5 Aplicações de Inteligência Artificial em câmeras de segurança

Se você acredita que Inteligência Artificial (IA) é coisa de filme de ficção científica, com robôs humanoides, sinto lhe informar que esta tecnologia está mais próxima do que você imagina. Câmeras inteligentes, ferramentas com reconhecimento facial são alguns exemplos de aplicações da IA. 

Hoje é possível utilizar aplicações de IA para processamento de voz e até imagens, como é o caso da tecnologia desenvolvida pela Gryfo, que aplica visão computacional em câmeras de segurança, para controle de acesso, monitoramento patrimonial, entre outras.

Detecção de pessoas

Abaixo listamos 5 aplicações de Inteligência Artificial desenvolvidas pela Gryfo:

1- Ambiente Seguro

Alguns negócios demandam de ambientes que possuem regras de acesso específico. Empresas do ramo financeiro são um bom exemplo do uso desta aplicação.

Conforme as regras de negócio do cliente, as câmeras são “ensinadas” a reconhecer determinadas situações como:

  • Número de pessoas na sala; 
  • Horário permitido de acesso ao ambiente; 
  • Nível hierárquico.

Caso uma destas regras seja quebrada, a inteligência Gryfo emite um alerta para a pessoa responsável por aquele ambiente, para que as medidas necessárias sejam tomadas o mais breve possível. As tecnologias de I.A utilizadas para que isso aconteça são: 

  • Detecção de pessoas (usada para contar pessoas);
  • Reconhecimento facial (para identificar a pessoa, saber se é o Fulano ou outra pessoa);

Abaixo demonstro imagens com detecção de pessoas e outra com reconhecimento facial.

Detecção de Face
Detecção de Pessoas

2 – Monitoramento Patrimonial

A segunda possibilidade de aplicação da Inteligência Artificial utilizada pela Gryfo é no segmento de monitoramento patrimonial. Sabemos que hoje em dia, o uso de câmeras de segurança é cada vez mais frequente, porém sem a aplicação de IA, você possui apenas imagens, que não oferecem informações suficientes para tomada de decisões preventiva. 

A IA aplicada à câmeras de monitoramento permite uma análise de ambiente e comportamento das pessoas que passam com frequência pelo local, assim comportamentos fora de padrão geram alertas que podem resultar na prevenção de algum ato infracional ou crime.

3 – Controle de Acesso

O controle de acesso, seja de pessoas ou veículos, é realizado em várias situações e circunstâncias, mas dependendo de como é realizado o processo, pode haver falhas. A Gryfo desenvolveu uma aplicação de IA, que integrada a um hardware (catraca, cancela ou controlador lógico programável) permite o controle de acesso de forma rápida, eficaz, sem riscos de engenharia social ou fraudes.

A tecnologia utiliza o reconhecimento facial para a liberação do acesso, ou seja, pessoas previamente cadastradas e autorizadas, conseguem ter o acesso liberado, sem a necessidade de parar e realizar a identificação. Mesmo em movimento, basta que a pessoa olhe para a câmera, para ela ter o acesso liberado.

Na imagem abaixo uma pessoa aparece e já é detectada, após o rosto ser detectado. O sistema constrói uma timeline com os horários de entrada, saída e intervalos, e tudo isso de forma muito rápida: em menos de 1 segundo. 

Num segundo momento, consolidamos todos os dados do dia e temos um analytics do mundo real, com todas as informações de acesso de determinada pessoa. Além disso, a IA reconhece facilmente quando uma pessoa não autorizada tenta entrar de “carona” num espaço e barra o acesso, o que muitas vezes é difícil identificar sem a ajuda dessa tecnologia.

8Qq50r5VJvOBG7Rhq0T1NBPUa-v6iOMgfmP2DjOvpneJ_mCjtZ47OLgNfURJAmLitoP-rcdd4p14fZxvsdqxCyiR5N1J2g6PoSsFxC0Zyt5xkQ3P-LspLKULymE9gyDwvnfpmAoYD2XyUdbdzA.png

Abaixo o vídeo da aplicação executando: https://youtu.be/yH1SYk6wpxE

4 – Monitoramento ativo com reconhecimento facial para blacklist

As cidades inteligentes estão ficando mais populares, e com isso o uso de IA se expande para além das empresas. As centrais de monitoramento, se equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, podem ajudar no reconhecimento de pessoas foragidas ou desaparecidas. 

O Brasil encerrou o ano passado, com mais de 82 mil boletins de ocorrência de registro de desaparecimento de pessoas, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Com um banco de dados com estas informações, e a aplicação de IA em câmeras de monitoramento em pontos estratégicos como hospitais, rodoviárias, centros comerciais é possível identificar essas pessoas e emitir notificação ao órgão responsável. É a tecnologia sendo utilizada para garantir a segurança de todos. 

5 – Detecção de pessoas com capacete ou balaclava

Essa aplicação é a menos comum, porém não menos importante. É bastante útil para estabelecimentos comerciais, que podem ser alertados da presença de pessoa utilizando capacete, prática recorrente em roubos e furtos. Aplicado em segurança e prevenção de assaltos e roubos.

E aí, tinha ideia que a Inteligência Artificial poderia ser aplicada de tantas formas diferentes? Se você quer saber mais sobre Inteligência Artificial, reconhecimento facial, visão computacional e como todas as tecnologias podem ajudar o seu negócio, entre em contato com a Gryfo contato@gryfo.com.br ou deixe um comentário abaixo. Ficaremos felizes em ajudar o seu negócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *