Controle de acesso com reconhecimento facial: 5 benefícios
Você conhece a tecnologia de Reconhecimento Facial (RF)? Parece história de filme de ficção, mas esse tipo de biometria já é realidade e tem se tornado cada vez mais requisitada para a identificação digital.
Sem a necessidade de contato, como a leitura de impressão digital ou apresentação de credenciais, a validação da identidade ocorre de forma rápida e eficaz.
Isso porque, o RF identifica pontos da face únicos, inerentes a cada pessoa, que tornam possível a comprovação.
Essa tecnologia vem sendo implementada em vários segmentos para finalidades diversas. Uma delas é o controle de acesso, muito utilizado em organizações que precisam restringir e proteger determinados ambientes.
Nesse post, confira 5 benefícios que o controle de acesso com RF proporciona. Acompanhe a leitura!
1. Rapidez e praticidade
2. Inexistência de contato físico
3. Maior segurança
4. Permite o controle nos ambientes
5. Automatização
1. Rapidez e praticidade
A biometria por RF é feita através da análise dos chamados pontos nodais, a partir de uma simples aproximação da face ao dispositivo.
Esse processo de reconhecimento, apesar de complexo, é feito rapidamente, durando de 1 a 5 segundos, no máximo.
Dessa forma, otimiza o tempo dos usuários, evitando transtornos com autenticação de senha ou problemas na validação da biometria digital como lesões na pele e superfícies molhadas.
2. Inexistência de contato físico
Inegavelmente, a pandemia causada pelo novo Coronavírus exigiu a mudança de comportamento de todos, fazendo necessária a incorporação do distanciamento social.
Por isso, dispositivos de controle de acesso que precisem de qualquer tipo de contato não são a melhor opção. E essa é uma tendência prevista para os próximos anos, pois alguns estudos já apontam a possibilidade de novas epidemias e pandemias.
Assim, essa tecnologia atende a necessidade da sociedade atual e futura.
3. Maior segurança no controle de acesso através do reconhecimento facial
Ao contrário do que muitos pensam, essa é uma tecnologia segura que torna a fraude muito mais difícil.
Até porque, roubar dados de reconhecimento facial é muito mais complexo do que o roubo de uma senha, por exemplo.
Além disso, muitas das ferramentas de RF têm sido desenvolvidas com tecnologias sofisticadas, capazes de identificar facilmente indicadores de que a imagem não é viva, como fotos, máscaras ou qualquer outro recurso para a falsificação.
4. Permite o controle nos ambientes
Muitas empresas possuem locais com objetos ou dados sensíveis, os quais precisam ser monitorados.
Nesse sentido, a biometria facial identifica funcionários e visitantes que tiveram acesso aos espaços da organização.
Dessa maneira, fica mais fácil estabelecer o controle nos ambientes, auxiliando também no levantamento de dados nos momentos de auditoria.
5. Automatização do controle de acesso com o reconhecimento facial
Uma tendência crescente nas empresas é a implementação de processos automatizados. Não pela substituição do homem pela máquina, mas pela necessidade de colocar as pessoas em tarefas estratégicas e as máquinas em processos repetitivos.
Logo, a tecnologia de RF dispensa que profissionais confiram credenciais, garantido o reconhecimento impecável, sem falhas ou interrupções.
Dessa maneira, a equipe de segurança consegue atuar de maneira mais efetiva com outras demandas que precisam do olhar analítico humano.
Como vimos, através dessas 5 vantagens fica claro que o reconhecimento facial para o controle de acesso é um ótimo aliado na segurança, permitindo portanto, modernidade, praticidade e eficiência.
Gostou desse conteúdo? Mantenha-se informado e conheça mais sobre as inovações com reconhecimento facial através do nosso blog. A Gryfo tem sempre um conteúdo atualizado para tirar suas dúvidas!