tendencias em reconhecimento facial - gryfo

Principais Tendências em Reconhecimento Facial e suas Aplicações

O avanço da tecnologia tem possibilitado inúmeras maneiras de desempenhar atividades em nosso dia a dia. Muitas delas, acreditávamos que nem seria possível sair da ficção, mas estamos vivendo e comprovando o contrário com as tendências em reconhecimento facial.

Isso se deu, não só pela necessidade de um mercado que sempre busca por respostas melhores para suas demandas, como também por conta da pandemia que transformou as relações sociais.

Nesse sentido, muitas ferramentas que auxiliam no distanciamento social têm ganhado destaque, tornando o retorno às atividades mais seguro.

Uma delas, é a tecnologia de Reconhecimento Facial (RF), a qual está presente em diversas aplicações e apresenta possibilidades de avanços ainda maiores, devido a sua facilidade, praticidade e segurança.

Por isso, trouxemos, neste artigo, as principais tendências em RF atuais, para que você entenda como essa tecnologia tem sido explorada e saiba quais são os principais benefícios que ela pode oferecer.

Veja os tópicos que separamos para essa leitura:

  • A tecnologia de Reconhecimento Facial: entenda seu funcionamento
  • Por que o Reconhecimento Facial tem ganhado destaque?
  • Tendências e principais usos do Reconhecimento Facial
  • Acompanhando a evolução

A tecnologia de Reconhecimento Facial: entenda seu funcionamento e suas tendências

Que o rosto humano possui diversos traços não é novidade. Inclusive, muitos deles até parecidos. Entretanto, nossa face possui cerca de 70 a 80 pontos, chamados de pontos nodais, que determinam as características do indivíduo.

É exatamente na leitura desses pontos que o RF está centrado. Para isso, a tecnologia se baseia em Inteligência Artificial, funcionando através de machine learning (aprendizado de máquina).

Com isso, o RF utiliza algoritmos matemáticos para realizar o mapeamento de vários pontos nodais, que podem ser medidos, por exemplo, através da distância dos olhos, espessura dos lábios, tamanho das sobrancelhas, nariz, entre outros.

Após capturar a imagem, o sistema faz uma análise, gerando um código que corresponde a biometria facial de cada pessoa, determinando a identidade do indivíduo. 

Assim, a tecnologia de RF, através dessa leitura, compara com os dados de base e determina as probabilidades de as imagens serem iguais. Sendo positivo, a ação é liberada.

Essa é uma tecnologia segura e prática. Entretanto, muitos fraudadores já tentaram burlar a biometria facial com uso de máscaras, fotografias ou outros artifícios fraudulentos.

No entanto, existem ferramentas capazes de fortalecer a segurança da biometria facial, como o Liveness Detection ou Prova de Vida.

Com esses recursos, o RF consegue identificar se a imagem recebida se trata de uma pessoa real, de fato, ou apenas de um meio fraudulento.

Por isso, com a utilização adequada e conjunta, o RF se torna mais seguro, indo além de uma simples detecção de semelhanças, passando a identificar e distinguir imagens estáticas, vídeos e pessoas em movimento.

Por que o Reconhecimento Facial tem ganhado destaque?

Vários segmentos estão desenvolvendo aplicações com RF. O interesse não é à toa, pois, além de ser uma tecnologia segura, o RF proporciona praticidade e muito mais agilidade na validação da identificação de usuários.

Até porque, mesmo que na descrição de como a tecnologia funciona pareça algo complexo – o que realmente é – o sistema é capaz de validar a identidade em poucos segundos.

Sem falar que essa é uma tecnologia moderna, eficiente, que se integra de maneira muito proveitosa com outros sistemas.

E em um momento de pandemia, seu uso se tornou mais necessário, visto que é essencial nesse momento, priorizar os métodos que evitem contato social e em superfícies.

Tendências e principais usos do Reconhecimento Facial

O RF é uma tecnologia que promete ganhar cada vez mais espaço, principalmente no que diz respeito a validação de forma de pagamento, já que é um meio contactless, ou seja, sem contato direto com itens como cartões e dinheiro.

Por isso, esse método pode ser uma das melhores soluções de biometria para o momento de distanciamento social.

Porém, outros segmentos têm aproveitado os benefícios que o RF proporciona e, segundo o relatório da Global Market Insights, o crescimento da implantação do RF em aplicações chegará a 18% até 2026. Veja as principais tendências:

Desbloqueio de smartphones é uma das tendências em Reconhecimento Facial

O desbloqueio de smartphones por biometria facial já é difundido, pois alguns dispositivos utilizam essa função.

Contudo, a proporção é que essa seja uma função mais apreciada, sobretudo, para garantir a proteção de dados confidenciais em casos de perda ou roubo.

