Gryfo - inteligência artificial para automatização

Inteligência Artificial para Automatização

Com a forte concorrência global, é fundamental que as empresas invistam cada vez mais na atualização dos processos produtivos existentes. Com o exponencial crescimento do potencial dos computadores, gerando assim, um maior processamento de dados e as novas estratégias de inovação para a criação de um novo modelo de gestão, nasce a Indústria 4.0.  

Dentro desse cenário, a automatização de processos se refere ao uso de equipamentos, mas também aos sistemas quando se trata de executar tarefas repetitivas e operacionais. Assim os profissionais utilizam o tempo para pensar estrategicamente, buscando a melhoria nos resultados da empresa.

Com a automatização, o processo produtivo é mais personalizado, eficiente e autônomo. Dessa forma, gera-se como resultado a redução de custos, economia de energia, diminuição de erros, fim do desperdício e o aumento da segurança e da inovação.

Existem soluções eficientes para os mais diversos níveis organizacionais, podendo ser aplicadas em vários ramos da IA. Em especial, a visão computacional, auxilia na manutenção preventiva, detecção de pessoa e objetos, bem como inspeção visual de processos, biometria facial, entre outras funcionalidades.

Acompanhe a leitura e desse modo, conheça as vantagens em investir em Inteligência Artificial e as possibilidades de automatização de processos.

Vantagens da inteligência artificial 

Ganho na Produtividade

O aumento na produtividade é o objetivo de muitos gestores, e portanto, com a automatização de controle de processos essa pode ser uma realidade tangível.

Com a sistematização de alguns processos, é possível ter em mãos informações importantes. Entre elas, dados sobre seus clientes, fornecedores, oportunidades abertas ou perdidas, contatos e outros dados importantes para o sucesso de uma negociação.

Redução das tarefas repetitivas

A rotina operacional das empresas é cheia de atividades repetitivas e portanto, essa tarefa deve ser feita por máquinas. Ao automatizar, você permite que seja reduzida a sobrecarga física e de criatividade do seu colaborador.

Com a automatização dos processos, o time investe energia em novos formatos de vendas, obtendo assim, mais tempo nas negociações e melhor planejamento.

Integração dos setores

Quando um software de IA reúne dados e informações sobre sua empresa, é muito mais fácil integrar os setores. Com a automatização, é possível alinhar as linhas de produção a administração, para gerar um ciclo produtivo mais eficiente.

Padronização dos produtos e serviços com a inteligência artificial

A automatização de processos garante a padronização dos bens e dos sistemas, tornando a produção muito mais rentável e confiável. Além, é claro, de garantir maior eficácia na gestão da qualidade.

Com a adoção da inteligência artificial na automatização de processos, a sua empresa fica menos suscetível a falhas, oferecendo mais qualidade nos produtos.

Análise do desempenho

A Inteligência Artificial  é um grande aliado para os tomadores de decisões em uma empresa, principalmente a nível de análise de desempenho. Isso porque os dados colhidos pelos sistemas dão acesso a diagnósticos eficientes sobre o desempenho dos processos nesses setores.

Assim, relatórios, planilhas e informações podem ser facilmente gerados. Com apenas um comando são gerados arranjos de dados que identificam erros, quedas, aumentos, mas também acertos das atividades.

Desse modo, isso facilita a análise da situação real de cada área operacional, dando poder competitivo à empresa, que se reflete em ganhos reais.

A inteligência artificial e visão computacional

Há muitas formas eficientes de automatizar o controle de processos de seu negócio. Uma das áreas que tem ganhado destaque nesse ramo é a visão computacional.

A visão computacional é um corpo de conhecimentos que busca a modelagem artificial da visão humana. Ela tem como objetivo replicar as funções da visão humana, isto é, por meio do desenvolvimento de softwares e hardwares avançados.

Com essa tecnologia, é possível realizar tarefas de reconhecimento, detecção de movimento, bem como restauração de imagens, manutenção preventiva, inspeção visual e identificação, automaticamente por máquinas.

Mesmo em um estágio inicial, empresas de diferentes ramos utilizam a visão computacional como ferramenta de controle de qualidade, por exemplo. Os softwares estão cada vez mais avançados, podendo ser aplicados nos mais diversos ramos, seja no alimentício, têxtil ou automobilístico. Aliado à capacidade de processamento cada vez maior do hardware, as opções de uso da visão computacional estão aumentando a cada dia.

No segmento de sistemas de monitoramento, a visão computacional consegue reconhecer padrões preestabelecidos. Essa tecnologia permite apontar falhas que, de outra maneira, poderiam passar despercebidas ao olhar de um funcionário na linha de produção.

A inteligência artificial pode beneficiar uma empresa de inúmeras maneiras. Com um processo de gestão de inovação efetivo, que integra IA na organização é possível reduzir custos, aprimorar processos, além disso, é possível ganhar vantagem competitiva.

E aí, se interessou pela IA? Que tal investir nessa tecnologia na sua empresa? Conte com a Gryfo para essa missão! Nós desenvolvemos soluções tecnológicas para monitorar processos e tomar decisões rápidas, gerando economia e eficiência ao seu negócio. Entre em contato conosco e gerencie sua empresa de forma inteligente e inovadora!

Gostou do conteúdo? A Gryfo disponibiliza muito mais para você! Acesse os outros artigos do nosso blog!

One thought on “Inteligência Artificial para Automatização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *