tendências 

Por ser um meio contactless, ou seja, sem contato direto com itens como cartões e dinheiro, o reconhecimento facial tem sido fortemente implementado para pagamentos. 

Porém, outros segmentos têm aproveitado os benefícios que a biometria facial proporciona. Veja as principais tendências para os próximos anos: 

  1. Desbloqueio de smartphones

O desbloqueio de smartphones por biometria facial já é difundido, pois alguns dispositivos utilizam essa função e a proporção é que essa seja uma função ainda mais usada, principalmente para a segurança de dados nos casos de furto/roubo. 

  1. Transações bancárias

Algumas instituições financeiras já validam a identidade de usuários através do reconhecimento facial. Hoje, as aplicações estão voltadas para confirmação de operações bancárias, a fim de finalizar as transações de maneira efetiva sem uso de senhas. 

A tendência é utilizá-la para a conclusão de transferências, saques e muito mais, apenas com a leitura da biometria facial. 

  1. Validação de pagamento no varejo

Com essa funcionalidade, os clientes podem entrar em lojas, escolher os produtos que desejam e, através da biometria facial, executar o pagamento. 

Isso porque, dezenas de câmeras podem ser as responsáveis por monitorar o que o cliente coleta. Logo, esses itens são calculados e o valor é lançado automaticamente na conta do consumidor. 

  1. Estratégias de marketing

Esse mercado tem adotado estratégias inteligentes para atender melhor o mercado. Com o reconhecimento facial, é possível oferecer anúncios interativos, monitorar a reação dos clientes ao lerem esses conteúdos, ou ao usar os produtos e serviços da marca. 

Assim, captam seus sentimentos ao consumir, classificando como tem sido o impacto e relevância do que estão oferecendo. 

  1. Aplicação da lei 

Tanto para identificar foragidos, como para encontrar pessoas desaparecidas, a biometria facial tem sido benéfica e demonstra que continuará sendo.

Através de comparações com imagens do banco de dados, essa tecnologia ajuda a otimizar e facilitar o trabalho de policiais e outros órgãos empenhados nesses trabalhos.

  1. Marcador de ponto

Os sistemas de marcação de ponto também têm sido transformados por essa tecnologia. Através de um aparelho de marcação na empresa ou apenas com um celular com câmera, o funcionário pode registrar sua jornada de trabalho. 

A funcionalidade facilita o trabalho do RH, principalmente no que diz respeito a trabalhos feitos em locais remotos, sem acesso à internet.

  1. Controle de acesso

O controle de acesso está se tornando mais simples, rápido, seguro e sem riscos de contaminações com o reconhecimento facial. Por isso, seu uso deverá ser ainda maior para o controle de acesso em condomínios, empresas, aeroportos e em eventos de lazer. 

  1. Setor da saúde

No setor da saúde, o reconhecimento facial pode ser usado para rastrear pacientes deprimidos ou verificar e gerenciar níveis de dor crônica. Assim, a tecnologia ajudará a acelerar diagnósticos e tratamentos direcionados.

Já viu como são inúmeras as possibilidades para a utilização da biometria facial. E muitas outras funcionalidades poderão surgir daqui em diante. 

Se você também deseja fazer parte da inovação e entregar a melhor experiência, através das soluções de sua empresa, descubra como o reconhecimento facial pode alavancar seu negócio. Fale com um dos consultores da Gryfo e saiba mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *