mulheres na tecnologia gryfo

Conheça 8 projetos que empoderam mulheres na tecnologia

A jornada das mulheres na tecnologia teve um começo difícil.

Com poucas pessoas do gênero feminino na sala de aula, a pergunta “este lugar é certo para mim?” Torna-se inevitável para várias mulheres.

Essa questão foi originalmente levantada em ambientes departamentais e de ensino, mas ressurgiu em outros momentos e lugares, como no trabalho, em reuniões, em eventos.

Quando olhamos para a história das mulheres na tecnologia, nos deparamos com uma situação em que as mulheres foram responsáveis ​​por criar toda a base que temos hoje.

Acompanhe o artigo e confira alguns destaques femininos na área da tecnologia e  sobre 8 projetos de inclusão que empoderam e capacitam mulheres nesse segmento!

Mulheres na tecnologia

Sabemos que a área da tecnologia todavia é de grande parte representada pelos homens, mas as mulheres podem e devem ser também reconhecidas.

Nas próximas linhas, listamos a importância dos avanços tecnológicos realizados pelas mulheres.

Dorothy Johnson Vaughan

Nascida em Kansas City em 1910, ela se formou em matemática pela Universidade Wilberforce.

Durante sua carreira de 28 anos na NASA, ela liderou uma equipe apenas de mulheres negras e matemáticas e se tornou a primeira diretora negra.

Ela é autodidata, especializada na linguagem de programação FORTRAN, razão pela qual lidera a divisão de programação da Divisão de Análise e Computação do Langley Research Center.

Hedy Lamarr

Você sabia que uma atriz do início do século 20 influenciou a criação da tecnologia de aplicativos GPS e Wi-Fi? Além de ser famosa nos cinemas, as ideias de Hedy Lamarr foram usadas até para interceptar mensagens durante a guerra.

Ao perceber as mudanças de frequência emitidas pelas notas tocadas no piano, percebeu que as estações de comunicação podiam funcionar de maneira semelhante.

Então, junto com George Antheil, ela desenvolveu um sistema de interferência de rádio que foi usado para impedir que as potências inimigas na Segunda Guerra Mundial descobrissem mensagens dos EUA. 

Esse conceito ainda é usado hoje em smartphones, Wi-Fi, GPS, Bluetooth e várias outras tecnologias.

Ada Lovelace

Em meados do século XIX, Augusta Ada King, a famosa Condessa de Lovelace, analisou e traduziu várias fontes de matemáticos contemporâneos.

Como resultado, isso ajudou a desenvolver o primeiro algoritmo do mundo. Na época, porém, Lovelace não tinha uma máquina à sua disposição para testar o código e provar que sua lógica estava correta.

A boa notícia é que a descoberta de Ada Lovelace foi testada e comprovada anos após sua morte, quando já existiam computadores capazes de processar esse algoritmo. 

Por isso, atualmente é considerada a mãe da computação, e há até um prêmio criado em seu nome para quem desenvolve inovações nessa área.

Katherine Johnson

Uma de suas principais contribuições foi calcular a trajetória de voo da primeira missão Apollo 11 à lua. Parte de sua história pode ser vista no filme “A Estrela Além do Tempo”.

Seja qual for o desafio, entender as histórias das mulheres na tecnologia é fundamental para motivar a busca por carreiras de interesse. 

Marissa Mayer 

A cientista da computação Marissa Mayer (Wausau, 1975) ajudou a desenvolver várias das ferramentas que usamos no Google, como: Google Maps, Google Images, Google Books, principalmente para o desenvolvimento do Google AdWords.

Projetos que empoderam mulheres na tecnologia

Saiba mais sobre alguns projetos que ajudam a capacitar e incluir mulheres na área da tecnologia.

Pyladies Brasil 

PyLadies é um grupo de direção internacional focado em trazer mais mulheres (cis, trans e não-binárias) para a comunidade de TI através da linguagem de programação Python.

PrograMaria

A PrograMaria tem como objetivo incentivar as mulheres a explorar os campos da tecnologia, programação e empreendedorismo, discutir a falta de mulheres nesse mercado e promover ferramentas para aprender a codificar.

InfoPreta

A empresa de manutenção de computadores Infopreta tem como objetivo trazer negros, LGBTQI+ e mulheres para o mercado de tecnologia.

O InfoPreta combina geração de lucro com projetos sociais de alto impacto, como o projeto Notas Solidárias da Preta, que visa doar notebooks em bom estado para estudantes do ensino superior sem custo para os beneficiários.

ElasProgramam

O Elas Programam foi criado pela engenheira Silvia Coelho para trazer mais mulheres para o mercado de tecnologia e promover a diversidade e a igualdade de gênero nas organizações.

Minas Programam

O Minas Programam promove oportunidades de aprendizagem para meninas e mulheres programarem, com prioridade para negros ou indígenas.

WoMakersCode

A missão da WoMakersCode é inspirar e capacitar meninas e mulheres que desejam ingressar ou se especializar em carreiras em tecnologia e inovação.

Reprograma 

O Reprograma é um programa de impacto social focado no ensino de programação para mulheres cis e trans que não têm recursos e/ou oportunidades para aprender a codificar.

PHPWomen Br

A extensão da organização internacional PHPWomen no Brasil. São desenvolvedoras, aspirantes e apoiadoras que buscam difundir o conhecimento PHP criando um ambiente acolhedor para mulheres e homens.

Portanto, estes são apenas mais um passo em frente no muito que precisa ser feito para incentivar a participação de mais mulheres na tecnologia e reter essas mulheres, reconhecendo e respeitando seu trabalho.

A tecnologia é um campo amplo e que deve ter mais representação feminina no segmento. É desafiador, mas com o incentivo desses 8 projetos, é fato que conseguiremos alavancar o número de mulheres na tecnologia!

Posted in Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *