Qual a diferença entre reconhecimento facial ativo e passivo?
Está cada vez mais evidente os avanços que as tecnologias têm proporcionado. Inclusive, um dos avanços que vem sendo muito falado e utilizado é o reconhecimento facial ativo e passivo, seja por pessoas em seus smartphones, na abertura de contas, por exemplo.
Outra forma que esses avanços ficam evidentes, é na mudança na maneira de fazer negócios, como no caso da interação entre empresas e clientes, fornecedores, instituições financeiras entre outros.
Essa tecnologia tem proporcionado mais segurança e comodidade nas operações.
Por isso, neste artigo, vamos entender melhor como o reconhecimento facial funciona, qual a diferença do ativo para o passivo e os seus benefícios. Confira a seguir!
- Como funciona o reconhecimento facial?
- Reconhecimento facial ativo X passivo;
- Benefícios do reconhecimento facial ativo e passivo.
Como funciona o reconhecimento facial?
O reconhecimento facial faz uso de um sistema com softwares e algoritmos que mapeiam os padrões faciais das pessoas, que são os chamados pontos biométricos.
A partir desses pontos, é feita uma análise da face, por exemplo, se existem cicatrizes, qual é a distância entre os olhos, qual o tamanho do espaço entre as sobrancelhas, entre outras.
Após essa análise, gera-se um código que vai ser referente a biometria facial daquela pessoa.
Usando uma linguagem mais clara, o reconhecimento facial ativo ou passivo, vai funcionar como um scanner. É como se ele fizesse uma xerox do seu rosto e essa cópia ficasse armazenada no sistema, de modo que toda vez em que o seu rosto for detectado, a ação cadastrada será acionada.
Sabe quando você está abrindo uma conta digital nova e o banco pede para que você faça um cadastramento facial, como mecanismo de segurança para liberar o acesso a sua conta? Pois é exatamente sobre isso que estamos falando!
Agora vamos entender melhor qual é a diferença entre o reconhecimento facial ativo e o passivo. Veja a seguir!
Reconhecimento facial ativo X passivo
Ativo
Ele pode ser identificado em casos onde, de forma consciente e combinada (ativa), a pessoa permite ser cadastrada em um banco de dados.
Isso normalmente acontece em empresas, hospitais, colégios, condomínios, onde as pessoas são cadastradas e precisam que o reconhecimento facial seja feito e aprovado para que ela consiga entrar nestas instituições.
Este é um recurso tecnológico que cada vez mais vem ganhando espaço no mercado.
E é exatamente com essa tecnologia que a Gryfo trabalha. Usamos o reconhecimento facial para facilitar o dia a dia das pessoas, além de dar mais segurança digital para as soluções tecnológicas.
Passivo
Já no caso do reconhecimento facial passivo, é usado para fins de segurança, onde é possível monitorar os rostos de cidadãos e transeuntes nas ruas e locais públicos.
Neste caso, a pessoa não sabe e, muitas vezes, nem percebe que está sendo monitorada e a sua biometria facial está sendo registrada e digitalizada.
É através de um enorme banco de dados, onde informações são cruzadas, que o Governo e os órgãos de segurança conseguem monitorar os cidadãos e assim identificar possíveis suspeitos ou foragidos, por exemplo.
Aqui no Brasil este serviço já existe desde 2019, onde as câmeras de reconhecimento facial ajudaram a identificar um suspeito durante a folia do carnaval de Salvador (BA).
E desde então, permitem que suspeitos e criminosos possam ser encontrados em situações que até mesmo eles não esperam.
Benefícios do reconhecimento facial
É eficiente contra fraudes e roubos
Essa tecnologia, quando comparada com as senhas, por exemplo, tem muito mais eficiência em combater tentativas de fraudes e roubos. Isso porque, o que é solicitado pelo usuário, é algo que mais ninguém tem igual, a sua biometria facial.
Não tem como esquecer
Estamos falando da sua biometria facial, é algo que não tem como tirar de você ou ser esquecido. Você não precisa memorizar ou anotar em algum lugar. A única coisa que você precisa é do seu rosto. Isso evita problemas em ter que gerar novas senhas por conta de bloqueios após errá-las.
Traz mais segurança
Por se tratar de algo que não pode ser copiado e nem esquecido, ao optar por essa modalidade você ganha muito mais segurança para os seus processos, seja ele físico ou digital.
Melhora a experiência do usuário (UX)
Como estamos falando de uma tecnologia que traz muitos benefícios e mais segurança para o usuário, é natural que a experiência que ele tem também melhore, permitindo um processo de onboarding mais rápido e com menos problemas.
Além disso, empresas que buscam se destacar no mercado atual, precisam se preocupar em proporcionar a melhor experiência ao seu usuário, afinal a competitividade está cada vez mais alta e o cuidado com o usuário pode ser um importante diferencial.
Se você deseja implantar a tecnologia do reconhecimento facial ativo na sua empresa ou tirar possíveis dúvidas, teremos prazer em te ajudar. Entre em contato conosco!