Operações bancárias

Inicialmente, algumas instituições financeiras implementaram o uso de RF para validar a identidade de usuários em cadastros nas organizações. O que possibilitou a facilidade de abrir contas sem deslocamento físico, apenas com um celular com câmera.

Hoje, as aplicações estão voltadas para confirmação de operações bancárias, a fim de finalizar as transações de maneira efetiva sem uso de senhas.

Dessa forma, logo teremos no mercado, como prática comum, a conclusão de transferências, saques e muito mais, apenas com a leitura da biometria facial.

Validação de pagamento no varejo

Ainda não é uma realidade no Brasil, mas trata-se de uma questão de tempo para o varejo também adotar o RF como a principal forma de pagamento.

Inclusive, na China, seu uso está cada vez maior. Com essa funcionalidade, os clientes podem entrar em lojas, escolher os produtos que desejam e, através da biometria facial, executar o pagamento.

A Alipay, por exemplo, desenvolveu o sistema de pagamento em que o cliente só precisa sorrir posicionado na frente da câmera, para validar seu pagamento com o método.

Outra empresa que demonstra como é prático o RF para pagamento é a Amazon. Nas lojas da Amazon Go, o consumidor pode entrar, escolher seus produtos e simplesmente sair.

Isso porque, dezenas de câmeras pelas lojas são responsáveis por monitorar o que o cliente coleta. Logo, esses itens são calculados e o valor é lançado automaticamente na conta Amazon do consumidor.

Inegavelmente, a vida fica muito mais fácil fazendo compras sem a necessidade de enfrentar longas filas para pagamentos.

Estratégias de marketing

O setor de marketing demonstra ser um grande impulsionador da tecnologia de RF nos próximos anos, visto que esse mercado tem adotado estratégias inteligentes para atender melhor o mercado.

Dessa forma, é possível oferecer anúncios interativos, monitorar a reação dos clientes ao lerem esses conteúdos, ou ao usar os produtos e serviços da marca.

Assim, captam seus sentimentos ao consumir, classificando como tem sido o impacto e relevância do que estão oferecendo. O resultado é a melhoria contínua de um produto centrado no cliente e que atende ainda mais suas expectativas.

Aplicação da lei

Tanto para identificar foragidos, como para encontrar pessoas desaparecidas, o RF tem sido benéfico e demonstra que continuará sendo um grande aliado.

Através de comparações com imagens do banco de dados, essa tecnologia ajuda a otimizar e facilitar o trabalho de policiais e outros órgãos empenhados nesses trabalhos. Nos Estados Unidos, esse já é um uso bem frequente.

Controle em aeroportos

Nos aeroportos, o RF tem ajudado a facilitar o processo de check-in, reduzindo o número de pessoas em filas e evitando aglomerações.

As cidades de Salvador e Florianópolis já estão utilizando o recurso e a pretensão é que outros aeroportos comecem a adotar daqui pra frente.

Marcador de ponto

Os sistemas de marcação de ponto também estão se transformando por essa tecnologia. Através de um aparelho de marcação na empresa ou apenas com um celular com câmera, o funcionário pode registrar sua jornada de trabalho.

A funcionalidade facilita o trabalho do RH, principalmente no que diz respeito a trabalhos feitos em locais remotos, sem acesso à internet, como em usinas.

Controle de acesso

Certamente, o RF traz contribuições significativas para a segurança, visível em aplicações desenvolvidas com a biometria facial para o controle de acesso.

Nesse sentido, empresas e condomínios irão apostar cada vez mais no fortalecimento da segurança com acessos controlados com RF.

Setor da saúde

No setor da saúde, é possível utilizar o RF para rastrear pacientes com depressão ou verificar e gerenciar níveis de dor crônica. Assim, a tecnologia ajudará a acelerar diagnósticos e tratamentos direcionados.

Acompanhando a evolução

Como vimos, são inúmeras as possibilidades para a utilização do RF. E muitas outras funcionalidades poderão surgir daqui em diante.

Vale a pena ressaltar dois pontos importantes de destaque nessa tecnologia. O primeiro é o aumento das transações online, que intensifica a demanda por soluções de identificação digital segura e que garanta a integridade dos dados.

Por outro lado, existe a satisfação do cliente, que irá optar por métodos práticos, que melhore ainda mais sua experiência.

Esses dois pontos são a chave do sucesso do RF, pois combinam o equilíbrio de garantir uma boa experiência e atender as expectativas do mercado.

E a sua empresa? Tem acompanhado a evolução tecnológica? Com a Gryfo, você garante soluções digitais com RF, para impulsionar a inovação em seu negócio. Entre em contato e torne sua empresa atual e relevante, com recursos dinâmicos. Estamos te esperando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *