Saiba como inovar sua solução tecnológica
Para entender como você pode inovar sua solução tecnológica, imagine a seguinte situação:
Fernando é um CEO dedicado de uma empresa tecnológica que oferece um sistema de gestão de ponto em São Paulo, a Ponto Plus. Com uma rotina de trabalho cansativa, procura conciliar seu tempo entre o profissional e a família, para ter maior qualidade de vida. Mesmo com uma rotina corrida no trabalho, Fernando gosta muito de sua empresa, e sempre busca levar inovação para os seus clientes.
Sua empresa estava entre as melhores de sua região de atuação por vários anos, com 127 clientes em sua carteira. Até que em uma reunião com outros diretores da sua organização, ele foi comunicado que a instituição precisaria aumentar sua cartela de clientes muito além do planejado. O motivo era simples: a Ponto Plus estava prestes a participar de mais uma rodada de investimentos. Sendo de extrema importância demonstrar grandes saltos na renda recorrente mensal (MRR) da empresa, para os investidores tomarem sua decisão de forma favorável a Ponto Plus.
Fernando revisitou as funcionalidades do seu sistema de gestão de ponto. E apesar de ser desenvolvida com tecnologia atualizadas e possuir diversos diferenciais competitivos, percebeu que existiam vários pontos de melhoria, quando comparado aos seus concorrentes. Porém, não tinha ideia de como começar e nem o que priorizar.
Na verdade, esses pontos de melhoria o incomodavam há algum tempo, já que sua base de cliente estava estagnada há alguns meses. Porém, como sua receita recorrente era suficiente para manter os custos da empresa, não prestou a devida atenção e deixou passar.
Entretanto, Fernando precisava agir com urgência para converter esse quadro, então conversou com seu time de desenvolvimento e recebeu muitos feedbacks. Entretanto, nada que pudesse aumentar sua carteira de clientes em pouco tempo e de forma efetiva. Isso o desanimou a ponto de pensar que não tinha capacidade de resolver esse problema, pensando até que era impossível solucioná-lo.
Até que, realizando pesquisas sobre como impulsionar seu negócio com inovação, encontrou o blog da Gryfo, com diversos materiais sobre os desafios que estava enfrentando. Após ler o primeiro artigo, foi ficando mais interessado e lendo vários outros artigos do blog rapidamente.
Fernando ficou ainda mais esperançoso quando se deparou com um case de sucesso de uma empresa que resolveu um problema parecido com o que ele estava vivendo. Porém, como cada caso é um caso e cada empresa tem suas especificidades, Fernando não conseguia entender como os resultados que acabara de ver poderiam ser aplicados à sua realidade.
Nesse momento as dúvidas e inseguranças borbulhavam em sua cabeça até que, meio desacreditado, ele decidiu solicitar um bate-papo com alguns dos consultores daquela empresa, na expectativa de que poderia ao menos clarear um pouco suas ideias.
Então ele recebeu a ligação de um dos consultores da Gryfo, que ouviu Fernando explicar seus desafios. O consultor citou a história de um outro cliente seu, agora do mesmo segmento que a Ponto Plus, e que superou exatamente as mesmas adversidades.
Naquele momento, Fernando percebeu que havia encontrado uma pessoa confiável e que queria realmente ajudá-lo.
Agora mais confiante, marcaram uma próxima conversa para entender melhor os detalhes dos desafios da Ponto Plus e como superá-los. Fernando estava motivado para aprender mais sobre os diferenciais que poderiam tornar seu sistema mais competitivo perante o mercado, e trazer mais clientes para a sua empresa. Assim, fez várias pesquisas, benchmarkings e coletou indicadores de seu próprio sistema para levar várias questões na reunião com a Gryfo.
Juntos, eles descobriram que o sistema de gestão de ponto tinha muitas funcionalidades, porém não era mais inovador. Seu sistema não era tão ágil quanto o da concorrência e ainda utilizava tecnologias defasadas.
Assim, caso não conseguisse inovar seu sistema de registro de ponto, ele não teria um diferencial competitivo para atrair mais clientes e consequentemente, não captaria a rodada de investimentos, comprometendo o sonho dos sócios e até o futuro da sua própria empresa.
Por outro lado, com um sistema mais inovador, teria mais clientes em potencial, que levaria a mais chance de vendas fechadas e, desse modo, aumentaria seu MRR.
Ciente de seus desafios, Fernando foi apresentado à solução da Gryfo e que poderia ajudar a resolver seus problemas. Uma plataforma de biometria facial, com reconhecimento de face de pessoas, diretamente de smartphone ou tablet e mesmo sem conexão com a internet. Essas características ajudam para que a decisão seja feita na hora e sem atrasos.
Mais animado, Fernando e o consultor da Gryfo começam uma intensa semana de testes. Conversando todos os dias, eles se preparam para a integração e implementação da plataforma de reconhecimento facial para o sistema de registro de ponto.
Apesar de a razão dizer a Fernando o que precisava ser feito, ainda tinha um receio de fazer uma mudança tão grande em seu sistema de registro de ponto, sólido há anos.
Foi aí que percebeu que esse medo poderia impedir o plano de crescimento da sua empresa. E tranquilizado pelo consultor, Fernando finalmente decidiu experimentar a plataforma de reconhecimento facial da Gryfo. Esse teste vai ajudar o Fernando a entender as funcionalidades do sistema antes de apresentar ao mercado e aos seus 127 clientes, com mais de 25.000 usuários ativos.
Fernando teve acesso total à toda documentação para implementar a plataforma de reconhecimento facial da Gryfo e, imediatamente, passou para sua equipe de TI fazer a integração. Como o tempo é precioso, esse SDK de biometria facial é simples de usar e fácil de inserir em aplicativos, sendo um dos pontos que fez o Fernando escolher os serviços da Gryfo. Assim, sua equipe precisou de 2 dias para finalizar essa implementação, devido a simplicidade e robustez dessa plataforma de reconhecimento de faces, que disponibiliza um código open-source para integração.
A equipe de TI da empresa do Fernando pôde comprovar a eficiência, eficácia e segurança dessa plataforma de reconhecimento facial, que além de simples, é compatível com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que garante a conformidade com essa lei e demais leis trabalhistas.
Passado uns meses da integração da plataforma de reconhecimento facial da Gryfo, Fernando obtém um aumento considerável em sua carteira de clientes, e consegue ter a aprovação dos investidores para receber o aporte financeiro. Esse novo cenário faz com que a Ponto Plus volte a ser um dos líderes de seu mercado de atuação, com mais inovação e lucratividade, trazendo uma nova realidade para sua empresa.
Para que mais empresas consigam ter diferenciais competitivos e inovadores em sua área de atuação, preparamos um vídeo que mostra o passo-a-passo das configurações tanto via web, quanto via api, e demonstra como é simples fazer a integração com a plataforma de reconhecimento facial da Gryfo.
Gostou? Então faça como o Fernando, fale com um de nossos especialistas e saiba como inovar sua solução tecnológica.