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Transformação Digital no Mercado de Relógio de Ponto

O relógio de ponto é um equipamento que está na rotina das empresas há muitas décadas. Assim, o seu uso é indispensável para o funcionamento de qualquer organização.

Os trabalhadores estão acostumados com esse dispositivo, além disso, até mesmo, quem não convive nessa realidade, já ouviu falar na maquininha.

O tradicional relógio de ponto possui uma entrada normalmente em sua parte superior, no qual se insere um formulário de cartolina chamado “cartão de ponto”. Nele, é impressa a data, bem como o horário da marcação e as informações do colaborador.

O procedimento deve ser feito no início da jornada, no almoço, no retorno de sua refeição e por fim, na saída de seu turno de trabalho.

Esse era o procedimento padrão de muitas empresas. Contudo, com o avanço da tecnologia, o relógio de ponto sofreu diversas mudanças. Atualmente, vivemos em um cenário que antes parecia cena que só ocorria em filmes: os funcionários utilizam impressão digital bem como o reconhecimento facial para a identificação.

Essas mudanças tecnológicas e estruturais tornaram o equipamento de ponto mais eficiente e desse modo, elimina praticamente qualquer tentativa de fraude nos registros.

Muito em breve, o relógio de ponto como conhecemos, em forma de equipamento deixará de existir definitivamente, e desse modo, as novas tecnologias farão parte do dia a dia de todas as empresas que buscam inovação.

Continue a leitura e assim, conheça as inovações desse equipamento.

Os sucessores do relógio de ponto

Com a evolução da tecnologia, os relógios de ponto foram aprimorados. Nesse contexto, os dispositivos adquiriram novas funcionalidades e seu design se tornou muito mais sofisticado.

Atualmente, o antigo relógio de ponto já não se encontra mais no mercado. Assim, para fazer os registros de ponto nas empresas, estas usam geralmente:

Relógio de Ponto Cartográfico

Este é baseado na mecânica tradicional dos equipamentos para controle de ponto, porém de forma mais automatizada. O funcionário coloca o cartão na máquina, que o recolhe, o ponto é marcado, e o dispositivo devolve ao funcionário.
 

Relógio de ponto com sensor biométrico

Esse modelo conta com tecnologia mais sofisticada, contando com display touch screen, sensores de crachás e leitor biométrico.

Entre as diversas vantagens que são encontradas nesse segundo modelo, pode-se destacar a grande capacidade de armazenamento.

Além disso, é possível utilizar programas que podem integrar diferentes áreas de uma empresa, gerando relatórios e auxiliando nos processos gerenciais.

O reconhecimento facial nesse cenário

Devido a facilidade em controlar acessos, o reconhecimento facial apresenta entre os seus atributos pontualidade e praticidade. Dessa forma, essa tecnologia tem chamado bastante a atenção dos empresários.

Para utilizar esse recurso, o colaborador precisa posicionar o dispositivo móvel na frente do seu rosto para que o controle biométrico seja capaz de identificar o indivíduo. 

Em seguida, o aplicativo analisa a face e captura uma foto para a comparação com base em seu banco de dados e identificação do funcionário.

Esse procedimento realiza a consulta no registro automaticamente de forma rápida.

Contando com o Machine Learning, o software reconhece pontos biométricos do rosto e compara a imagem com seu banco de dados.

Assim, a identificação do funcionário se torne cada vez mais assertiva, independente de alterações no visual como uso de barba, uso de óculos, mudanças de ângulo da fotografia ou na expressão facial.

Por que implantar o reconhecimento facial?

As empresas que buscam a tecnologia como aliada para inovar e agilizar os processos não devem deixar de investir no reconhecimento facial para a marcação de ponto.

Isso porque são atribuídos diversos benefícios, como:

  • Agilidade

Com um sistema de reconhecimento facial presente na empresa, as questões de atraso podem ser eliminadas quase que por completo. O reconhecimento seria feito instantaneamente pelo software e agilizaria toda a burocracia. 

  • Integração automática

O sistema de reconhecimento facial permite que os setores administrativos possam acompanhar em tempo real a marcação dos colaboradores.

Isso auxilia no trabalho do RH na hora de realizar a gestão de pessoas. Essa facilidade evita erros e falhas que o RH costumava corrigir manualmente no passado.

Além disso, o RF mobile permite a integração do sistema com outras ferramentas de gerenciamento de pessoas.

  • Redução de custos

Ao utilizar equipamentos físicos para registro de ponto, é necessário dispensar um valor maior para sua aquisição.

Agora, com a opção de controle de jornada de trabalho por reconhecimento facial, o funcionário pode instalar o sistema no próprio aparelho de telefone, permitindo redução de custos e uma comodidade maior para o empregado.

Nós da  Gryfo, acreditamos que esse tipo de tecnologia será imprescindível para os negócios. Por isso, desenvolvemos soluções para atender as necessidades do empreendedor e facilitar cada vez mais a adaptação das empresas à nova realidade. 

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