mercado de Reconhecimento Facial

Mercado de Reconhecimento Facial: conheça seus indicadores

As tecnologias que incluem o sistema de Reconhecimento Facial (RF) têm sido o centro das atenções. Isso porque, diversas tarefas foram transformadas a partir do uso da biometria facial, como pagamentos, abertura de contas, controle de acesso e marcação de ponto na jornada de trabalho. 

Além de toda a facilidade que a tecnologia proporciona, muitas discussões giram em torno das identificações falso-positivas, que se tornaram debate em diversos locais do mundo e ressaltaram a necessidade do desenvolvimento de sistemas com RF treinados para ter segurança e inclusão. 

No entanto, a verdade é que o RF só aponta para crescimentos, sobretudo, no período em que a pandemia causada pelo novo Coronavírus exigiu métodos sem contatos.

Assim, a biometria facial, desenvolvida com segurança e qualidade indica ser um dos principais meios de validação de identidade para os próximos anos. Quer saber os motivos? Então acompanhe, nesta leitura, os principais indicadores do crescimento do Reconhecimento Facial no mercado. 

O que impulsionou o crescimento do mercado de reconhecimento facial?

Atualmente, é comum que diversos segmentos estejam desenvolvendo aplicações com RF. O interesse está rodeado de diversas possibilidades, pois, além de ser uma tecnologia segura, o RF proporciona praticidade e muito mais agilidade na validação da identificação de usuários. 

Quando pensamos na captura e leitura de traços faciais e descrevemos essas tarefas, realizadas por máquinas, até parece que se trata de algo complexo – o que realmente é. No entanto, essa complexidade não é passada para o usuário, o qual consegue validar a biometria rapidamente. 

Além disso, essa é uma tecnologia moderna, eficiente, que se integra de maneira muito proveitosa com outros sistemas facilmente.

Dessa forma, a biometria facial consegue entregar praticidade e inovação. Deixando para trás processos burocráticos e de difícil memorização, como a combinação de caracteres especiais, letras maiúsculas e numerais, por exemplo. 

Inegavelmente, a sociedade busca por métodos que sejam mais seguros e simples, visto que a otimização do tempo é crucial na rotina, o que a torna uma tendência

No contexto de pandemia, o RF ainda ajuda a não propagar o vírus e tornar a vida em sociedade mais próxima da normalidade a que estávamos acostumados. 

Principais indicadores do mercado de Reconhecimento Facial

De acordo com o relatório da Global Market Insights, o crescimento da implantação do RF em aplicações chegará a 18% até 2026. Entre as principais tendências destacamos:  

  • Smartphones: o desbloqueio de smartphones por biometria facial já é difundido, pois alguns dispositivos utilizam essa função. 
  • Operações bancárias: as aplicações estão voltadas para confirmação de operações bancárias, a fim de finalizar as transações de maneira efetiva sem uso de senhas. Mas, logo teremos no mercado, como prática comum, a conclusão de transferências, saques e muito mais, apenas com a leitura da biometria facial. É o que aponta um estudo da Juniper Research
  • Pagamento no varejo: ainda não é uma realidade no Brasil, mas trata-se de uma questão de tempo para também adotar o RF como a principal forma de pagamento. 

Inclusive, um relatório de pesquisa da empresa de inteligência de mercado, Component, estima que o uso global de RF deve passar para os US $7 bilhões em 2024.

  • Controle em aeroportos: nos aeroportos, o RF tem ajudado a facilitar o processo de check-in, reduzindo o número de pessoas em filas e evitando aglomerações. 
  • Marcador de ponto: através de um aparelho de marcação na empresa ou apenas com um celular com câmera. O funcionário pode registrar sua jornada de trabalho. 

A funcionalidade facilita o trabalho do RH, principalmente no que diz respeito a trabalhos feitos em locais remotos, sem acesso à internet.

  • Controle de acesso: certamente, o RF traz contribuições significativas para a segurança, visível em aplicações desenvolvidas com a biometria facial para o controle de acesso em diversos locais. 

Como utilizar o RF com qualidade e segurança 

Essas são apenas algumas possibilidades para o uso de RF. Porém, muitas outras implementações têm surgido e ainda vão surgir. 

De fato, um negócio que não esteja atrelado ao uso das tecnologias tendência no mercado, perderá competitividade. 

Assim, é fundamental buscar a implementação da inovação na empresa, diferenciando sua solução tecnológica com a implementação da biometria facial. 

Para isso, procure por plataformas desenvolvidas por especialistas, seguras, econômicas e práticas. Ainda não sabe onde encontrar?

Na Gryfo, você utiliza tecnologia de ponto em RF, melhorando sua solução, ampliando sua base de clientes e melhorando os resultados de seu negócio. Fale com a gente e saiba mais

Posted in Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *