SDK ou API: entenda suas diferenças e quando usar
O que é SDK? O que é API? Quais as diferenças entre SDK e API? SDK ou API? Esses dois termos são bastante utilizados no ramo de programação e tecnologia da informação, porém, muitas pessoas não sabem o conceito e suas diferenças.
De uma forma bem simplificada, uma Application Programming Interface (API) é uma interface de comunicação para algum tipo de serviço.
Já um Software Development Kit (SDK) se trata de um kit de ferramentas que podem conter APIs para uma demanda específica.
Lembrando que nem todas as APIs fazem parte de um SDK!
No artigo de hoje, trouxemos para você em detalhes sobre cada um desses termos.
Continue a leitura e fique por dentro do tema!
O que é um SDK?
O Software Development Kit traduzido (SDK) para o português como Kit Desenvolvimento de Software se trata de uma série de ferramentas para desenvolvimento de software.
Existem SDKs tanto para o desenvolvimento frontend, quanto para o backend de um software. Normalmente, os SDKs são compostos por uma ou múltiplas APIs, bibliotecas, exemplos de código, documentações, entre outros dados.
Para exemplificar, o iOS SDK é o kit utilizado para criar aplicativos para iPhone e iPad. Nele, estão contidos todos os APIs necessários para o uso de funções nativas dos dispositivos, componentes, bibliotecas, entre outros recursos para o desenvolvimento de aplicativos próprios para o sistema iOS.
Geralmente, os SDKs são criados para servir a tipos de software específicos. Como no exemplo anterior, o iOS SDK serve para os dispositivos que operam no sistema iOS, no mercado ainda existem o Android SDK, Facebook JavaScript SDK, e assim por diante.
Esses kits tem como função facilitar a vida do desenvolvedor, fornecendo todas as ferramentas básicas para o desenvolvimento de softwares.
O que é uma API?
O Application Programming Interface (API) traduzido como Interface de Programação de Aplicações se trata de uma interface de comunicação.
Os APIs são utilizados para estabelecer a comunicação das aplicações entre si.
Dessa forma, uma aplicação pode fornecer uma API para que outras aplicações possam estabelecer conexão.
Para exemplificar, vamos pensar no caso do Google Maps.
Sites e aplicativos conseguem utilizar os recursos presentes no serviço do Google Maps graças a uma API que permite a comunicação entre as partes.
Para que isso ocorra, os apps ou sites que implementam a API do Google Maps, devem ter em seu background toda estrutura exibida pelo Google Maps através de sua API.
De forma simplificada, podemos dizer que a função de uma API é simplesmente estabelecer os protocolos de comunicação entre as aplicações.
Nesse caso, quem decide quais são essas regras é a aplicação que providencia a API. No nosso exemplo, o Google Maps.
As APIs podem ter estruturas de linguagem diferentes, existindo aquelas que são dependentes de uma linguagem como por exemplo a API do Java.
Além disso, existem outras APIs que podem ser usadas com múltiplas linguagens de programação diferentes.
Para que ela funcione, é preciso seguir as mesmas estruturas de dados e rotinas pré estabelecidas pelo provedor da API.
Diferença entre SDK e API
SDKs e APIs se relacionam de uma forma bastante integrada em diversas funcionalidades, porém cada uma tem as suas especificidades.
Basicamente, a diferença entre SDK e API está em suas funcionalidades.
Uma API tem como função base realizar a comunicação entre uma aplicação ou componente.
Por outro lado, SDK é uma série de componentes pré-estabelecidos que podem ser selecionados e customizados para construir um software, podendo conter APIs para demandas específicas.
Mesmo que uma SDK contenha APIs, nem todas as APIs compõem um SDK, porém, os SDKs garantem que a implantação da API seja de maneira correta.
Assim, o desenvolvedor poderá ter uma maior otimização no seu trabalho.
Não somente, o SDK também pode fornecer diversos recursos aprimorados sobre as APIs, aumentando a performance, usabilidade do software, auxílio das atualizações, entre outros benefícios.
Uma comparação prática que podemos utilizar é que um API é como se fosse uma conexão de internet de uma casa.
O SDK seria a casa, que contém a API e outros componentes que facilitarão na implementação de funcionalidades.
Quando usar SDK e quando usar API?
Será que é melhor escolher utilizar somente o API ou ter o serviço completo com um SDK?
Bem, isso depende da sua necessidade.
Então, por exemplo, se você precisar implementar funcionalidades de tradução da Amazon Web Services, você pode optar pelo SDK disponível na AWS SDK.
Caso tenha mais disponibilidade, também é uma opção tentar entender a documentação da API de tradução da AWS e implementar apenas a API necessária para você.
Normalmente, os SDKs são cheios de coisas que você não precisa, como documentações, códigos de exemplo, entre outras coisas desnecessárias para o código.
Resumindo o que explicamos anteriormente, você pode ter duas opções:
Como as APIs podem estar contidas em SDKs, você pode escolher se comunicar com a API através de um componente presente no SDK da AWS.
Ou então, pode implementar a API do tradutor diretamente no seu código sem incluir um peso que provavelmente seja desnecessário na sua aplicação.
SDK e API Gryfo
Para melhor te atender, a Gryfo trabalha com ambas as tecnologias! Nós nos dedicamos à criação de tecnologias do futuro com base em inteligência artificial e aprendizado computacional.
Nossas soluções são práticas e eficientes para a verificação de identidade por reconhecimento facial com 99,8% de acertos! Além disso, ele é de fácil implementação, proporcionando, pelo menos, 50% de economia.
O SDK e API de reconhecimento facial da Gryfo garante para a sua empresa a segurança, substituindo as tecnologias de alto custo, baseadas em hardware. Através da nossa solução, você pode integrar uma nova tecnologia que funciona com equipamentos e sistemas já utilizados na sua empresa.
E aí, está esperando o que para tornar sua empresa atualizada no mercado?
Não espere mais! Entre em contato com um de nossos consultores para receber detalhes e veja como a Gryfo vai melhorar os resultados de sua empresa.
Estamos ansiosos para falar com você!