O registro eletrônico com reconhecimento facial é uma tecnologia essencial para empresas e um dos novos focos do governo. Entenda mais sobre a ferramenta, neste post.

Marcação de ponto por registro eletrônico com reconhecimento facial

Na última quarta-feira, 10 de novembro de 2021, o Governo Federal anunciou a consolidação, em 15 normas, do conteúdo ainda válido, de mais de mil decretos, portarias e instruções normativas de trabalho. 

Entre os assuntos revisados, o registro eletrônico de ponto entrou como um dos marcos históricos, ratificando a necessidade da modernização dessa ferramenta, fundamental nas empresas. 

Com isso, o registro de ponto pode ser feito através de programação digital, utilizando até um celular com georreferenciamento e uma câmera.

Através dessa simplificação, o Ministério do Trabalho oferece inúmeros benefícios para empregadores e colaboradores, pois essa mudança ajuda a reduzir filas desnecessárias e oferece maior liberdade de escolha do melhor método para o controle de ponto. 

Nesse contexto, o reconhecimento facial é a tecnologia que tem ajudado a tornar o controle de ponto atual e otimizado. Por isso, esse tipo de controle nas empresas já é uma tendência.

Pensando nisso, trouxemos as informações sobre como o controle de ponto com reconhecimento facial funciona, quais as características dessa tecnologia, os benefícios que ela proporciona para o negócio e os aspectos atualizados sobre o que foi revisado na lei, no que diz respeito à marcação por registro eletrônico com reconhecimento facial. 

Veja o que separamos:

  • Entendendo o que mudou 
  • Como o controle com reconhecimento facial funciona 
  • Por que essa tecnologia é essencial nas empresas 

Entendendo o que mudou 

O novo Marco Regulatório Infralegal Trabalhista foi anunciado no dia 10 com ênfase em desburocratizar a legislação trabalhista, passando por modificações que envolvem, por exemplo, a forma de registro de ponto. 

Essa mudança vem de uma necessidade percebida desde quando surgiu a Portaria 1510 do Ministério do Trabalho (MT), em 2009, com a ideia de substituir todos os equipamentos de ponto eletrônico existentes por um novo modelo desenvolvido pela equipe de técnicos do MT.

Contudo, após grande pressão empresarial, em 2011 foi permitido o uso de equipamentos alternativos, permeado por acordos sindicais. Mas nem todas as empresas tiveram acesso a esta facilidade, por desconhecimento ou falta de trânsito no meio sindical. 

Com o novo decreto, as mudanças são significativas, o que inclui normas de fabricação e uso dos sistemas eletrônicos de registro na jornada de trabalho, com foco no registro por programação digital, usando o próprio celular através do reconhecimento facial. 

Tal atualização proporciona maior clareza, liberdade de escolha e todos os benefícios de uma tecnologia moderna. 

Como o controle com reconhecimento facial funciona 

O reconhecimento facial é uma tecnologia que possibilita a identificação de pessoas através de padrões biométricos faciais, baseado em Inteligência Artificial, o qual funciona através do aprendizado de máquina, com algoritmos matemáticos que são capazes de mapear diversos pontos da face.

Os pontos faciais são utilizados pelo sistema de RF para medir as variáveis na identificação. Tais variáveis, podem ser detectadas a partir da distância entre os olhos, tamanho das sobrancelhas, contorno da face, espessura dos lábios, largura do nariz, etc. 

Com esses pontos, o sistema faz uma análise que gera um código correspondente à biometria facial do indivíduo. Dessa forma, toda vez que é feita apresentação ao sistema, ele compara os dados da imagem recebida com os dados na base, verificando a probabilidade de que sejam iguais. 

O recurso consegue entregar uma resposta extremamente rápida. E por isso, facilita muito os sistemas de controle de ponto, podendo ser usado até nos aplicativos de marcação no próprio celular

Essa é uma ótima opção para trabalhos externos ou para os modelos home office, atendendo também questões sanitárias de distanciamento social. Sem falar que, em locais de difícil acesso, essa tecnologia permite o controle de ponto mesmo offline, tornando o trabalho do RH possível, mesmo nesses contextos. 

Por que essa tecnologia é essencial nas empresas 

Inegavelmente, a tecnologia de biometria facial é eficaz, prática e segura. E com os avanços tecnológicos, essas são características que o controle de ponto precisa ter, independente do nicho que a empresa atua, a fim de eliminar tarefas burocráticas, filas e contaminações. 

Portanto, o controle de ponto com RF melhora as atividades do negócio e torna a empresa mais próxima das inovações. 

Além disso, esse método melhora a segurança das informações, é facilmente adaptável, facilita a gestão do RH e tem um ótimo custo. 

Agora que as leis trabalhistas estão mais claras e aliadas a essa tecnologia, forneça essa facilidade para a sua empresa também. 

A Gryfo já atua nesse mercado, fornecendo tecnologia de ponto com 99,8% de acertos, mesmo com baixa luminosidade. Conheça mais sobre nossas soluções e leve inovação para o seu negócio. 

Posted in Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *