qualidade de software com scrum

Qualidade de software com scrum: como a gestão ágil pode ajudar

A cada dia que se passa, o software está sendo mais utilizado na rotina de várias pessoas. Isto porque, diante de toda a evolução tecnológica que a sociedade sofreu nos últimos tempos, é possível encontrá-lo em escolas, caminhões, barcos, agências bancárias e diversos outros locais. Com isso, a qualidade de software com scrum começou a ser bastante avaliada. Já que, essa metodologia apresenta muitos benefícios para o processo de gerenciamento das instituições.

Por isso, no artigo de hoje, você vai descobrir como a gestão ágil pode ajudar na qualidade do seu software, o que é scrum e como utilizá-lo no desenvolvimento do software.

Boa leitura!

O que é gestão ágil?

Quando falamos de gestão ágil, precisamos ressaltar que a palavra “ágil” não significa apenas aceleração, mas também incorporação e versatilidade. Portanto, esse tipo de gestão ajuda a facilitar a inovação empresarial das empresas que a utilizam.

Desse modo, os projetos ágeis (aqueles que são desenvolvidos a partir dos procedimentos ágeis) são flexíveis a alterações inesperadas no planejamento, tais como: adiar tarefas, modificar prioridades ou, até mesmo, mudar características do projeto caso ocorra a necessidade.

Esse termo foi disseminado no ambiente industrial através da marca Toyota, por entenderem ser mais prudente interceder no projeto em frente a um problema do que recomeçar.

Com isso, foi a partir dos anos 90 que esse conceito começou a se popularizar em diversos outros países. Especialmente, entre as empresas de software.

Quais são as diferenças entre a gestão ágil e a gestão tradicional?

As diferenças entre a gestão ágil e a gestão tradicional estão nas formas em que os projetos são elaborados. Isto porque, na gestão tradicional tem um tempo, antes da efetivação do projeto, que é destinado exclusivamente para o planejamento. Ou seja, é aqui que todos os prazos, responsabilidades e especificações são determinados.

Já com a gestão ágil, somente o básico é definido no início. Depois, o projeto se determina com o passar do tempo, de maneira iterada. Com isso, as características do produto final podem ser modificadas, caso haja a necessidade, em qualquer que seja o ponto de sua execução.

Portanto, por causa das maneiras em que são elaborados, os projetos tradicionais permitem a entrega do projeto de apenas uma só vez. Em contrapartida, os projetos ágeis elaboram diversas tarefas paralelamente, onde cada equipe fica focada em uma determinada entrega. 

Quais são as características de um software de qualidade?

As características que definem um bom software atribuem-se a eficiência da plataforma tecnológica ou as boas práticas de engenharia de software. Portanto, quando falamos de um software de qualidade, ele precisa ter tais atributos:

Confiabilidade

É necessário que o software tenha uma medida segura de manutenção do sistema, para gerar durabilidade e proteção. Além de ser importante que ele mantenha o seu nível de desempenho, dentro das exigências determinadas.

Funcionalidade

É importante que seja definido as funções do software, o que possibilitará que o usuário execute diversas tarefas através do sistema, tais como: emissão de certidões, emissão de guias, controle de débitos, cadastro do seu reconhecimento facial, entre outros.

Usabilidade

Ele precisa fazer com que o usuário consiga executar todas as suas tarefas com sucesso. Além de apresentar utilização eficiente e fácil aprendizagem.

inovação biometria facial gryfo

Manutenibilidade

O software precisa estar em melhoramento contínuo. Portanto, ele precisa ter um determinado grau de segurança, facilidade, economia e precisão durante o processo de execução de ações para a manutenção do sistema.

Eficiência

Essa é a relação entre a quantidade de recursos usada e o nível de desempenho do software, de acordo com as condições de uso pré-estabelecidas.

Portabilidade

Por fim, o software precisa ter facilidade caso seja necessário que ele seja transferido para um outro ambiente computacional. Por isso, ele precisa funcionar adequadamente após a transferência.

O que é scrum?

A metodologia scrum, criada pelos desenvolvedores Jeff Sutherland e Ken Schwaber, trata-se de um framework fácil que pode ser trabalhado em projetos complexos. Portanto, ela está dentro do grupo das metodologias ágeis, sendo muito utilizada por desenvolvedores de sistemas e softwares.

Desse modo, o scrum é um método de trabalho que é feito diante de pequenos ciclos de tarefas dentro de um projeto. Cada ciclo de tarefa é chamado de Sprint e ele é elaborado antecipadamente. Sendo integrado a um determinado período de tempo em que as tarefas devem ser executadas em equipe.

Por isso, a metodologia scrum possibilita que o trabalho em equipe seja potencializado, além de permitir que a evolução do produto seja acompanhada, em pró de sempre manter o foco nos prazos estabelecidos e na qualidade da produção.

Como usar o scrum no desenvolvimento do software?

Agora que você já conhece sobre a metodologia scrum, veja como utilizá-la no desenvolvimento do seu software com os seguintes passos:

Forme a equipe

O primeiro passo é formar uma equipe interdisciplinar, que tenha a capacidade de fazer todas as etapas cruciais para o desenvolvimento do software.

Produza o Product Backlog

Em seguida, chegou o momento de começar o planejamento no Product Backlog. Com isso, determine as funcionalidades do software e, depois, defina a ordem de prioridade da lista.

Projete o Sprint

A próxima etapa é planejar os Sprints que serão utilizados para o software.

Estruture o método de maneira visual

Isso ajudará a deixar o processo mais organizado, o que fará também com que o acompanhamento do andamento fique mais fácil. Sendo possível averiguar o status de cada tarefa.

Faça o Daily Meet

Essa é uma etapa muito importante e não pode ser negligenciada. Visto que, as reuniões diárias são fundamentais para verificar o que deu errado e o que deu certo.

Tenha clareza em todas as etapas

É crucial que toda a equipe tenha transparência sobre os processos, status das atividades e exigências de entrega.

Passe e receba feedback

Especialmente se você ainda está recente nesse processo da empresa. Já que, isso é muito importante para que melhorias sejam feitas.

Nós utilizamos essa metodologia ágil do Scrum na Gryfo para garantir a qualidade e agilidade no desenvolvimento, sempre com acompanhamento do cliente. Clique aqui e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Posted in Reconhecimento Facial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *