gryfo o que é e-kyc

e-KYC: saiba mais sobre o que é este conceito!

Com a constante digitalização de processos organizacionais, adotar práticas ágeis para garantir a segurança de dados de uma empresa e de seus clientes é indispensável. O e-KYC é uma forma de aprimorar e agilizar ainda mais o processo de Know Your Customer (KYC).

Apesar de terem conceitos semelhantes, o KYC e o e-KYC diferem em termos de prática, uma vez que é a evolução do modelo tradicional de KYC.

Entenda neste artigo o que é e-KYC, qual é a sua importância e porque adotar esse processo na sua organização. Confira os tópicos a seguir!

  • O que é e-KYC?
  • Qual é a importância do e-KYC? 
  • Por que adotar este processo na sua empresa?

O que é e-KYC?

O KYC (Know Your Customer) ou “Conheça seu cliente”, é um prática de segurança relacionada ao processo de compliance das empresas, adotada por organizações para identificação e validação da identidade dos clientes. 

Essa prática dispõe de um conjunto de processos anti fraude, para prevenir práticas ilegais como falsidade ideológica, fraudes financeiras, financiamento ao terrorismo, lavagem de dinheiro, etc., que possam trazer danos à segurança da organização.

Com a transformação digital, a digitalização de processos se torna ainda mais necessária, e é exatamente isso que o e-KYC propõe: uma maneira mais ágil, segura e menos burocrática de exercer as obrigatórias práticas de Know Your Customer (KYC).

Assim, quando uma empresa adota o e-KYC, ela realizará a validação de seus clientes de uma maneira mais funcional e otimizada.

Qual é a importância do e-KYC?

A revolução digital têm impulsionado negócios à se adequarem às práticas mais atuais do mercado para manter bons resultados, otimizar processos, automatizar operações e ampliar as possibilidades para além do offline para sobreviver em um mercado extremamente competitivo.

Constantemente surgem soluções que utilizam machine learning, inteligência artificial, biometria facial, liveness detection, reconhecimento facial, etc. para melhorar processos empresariais. E é exatamente assim que surge a evolução do processo de KYC para e-KYC. 

O processo de KYC é feito de maneira manual, burocrática e offline, ou seja, envolve o envio de documentos para identificação inicial do cliente, o armazenamento de dados, e possíveis novas atualizações de validação dos clientes. Já o e-KYC, é feito de maneira remota, ágil e digital com o auxílio de soluções seguras e de alta tecnologia, como liveness detection e biometria facial para melhor atender às necessidades dos negócios.

Com essa otimização de processos para o formato digital, é possível aprimorar ainda mais a experiência dos usuários com as soluções das empresas e oferecer serviços mais especializados e adequados às demandas dos clientes.

Por que adotar este processo na sua empresa?

Como já mencionado, o e-KYC é uma atualização ao modelo tradicional de KYC, e por ser digital, oferece muito mais benefícios às empresas por sua praticidade, pela redução de processos burocráticos e pela sua junção à soluções tecnológicas de ponta que reduzem custos operacionais e aumentam a eficiência deste processo tão importante.

Além disso, manter-se atualizado diante das tendências que surgem e que trazem processos mais seguros e eficientes é um grande diferencial para destacar-se no mercado.

Então, por que perder mais tempo com processos menos seguros, e mais exaustivos, se você pode optar por soluções mais otimizadas e funcionais? 

Quer saber como adequar suas práticas de KYC com tecnologias de ponta como liveness detection e reconhecimento facial? Confira nossas soluções e saiba como podemos te ajudar!

Posted in Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *