5 Tendências em IA aplicadas em Visão Computacional
Buscando eficiência e resultado, as empresas estão cada vez mais investindo em tecnologia. Um desses avanços tecnológicos é a Inteligência Artificial, que permite que uma máquina cumpra funções de um ser humano. Junto a isso, outra parte da IA se desenvolve: a visão computacional.
Essa inovação tecnológica procura reproduzir artificialmente as funções da visão humana e, nos últimos anos, tem se tornado um dos carros chefes do mundo empresarial. Os resultados estão agradando o setor e nos próximos anos o investimento nesta área deve aumentar exponencialmente.
Sabe quais as 5 tendências em inteligência artificial aplicadas em visão computacional?
No mundo business é muito importante estar antenado ao que há de mais atual para otimizar o seu negócio. Apontamos, aqui, algumas tendências do campo da inteligência artificial.
Controle de Processos
Atualmente, as empresas estão em busca de melhorar o rendimento de suas operações. Quando o tempo é perdido em atividades ineficientes, isso pode significar que o dinheiro pode estar indo embora junto. De fato, eficiência combina com lucros, é nessa parte que a inteligência artificial pode se aliar com a visão computacional.
Um exemplo seria um estabelecimento que precisa entender como funciona a ocupação de espaço do local. A tecnologia pode auxiliar a identificar horários de fluxo intenso, locais que as pessoas mais frequentam e a quantidade de pessoas que frequentam em determinado momento.
Tudo isso ajuda o empresário a entender melhor o seu negócio, o que possibilita um planejamento de ações preciso, ágil e lucrativo.
Detecção de Pessoas
Por vezes, comerciantes ou empresários que convivem com um alto número de pessoas em seus estabelecimentos, convivem com uma dificuldade em comum: a falta de controle sobre esse fluxo. Mesmo com um monitoramento simples com câmera pode não resolver o problema.
A visão computacional aliada com IA pode resolver este tipo de problema. As chamadas “câmeras inteligentes” auxiliam no trabalho de detecção de pessoas, possibilitando que saibamos as pessoas que mais frequentam o local, quando costumam ir, etc. Em salas que possuem cofre, por exemplo, pode ser útil a implantação dessa tecnologia, possibilitando um monitoramento eficiente do local.
Reconhecimento Facial
O reconhecimento facial está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Facilmente compramos um smartphone que venha habilitado com um desbloqueio de tela por reconhecimento facial. Essa inovação tecnológica também está presente no mundo dos negócios.
Um exemplo seria a gestão do relógio de ponto. Em um passado recente, quando íamos trabalhar, o protocolo era assinar o livro de ponto, depois, se tornou comum usarmos crachás magnéticos. Mais um tempo se passou e os detectores de impressão digital dominaram o mercado.
Porém, outra inovação se apresenta atualmente: o reconhecimento facial mobile. O controle da gestão de pessoas é agilizado, permite que o funcionário ganhe tempo e otimiza sua jornada, não mais obrigando-nos a ir até a máquina responsável por essa função.
Análises Preditivas
Quem nunca assistiu algum filme de ficção científica que trabalhava com a hipótese das máquinas preverem um comportamento humano? Pois é, isso chegou aos dias atuais. Muito usado nos mecanismos de buscas, a análise preditiva também está sendo implantada na visão computacional.
Com um alto número de pessoas frequentando um determinado local, podemos imaginar que o bem estar é uma das prioridades do gestor daquele ambiente. Computar dados, ações e pessoas podem ajudar na hora de prever algum incidente. Permite que o gestor possa controlar aquilo que acontece ou pode acontecer no ambiente que está gerindo.
Análise de Comportamento
Ao contrário da análise preditiva, observar um comportamento exige uma interpretação para que o problema seja identificado na hora em que ocorre e não prever quando irá acontecer. Assim, este tipo de inovação ajuda a monitorar comportamentos em um determinado ambiente.
Uma empresa que venda commodities, por exemplo, pode monitorar o comportamento de compras do público que está na loja. A tecnologia permite que o estabelecimento monitore a perda de mercadorias que não foram debitadas no sistema de cobrança e identificar onde ocorreu o problema.
Por que recomendamos isso?
Essas tecnologias surgiram como forma de otimizar a vida das pessoas e empresas. Quando controlamos processos, evitamos fraude, otimizamos processos, nosso negócio tende a ser mais efetivo em suas ações, aumentando os lucros e entregando o melhor custo benefício para o cliente.
A tecnologia pode até ser complexa em sua construção – imagina só uma máquina pensando igual um ser humano -, mas, de fato, toda essa complexidade facilita e ajuda nosso dia a dia a se tornar mais eficiente e gratificante
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Conheça nossos serviços em https://gryfo.com.br/