Fraudes de identidade: como evitar no processo de onboarding
O grande número de casos de fraudes de identidade e de vazamento de dados preocupam os cidadãos em relação à segurança digital. Essa é uma preocupação fundamentada na quantidade de informações pessoais de milhões de pessoas que estão expostas na internet.
Porém, a exposição desses dados, feita de forma correta, é algo necessário, uma vez que a internet otimiza e agiliza diversos processos fundamentais para o cotidiano da população.
Mas isso não precisa ser um impasse. A sua empresa e os seus clientes não precisam decidir entre aproveitar a tecnologia e todas as melhorias que ela oferece ou manter a sua segurança digital.
Ao longo deste artigo, você vai entender como evitar as fraudes de identidade no processo de onboarding para seus novos clientes e a importância dessa atenção para o seu negócio. Basta acompanhar os tópicos!
- Qual a necessidade de evitar fraudes de identidade no seu negócio?
- Como evitar fraudes de identidade no seu negócio?
Qual a necessidade de evitar fraudes de identidade no seu negócio?
Criminosos em todo país fazem uso do nome completo, da foto do rosto e outros dados pessoais dos clientes para cometer fraudes de identidade e os chamados golpes.
Mas não apenas os clientes saem prejudicados com essa situação. Geralmente, as empresas também são lesadas ao perder o vínculo com os consumidores. Isso acontece no momento em que esses clientes percebem que não é vantajoso manter uma ligação onde a organização não os protege.
Além disso, os processos de onboard ajudaram a reduzir a burocracia em processos que antes eram realmente penosos. Não é mais preciso fazer conferência manual de toneladas de documentos ou passar por questionários massantes.
Sendo assim, além de tornar a vida das pessoas mais fácil, essa tecnologia atrai clientes para qualquer tipo de negócio. Mas, é claro, desde que isso seja 100% seguro para os usuários.
Então, em suma, evitar as fraudes é algo necessário tanto para os clientes antigos quanto para os novos. É uma forma de manter a clientela que já foi fidelizada através da garantia de segurança dos dados já fornecidos e, semelhantemente, atrair novos possíveis consumidores garantindo que eles possam usufruir de processos menos burocráticos sem abrir mão da segurança por causa disso.
A seguir, veja o que você pode fazer para certificar que não haverá fraudes de identidade atrapalhando o crescimento da sua empresa, especialmente com novos clientes!
Como evitar fraudes de identidade no seu negócio?
Evitar fraudes não precisa ser difícil. Confira as três principais soluções que trouxemos aqui para garantir a segurança das suas operações e os dados sensíveis da sua empresa:
Invista em biometria facial para prova de vida
O processo de verificação de identidade deve ser uma prioridade para as empresas. No entanto, tão importante quanto a verificação é complementar ela com o sistema biométrico.
A biometria facial é a melhor forma de confirmar que a pessoa que solicita um serviço ou autenticação é realmente quem ela diz ser.
Para deixar esse processo ainda mais autêntico você pode investir em biometria facial para prova de vida. Por meio da tecnologia liveness detection, a câmera do sistema fica aberta durante apenas 1 segundo e isso já é o suficiente para o cliente ter sua identidade confirmada.
Essa é uma solução ideal, pois impede o uso de meras imagens da autenticação e evita as fraudes, como utilização de fotos e vídeos gravados, durante o processo de onboarding dos novos usuários.
Agregue o conceito de “conhecer os seus clientes”
Esse é um conceito mais conhecido como Know Your Customer (KYC). Se você ainda não trabalha com ele, saiba que ele é “apenas” uma peça-chave para o planejamento de desenvolvimento empresarial bem estruturado.
Através desse processo que é instituído por lei, a sua empresa passa a compreender melhor as características dos clientes recentemente cadastrados, incluindo o conhecimento sobre os riscos que determinado usuário pode vir a oferecer.
Use o serviço automatizado de autenticação facial da identidade
O processo automatizado de autenticação facial da identidade consegue verificar informações em múltiplos bancos de dados de maneira mais rápida e muito mais eficaz.
O cruzamento de informações, incluindo dados importantes sobre os clientes, reduz os riscos de fraudes de identidade.
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