Qual o custo das fraudes? Entenda os impactos para o seu negócio
O mundo digital tem facilitado tarefas de muitos setores. Porém, mesmo que seja inegável toda a praticidade que diversas tecnologias têm proporcionado, o ambiente digital também tem deixado algumas brechas, que favorecem a ação de cibercriminosos, o que pode elevar os custos das fraudes.
Sobretudo, em um contexto de pandemia, em que, conforme os níveis de contaminação foram aumentando, empresas se viram obrigadas a fechar as portas, a fim de conter a propagação do vírus e manter suas operações apenas online.
Com isso, os tipos de ações criminosas foram se diversificando e o número de casos de fraudes, roubos de dados, entre outros golpes, tem aumentado, segundo a Kaspersky.
Esse é cenário preocupante para qualquer empresa, não só por conta dos prejuízos que muito já são falados, como o impacto negativo na imagem da empresa, os gastos com multas e custos com órgãos regulamentadores. Mas além desses problemas, existem outros impactos que podem comprometer qualquer organização.
Quer saber quais são esses impactos, quais custos eles geram e como prevenir o seu negócio? Fique informado com os tópicos que trouxemos:
- Custos ocultos das fraudes
- Como o Reconhecimento Facial pode ajudar
Custos ocultos das fraudes
Quando uma fraude acontece, é normal que toda a atenção da empresa fique voltada para ações que minimizem os impactos, evitando que informações sejam perdidas e que as atividades da empresa parem.
Com isso, é inevitável não ter como resultado impactos financeiros, já que o negócio precisa lidar rapidamente com uma situação inesperada. No entanto, essas são algumas das consequências que facilmente inferimos, quando pensamos em golpes cibernéticos.
Porém, de acordo com o levantamento do NuData Security, existem custos das fraudes, os quais muitas pessoas deixam passar despercebidos, mas que merecem atenção. São eles:
– Taxa de autorização ou aceitação bancária
As taxas de autorização ou aceitação bancária são aquelas cobradas quando o banco assume a responsabilidade pelo pagamento de serviços ou produtos, durante o processo de aprovação das compras.
Quando as contas dos clientes da sua empresa são comprometidas, os bancos são notificados sobre a fraude e reduzem automática ou manualmente a taxa de aceitação.
Essa mudança pode afetar todas as compras de outros clientes com contas seguras e restringir as oportunidades de vendas, até que você esclareça o problema com o banco ou comerciante de crédito. E esse é um processo longo e árduo.
– Taxas de conversão
Outro problema são as ações falsas criadas por cibercriminosos, através de novas contas como downloads de avaliação gratuita, avaliações falsas, acúmulo de estoque e compras fraudulentas, que podem distorcer a percepção de sucesso de um produto ou programa.
A partir disso, você pode tomar decisões importantes para continuar ou encerrar uma ação, sem entender completamente a validade do desempenho de seu negócio.
– Valores de transações
Quando a conta do seu cliente com sua empresa é invadida, existe uma boa chance de que os usuários se sintam menos confiantes para usar um cartão de crédito com sua empresa.
Consequentemente, o cliente pode usar outros meios de compra, como cartões de presente ou cartões de compra pré-pagos.
Muitas vezes, esses meios de pagamento podem ter taxas de transação mais altas para sua empresa do que um cartão de crédito ou débito comum. Por exemplo, mesmo que 1% da base de clientes de uma empresa de alta receita mudasse os métodos de pagamento, essa mudança poderia gerar milhões de dólares em custos extras por ano.
– Impacto tecnológico
Já se sabe que a tecnologia pode tornar os negócios mais eficientes, mas tudo isso tem um custo. E tal custo pode ser alterado por pessoas mal intencionadas, prejudicando o uso da ferramenta.
Qualquer tráfego, como tentativas de login, é uma transação que consome largura de banda e energia do servidor.
Se a cada login legítimo na plataforma existam 3 a 5 fraudulentos, cada conta ilegítima que se envolve com sua empresa também equivale a mais espaço no servidor, custos de licenciamento, custos de hospedagem e mão de obra – tudo isso somando mais dinheiro gasto. Ou seja, as fraudes ainda envolvem mais esse custo com hospedagem e servidor.
Como o Reconhecimento Facial pode ajudar
O sistema de reconhecimento facial tem se mostrado seguro, com eficácia comprovada para auxiliar diversos segmentos contra fraudes. Como ele utiliza a identificação de traços da face, é preciso cadastrar o rosto do usuário previamente.
Devido a segurança que a liveness detection proporciona ao reconhecimento facial, todos os processos de validação da identidade dos usuários podem ser feitos aliados a essa ferramenta.
A solução garante segurança, a partir de uma tecnologia que consegue diferenciar se o sistema está interagindo com a pessoa, de fato, ou com um artifício fraudulento, como imagens ou vídeos, por exemplo.
Dessa forma, os negócios podem ter a ajuda do face match nas verificações de identidade. Uma tecnologia que, através da inteligência artificial, consegue fazer uma análise dos rostos e associá-las com a imagem recebida do documento de identificação e, assim, comparar as características da pessoa, como nariz e formato dos olhos.
Com isso, sua empresa consegue se tornar mais segura, confiável e com menos custos. Isso porque, com o reconhecimento facial, os sistemas de identificação se tornam mais precisos, evitando a desvalorização do negócio e falta de confiança dentro do mercado.
Além disso, o processo, sobretudo de prova de vida passiva, otimiza cadastros e logins nas plataformas, diminuindo o tempo gasto com cadastro, sem a necessidade de memorização de senhas difíceis e melhorando a experiência do usuário.
Dessa maneira, a liveness detection representa redução de custos, diminuição de riscos com perdas de dados e perdas financeiras, para negócios que desejam entregar eficiência e segurança.
Com isso, processos de autenticação de identidade, além de monitoramentos internos na segurança, tornam-se totalmente eficientes.
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