Autenticação biométrica

Importância da autenticação biométrica em pagamentos móveis

Os bancos e sistemas de pagamentos sempre foram alvo de ações de cibercriminosos. A fim de garantir maior segurança digital para os usuários, os bancos e os dispositivos eletrônicos começaram a exigir outras formas de autenticação, tais como biometria digital, verificação de dois fatores e reconhecimento facial. E a autenticação biométrica tem ganhado notoriedade no segmento de pagamentos móveis, podendo movimentar trilhões até 2027, de acordo com estudo da Juniper Research.

A biometria facial tem sido mais usada na realização de pagamentos móveis por ser mais seguro, conveniente e preciso. Ele permite aos usuários desbloquear seus dispositivos ou pagar por mercadorias sem ter que digitar nenhuma senha ou código. 

O reconhecimento facial é uma forma de biometria que utiliza características únicas no rosto de um indivíduo – como seus olhos, nariz e boca – em vez de senhas ou números PIN. Ele também pode ser usado para fins de autenticação, ao verificar o rosto de um usuário e compará-lo com um banco de dados de rostos conhecidos, a fim de garantir que eles sejam quem dizem ser.

Autenticação biométrica irá movimentar o setor de pagamentos móveis

Com a popularização dos bancos digitais, muitas pessoas passaram a lidar com problemas de extorsão devido ao roubo de senhas de contas virtuais. A maior parte desses crimes envolve pagamentos remotos móveis, seja por meio de aplicativos de compras, seja por transferências.

De acordo com seguradoras especializadas, a única forma de garantir a segurança dos usuários é fazer uma combinação entre diversos sistemas de identificação. Para evitar esse problema, bancos e dispositivos eletrônicos passaram a requisitar outras formas de autenticação como biometria digital, autenticação de dois fatores e reconhecimento facial. 

Dentre esses sistemas de segurança, a autenticação biométrica se mostra como a ferramenta mais eficiente do mercado, e já está presente em diversos dispositivos e serviços. Segundo uma pesquisa recente da Juniper Research, é previsto que o mercado de pagamentos móveis seja responsável por movimentar mais de US$ 1 trilhão até 2027.

Afinal, qual a importância do reconhecimento facial nesse segmento?

Com o auxílio de diversos dados e programações de análises faciais, o reconhecimento de faces é um sistema extremamente eficiente. Esse sistema é bem sensível à variações de rostos e, na maioria dos casos, consegue reconhecer quando alguém tenta burlar o programa.

Para garantir maior segurança em pagamentos remotos, é importante melhorar o reconhecimento facial com o auxílio de tecnologias como o Face Match e o Liveness Detection. Ambos funcionam por intermédio de inteligência artificial e conseguem fazer uma análise de rostos ainda mais detalhada do que a biometria facial comum.

Além de trazer mais segurança para a movimentação monetária, essas inovações permitem que o usuário seja autenticado de forma mais rápida. Isso porque a identificação facial é tão eficiente, que prescinde de outros fatores de segurança. 

Ao que tudo indica, a sociedade caminha para um futuro em que as senhas não serão mais necessárias. Assim, um dos métodos necessários para acessar sistemas será o rosto dos usuários.

Achou este conteúdo interessante? Então, confira outros artigos da Gryfo para se manter atualizado sobre novidades do mundo do reconhecimento facial e inteligência artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *