liveness reconhecimento facial gryfo

A Importância do Liveness no Reconhecimento Facial

Já ouviu falar em Liveness Detection? As ferramentas de reconhecimento facial a cada dia se tornam mais relevantes e necessárias para promover segurança, agilidade e eficiência na validação de identidades. O Liveness Detection ou Prova de Vida é uma dessas tecnologias, utilizada para a prevenção de fraudes em sistemas de reconhecimento facial.

Apesar dos avanços referentes às soluções tecnológicas de segurança em operações empresariais, como as de biometria facial, os fraudadores estão sempre em busca de aprimorar seus esquemas e interferir na segurança proporcionadas por estas tecnologias.

O liveness detection é uma das formas de evitar essas falhas na segurança e impedir ações de fraudadores, pois é um recurso que utiliza elementos biométricos para identificar a vivacidade de um indivíduo no momento da verificação da identidade.

As práticas fraudulentas envolvendo falhas no sistema de reconhecimento facial são feitas, por exemplo, ao substituir um rosto vivo por uma foto. O liveness detection impede que isso aconteça, pois coleta elementos capazes de discernir os aspectos semelhantes dos reais (de uma pessoa viva).

Tipos de liveness detection

Existem duas formas de utilizar a tecnologia de detecção de vivacidade: o liveness detection ativo, onde o usuário é solicitado pelo sistema a realizar algumas ações específicas, como movimentos no rosto (um sorriso, uma piscada de olho, etc). 

E o liveness detection passivo, no qual a prova de vida é feita através da utilização de algoritmos que reconhecem a vivacidade do usuário, captando variações na iluminação do ambiente, ou avaliando a imagem utilizada para autenticar o usuário, entre outros. Esta abordagem não solicita nenhuma interação do usuário com o sistema.

Você deve estar se perguntando onde essa tecnologia está presente, certo?

Alguns exemplos onde esse recurso anti fraude é utilizado são:

  • Acessos a terminais de autoatendimento sem utilizar cartões;
  • Cadastros em aplicativos e plataformas, como instituições financeiras digitais;
  • Proteção e autenticação de usuários que acessam plataformas digitais, etc.

Já tinha parado para pensar na importância do liveness detection para tecnologias de reconhecimento facial? Me conte nos comentários!

E se gostou desse conteúdo, fique por dentro das nossas novidades no blog da Gryfo!

Posted in Reconhecimento Facial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *