login por reconhecimento facial

Futuro sem senhas? Entenda mais sobre login por reconhecimento facial

Será que estamos cada dia mais próximos daquelas cenas de filme futurista com o reconhecimento facial como método para acessar sistemas? Com certeza sim! Com os constantes avanços da tecnologia, as senhas digitadas estão com os dias contados.

Atualmente, autenticações como biometria e reconhecimento facial se apresentam como mais eficientes, tomando o espaço das antigas senhas digitadas.

Nessa realidade, de acordo com pesquisa realizada pela Gartner, 60% das grandes empresas mundiais e 90% das empresas de médio porte implementaram métodos sem senha em mais de 50% dos casos até 2022.

Essa decisão tem em vista que as senhas digitadas são extremamente vulneráveis aos ataques. A identidade digital é bastante cobiçada por usuários mal-intencionados que vendem os dados na deep web, prejudicando milhares de negócios e pessoas.

De acordo com um levantamento da Microsoft, ocorrem por volta de 579 ataques a senhas a cada segundo, totalizando 18 bilhões por ano.

Um número assustador, não é mesmo? Com certeza você não deseja que a sua empresa seja mais uma vítima de ataques! Então, continue a leitura e entenda melhor sobre o login sem senha com o reconhecimento facial.

Como funciona login por reconhecimento facial?

Antes de entender como funciona o login por reconhecimento facial, vamos entender do que se trata essa tecnologia.

O reconhecimento facial é um método biométrico no qual existe a comparação e checagem de uma característica humana com uma informação armazenada anteriormente em banco de dados.

Com o reconhecimento facial é possível ter um login mais seguro através da identificação de um indivíduo com mais precisão.

No caso da biometria que conhecemos e utilizamos em bancos, por exemplo, a impressão digital é o recurso utilizado, ao colocar o dedo no dispositivo.

No caso do reconhecimento facial ocorre a identificação de pontos únicos de cada indivíduo.

Geralmente, são utilizados por volta de 80 pontos nodais como as distâncias do nariz aos olhos, da boca ao queixo. Mas no caso das redes neurais podem passar de 2048 características analisadas em um rosto.

Além disso, o sistema é capaz de armazenar informações com marcas e cicatrizes, contorno e formato da face.

Com essas informações, é possível criar uma imagem tridimensional que é transformada em uma sequência de números que o sistema armazena e reconhece.

Vantagens dessa modalidade

Veja só algumas vantagens do reconhecimento facial para a sua empresa:

Segurança

Sem dúvidas, o sistema de reconhecimento é bem mais seguro que senhas com combinações numéricas e até mesmo impressões digitais.

Dessa forma, a sua empresa pode ter um maior controle do acesso às informações, evitando assim fraudes, invasão de malwares e diminui o risco de falsificações.

Comodidade

O sistema de biometria facial evita problemas como esquecimento de senha, que podem gerar perdas significativas de informações importantes.

Com o sistema de biometria em apenas alguns segundos as características do rosto são mapeadas, tornando todo o processo muito mais prático.

Economia

A presença do reconhecimento facial permite que a empresa tenha menos custos com outros sistemas de proteção.

Além disso, com um ambiente mais seguro, a empresa está menos suscetível a ataques de ransomware, por exemplo, que solicita o pagamento de altas quantias para a devolução de dados.

Exemplos de aplicação

Achou interessante essas vantagens? As gigantes do mercado da tecnologia já entraram na onda do reconhecimento facial para proteger os seus usuários.

Veja alguns exemplos dessas big techs:

Windows

O serviço já conta com a identificação biométrica através do reconhecimento facial, varredura de íris e scanner de impressões digitais.

Com o Windows Hello se torna mais rápido e seguro o desbloqueio de aparelhos quando comparado com as senhas tradicionais que podem ser compartilhadas ou perdidas.

Para utilizar o serviço de reconhecimento facial do Windows é necessário que o usuário tenha uma câmera com sensor infravermelho de alta resolução.

Facebook

O Facebook também já conta com o login via reconhecimento facial.

Para utilizar o modo o usuário precisará tirar algumas selfies olhando para diferentes direções a fim de registrar melhor as características dos indivíduos.

Com o modo ativado os usuários do Facebook não precisarão mais digitar e-mail e senha toda vez que entrarem na plataforma.

Apple

O Face ID é uma das tecnologias de reconhecimento facial mais conhecidas do mundo, desenvolvida pela Apple para o login e desbloqueio dos equipamentos do sistema iOS.

A câmera True Depth utiliza imagem 3D para capturar dados do rosto com precisão, analisando e projetando milhares de pontos invisíveis para criar um mapa de profundidade do rosto. Além de capturar uma imagem infravermelha da face.

A partir desses dados do mapa de profundidade e a imagem infravermelha, é criado uma representação matemática que compara com os dados faciais registrados.

Teste gratuitamente o API de reconhecimento facial Gryfo

Tenha na sua empresa a melhor tecnologia de reconhecimento facial para realizar login com a Gryfo!

Nós nos dedicamos à criação de tecnologias do futuro com base em inteligência artificial e aprendizado computacional.

A nossa API é prática e eficiente para a verificação de identidade por reconhecimento facial com 99,8% de acertos! Não havendo necessidade de utilizar hardware específico para funcionar, pois aproveitamos o seu equipamento existente sem perder qualidade do reconhecimento.

A API de reconhecimento facial da Gryfo garante para a sua empresa a segurança, substituindo as tecnologias de alto custo, baseadas em hardware.

Não espere mais! Teste agora mesmo a nossa API clicando aqui! É totalmente gratuito.

Entre em contato com um de nossos consultores para receber detalhes sobre a tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *